Certificação ISO 9001: Vantagens no mercado de Facilities

Vantagens da certificação ISO 9001 07-ago || Terceirização

O mercado está cada vez mais exigente. As pessoas possuem fácil acesso à um número incrível de informações antes de fecharem um negócio. A concorrência cresceu significativamente ao longo do tempo. Desse modo, torna-se necessário cada dia mais buscar por diferenciais competitivos, como a certificação ISO 9001, perante o mercado.

Ao iniciar uma cotação para analisar as propostas de negócio, muitas empresas optam por dois possíveis caminhos, muitas vezes opostos um do outro: preços baixos ou produtos/serviços de qualidade que poderão trazer maior satisfação final e, consequentemente, maior valor agregado ao contratante.

No artigo de hoje serão abordadas as vantagens da (certificação) ISO 9001 e a qualidade que se conquista nos processos quando se direciona o olhar à execução das atividades de maneira sistemática e estratégica.

O que é a (certificação) ISO 9001?

A ISO (International Organization for Standardization) 9001 busca, através da definição de normas, estabelecer um sistema de gestão padronizado internacionalmente.

Quando a empresa atende às normas estabelecidas, garante a qualidade de seus processos executados. Também, é possível garantir que haja preocupação com a satisfação do cliente.

O caminho para obter a certificação é minucioso. É necessário que as empresas pratiquem os 7 Princípios da Qualidade. Esses princípios são ferramentas utilizadas para nortear os próximos passos a serem dados. Dentre esses princípios, destacam-se:

  • O foco no cliente: consiste desde o atendimento inicial que ele recebe à satisfação que tem com o produto/serviço no pós-vendas;
  • O engajamento da equipe: os funcionários são peça chave para o sucesso da empresa, logo, contribuem para a qualidade que se obtém ao final da realização das atividades;
  • As melhorias contínuas: realização constante de avaliações de desempenho para identificar o que está dando certo e o que pode ser melhorado;
  • A gestão de relacionamento: maneira com que se relacionam com potenciais clientes, parceiros e funcionários. Sendo de suma importância a maneira utilizada na abordagem desses diferentes públicos.

Esses são alguns dos 7 Princípios da Qualidade que, quando alinhados à gestão da empresa, contribuem para que essa seja certificada. Ao seguir esses princípios, a empresa inicia o processo de diferenciação dos concorrentes em seu segmento.

Vantagens da (certificação) ISO 9001

Por se tratar de uma certificação reconhecida internacionalmente, empresas que a possuem tendem a se destacarem no mercado.

O foco na gestão de qualidade envolve toda uma estrutura de organização e preocupação com a oferta final. Mas, muito mais que isso, envolve toda a equipe de funcionários. Hábitos são transformados e dá-se início a uma nova cultura organizacional.

Além dos impactos internos, ocorrem também efeitos externos, como a mudança da reputação da organização no mercado. Dessa forma, é possível citar algumas vantagens ao optar por empresas que detenham a ISO 9001:

  • Maior eficiência: ao mapear os processos exatos a serem executados, pode-se contribuir para que a produtividade aumente e que se tenha operações otimizadas;
  • Equipe qualificada: são realizados treinamentos para que os funcionários tenham bons rendimentos e que saibam realizar atividades de maneira eficaz e efetiva;
  • Satisfação do cliente: todas as etapas para obter a certificação são realizadas com foco no valor que o contratante pode obter, desde a capacitação dos funcionários e o atendimento adequado aos clientes até os resultados finais que serão obtidos.

Afinal, o que muda na escolha?

A certificação é uma maneira de garantir que a empresa altere a maneira com que realiza suas atividades. Ao dar maior atenção à qualidade do seu serviço, pode influenciar na escolha final do cliente.

Em síntese, as vantagens de obter a ISO 9001 podem ser benéficas tanto para as empresas que buscam pela certificação, dado um mercado altamente competitivo, quanto para potenciais clientes que procuram fechar um bom negócio.

Gostou desse artigo? Aqui no Grupo Delta Facilities possuímos a certificação de qualidade em nossos processos de gestão. Fique por dentro de como fazemos uma gestão de qualidade e conheça mais sobre nossa empresa : )

Gostou do post? Deixe seu comentário