Empresa de Facilities: a construção de uma gestão simplificada e eficiente

Empresa de Facilities: a construção de uma gestão simplificada e eficiente 28-ago || Terceirização

A terceirização de Facilities pode ser uma jogada estratégica para a gestão da sua empresa. Portanto, descubra nesse artigo, os serviços que podem ser terceirizados e a importância de se optar por uma empresa de Facilities.

As organizações são compostas por diversos processos burocráticos e, para o funcionamento adequado desses sistemas, são necessários cuidados e atenção nas mais diversas áreas internas presentes nessas organizações.

Para que o funcionamento ocorra de maneira adequada, é preciso que se tenham profissionais que cuidem da organização interna, limpeza do ambiente de trabalho, segurança patrimonial, dentre muitas outras performances presentes nas áreas de suporte da empresa.

Dessa maneira, as empresas de Facilities desenvolvem papéis fundamentais na busca pela organização e produtividade da instituição.

No artigo de hoje, será abordada a importância de se optar pela contratação de empresa de Facilities, os benefícios que essas empresas geram nas operações e quais são os serviços mais procurados por organizações que decidem optar pelos serviços terceirizados

Afinal, o que são Facilities?

Facilities são serviços terceirizados que, geralmente, funcionam como suporte dentro da organização. Dessa maneira, a contratação desses serviços realizados por empresas terceirizadas implica na otimização da atividade e até mesmo na simplificação da gestão da empresa.

A gestão pode ficar menos sobrecarregada pelo fato de que empresas de Facilities coordenam, gerenciam e desempenham todos os serviços de apoio à organização. Esse e vários outros motivos serão destacados ao longo do artigo, demonstrando como a terceirização de Facilities torna-se fundamental para as organizações.

A importância da gestão realizada por empresa de Facilities

Facilities em expansão

O setor de Facilities está em crescimento, conquistando espaço tanto no mercado brasileiro quanto no internacional. De acordo com a Statista (empresa Alemã de estatísticas), o mercado mundial de Facilities segue em expansão. Os dados apontam crescimento gradual nos últimos anos, tendo alcançado 85,6 bilhões de dólares em 2018.

Um dos fatores que contribui para que cada vez mais o setor cresça é o engajamento das empresas de Facilities com as novas tendências de mercado, tema já abordado aqui no ‘blog’! Acesse o artigo e conheça algumas técnicas e ferramentas utilizadas por empresas especializadas que otimizam e modernizam suas operações.

Gestão simplificada

É de total responsabilidade da prestadora de serviços realizar a gestão da documentação trabalhista obrigatória do funcionário. Bem como, pagamentos de salários, benefícios e encargos, dentre muitas outras atividades, isentando, assim, a contratante da sobrecarga que essas funções podem gerar. Pode-se destacar também a responsabilidade da empresa de Facilities em treinar a equipe de funcionários e a importância de atentar-se ao uso de equipamentos que otimizam a realização de atividades nas operações.

Serviços com maiores demandas no mercado de Facilities

Existem diversos serviços com demanda crescente que podem ser terceirizados, por outro lado, pode-se destacar dentre os mais procurados:

Limpeza

Para que os funcionários de diversos setores tenham bons rendimentos em suas atividades e realizem suas tarefas em um ambiente de trabalho limpo e harmonioso, definitivamente, é preciso que as empresas voltem seus olhares aos serviços de limpeza.

Apenas como uma métrica interessante, segundo uma pesquisa realizada pela ISSA (The Worldwide Cleaning Industry Association), escritórios bem limpos e conservados influenciam significativamente na produtividade de uma empresa. Dessa forma, podem chegar a reduzir cerca de 46% de absenteísmo, 80% das chances de contrair gripes e atuar na redução de 62% das superfícies contaminadas por vírus.

O termo “limpeza” pode significar muitas coisas, mas no contexto da terceirização de serviços pode-se destacar:

  • Limpeza e conservação de áreas internas (escritórios, prédios e empresas) e áreas externas (limpeza de fachada, jardinagem);
  • Limpeza industrial;
  • Limpeza no segmento hospitalar.

Manutenção

A área de manutenção é ampla e essencial a qualquer instalação, seja para manutenção preventiva ou corretiva, podendo solicitar serviços de:

  • Manutenção industrial;
  • Manutenção elétrica;
  • Manutenção hidráulica.

Logística

Dentro do setor de logística, há diversas possibilidades de atuação, desde a administração de materiais à organização e locação destes. Dentre as funções mais procuradas pelas contratantes, se destacam:

  • Gestão de almoxarifado;
  • Armazenagem;
  • Movimentação de pátio.
  • Operação de carga e descarga.

Vantagens da contratação de uma empresa de Facilities

Em síntese, empresas dos mais variados portes podem optar pela terceirização de Facilities. Mesmo sendo uma opção viável para empresas de segmentos diversos, a terceirização geralmente ocorre em organizações que possuem grandes equipes e vários setores. Isto porque tais empresas costumam ter necessidade de realizarem manutenções e conservações frequentemente e também porque tendem a apresentarem sistemas de gestão mal organizados e sobrecarregados.

Dessa forma, através de planejamentos e supervisões bem estruturadas, as empresas de Facilities possuem maior controle de suas métricas, avaliando o nível de desempenho de suas operações constantemente.

Portanto, são pequenas ações e estratégias realizadas pelas prestadoras de serviços que fazem grande diferença na hora de analisar o resultado final. Bem como: a terceirização como estratégia para o ganho da produtividade e menor burocracia para a organização.

Gostou desse artigo? Fique de olho nas nossas redes sociais e nos acompanhe pelo ‘blog’. Através do ‘blog’ é possível acessar dicas que certamente podem te ajudar com a produtividade de sua empresa!

Gostou do post? Deixe seu comentário