Os indicadores no auxílio da gestão de processos das empresas de Facilities

Descubra nesse artigo o papel dos indicadores na gestão das empresas de Facilities 21-ago || Terceirização

Os indicadores são ferramentas chave para o sucesso de uma empresa de Facilities. Foi pensando na importância dos indicadores para as gestões que surgiu esse artigo. Portanto, fique atento às dicas e boa leitura!

Uma gestão de sucesso, geralmente, se conquista através de metas e objetivos bem definidos. Para que muitas empresas, inclusive empresas de Facilities, se tornem bem sucedidas em seus negócios, é importante que estas comecem a analisar o quão eficaz suas ações estão sendo realizadas.

Desse modo, o investimento em ferramentas que auxiliam a gestão a analisar métricas e estabelecer metas, se torna indispensável para que se alcance bons resultados, consequentemente, enxergando possíveis falhas que podem ser passíveis de melhorias.

Nesse artigo será abordada a importância da utilização de indicadores para a administração dos processos de uma empresa de Facilities e as vantagens para o crescimento do seu negócio. Além de demonstrações para enxergar como definir os melhores indicadores para sua empresa.

O que são indicadores?

Os indicadores são ferramentas de análise que se obtém através de métricas, com a finalidade de informar como andam as execuções dos processos. Sua função é comunicar o que está dando certo, ou não, no modelo de gestão em que se pratica.

Podem ser utilizados indicadores personalizados (KPI’s- Key Performance Indicator) a fim de entender os processos em que se gerencia em diversas áreas presentes na instituição, dentre elas, pode-se citar:

Vendas

Nesta área, utiliza-se o indicador de lucratividade para compreender se a empresa vem adquirindo bons resultados na hora da venda, fator que afeta diretamente o faturamento de uma empresa.

Marketing

De modo a avaliar o desempenho que uma campanha desenvolvida está alcançando, o indicador de conversão demonstra se realmente a empresa está causando engajamento nesse público, para que dessa forma possa ser realizada a conversão de ‘leads’ para futuros clientes.

Setor de Facilities

Os serviços desenvolvidos por uma empresa de Facilities podem ser medidos, através de indicadores de produtividade, para avaliar o desempenho que se alcança na realização destas atividades. Dessa forma, os indicadores dão suporte para enxergar o que pode ser melhorado na execução.

A importância da definição de indicadores para a empresa

A aplicação de indicadores na instituição é o primeiro passo para que se chegue à etapa de decisão de metas a serem desenvolvidas. Esse processo contribui para que se aproxime cada dia mais dos objetivos que se deseja alcançar.

Definitivamente, é necessário que a empresa volte o seu olhar ao planejamento e execução dos indicadores para beneficiar suas atividades. Com um olhar fixo a esse planejamento, são encontradas diversas vantagens ao implantar a gestão de indicadores em setores estratégicos.

As métricas obtidas através do recolhimento de dados dentro das operações, permitem que se enxerguem os defeitos presentes nos processos da empresa, graças às análises dessas métricas.  Dessa maneira, torna-se possível mapear as funções e calcular o tempo ocupado na realização de cada tarefa, economizando tempo na execução de atividades e, podendo influenciar no aumento da produtividade na operação.

Como definir os principais indicadores e aplicá-los na gestão da empresa

Agora que já foi abordado sobre do que se tratam os indicadores e sua importância para a empresa, o próximo passo é entender como funcionam as métricas na gestão.

A empresa pode optar, por exemplo, em dar ênfase em seus processos operacionais e melhorar o rendimento observado através da avaliação das métricas recolhidas.

Dessa forma, é importante que o primeiro passo seja a definição do objetivo da organização, aonde ela deseja chegar, quais objetivos desejam alcançar, logo em seguida devem-se seguir os seguintes critérios fundamentados no método SMART, citado pelo blog Mulheres de Facilities:

  • S = Specific– o objetivo é específico?
  • M = Measurable– é possível medir?
  • A = Attainable– pode ser alcançado?
  • R = Relevant– é relevante para o seu negócio?
  • T = Time– qual o prazo para o objetivo ser alcançado?

O KPI utilizado deve se encaixar dentro destes critérios para atender de forma eficiente a demanda da empresa.

No momento em que se têm os indicadores definidos, estabelecer as metas que se desejam alcançar é o próximo passo, para assim, comparar os resultados e analisar o que pode ser mudado ou o que melhorou na operação.

Indicadores utilizados nas empresas de Facilities

O setor de Facilities realiza atividades que tendem a necessitar da supervisão e implantação de indicadores próprios para a área, pois, medem os desempenhos dos funcionários e contribui com ótimos resultados oferecidos aos clientes. Pode-se destacar dentre diversas categorias de indicadores:

Turnover

Quando há na empresa uma alta taxa de rotatividade, pode ser um sinal de que algo não está como deveria. O indicador de turnover pode ser essencial para a descoberta de problemas como, a realidade da empresa não condiz com que se fala ou problemas no recrutamento de funcionários. Ao entender o que causa o problema, a empresa de Facilities, por exemplo, pode utilizar de estratégias para corrigi-lo.

Absenteísmo

Para analisar a pontualidade e ausência dos funcionários nas operações, utiliza-se o indicador de absenteísmo. Podem-se descobrir quais são os motivos que levam os funcionários a faltarem ou atrasarem.

Desse modo, os dois indicadores levarão a empresa novamente a refletir e a rever sua estratégia:

  • Os funcionários estão satisfeitos?
  • Quais ações podem ser realizadas para mudar essa realidade?
  • O setor de gestão de pessoas está fazendo um bom trabalho ao recrutar essas pessoas?

Há diversos indicadores adequados para esse setor, inclusive indicadores customizados pelas próprias prestadoras de serviços. Indicadores que podem corresponder à produtividade dentro de uma operação ou até mesmo indicadores que demonstram a satisfação do cliente.

Aqui na Delta, estudamos a melhor maneira de analisar o desempenho de nossos funcionários, traçamos KPI’s adequados para cada operação, de modo a obter bons resultados e colaborar para o aumento da produtividade.

Hora de colocar em prática!

É importante ter em mente que o uso dos indicadores pode colaborar significativamente para o sucesso de uma empresa. Mas, mais importante ainda, contratar empresas de Facilities que possuem organização e planejamento em suas operações.

Dessa forma, diante todas as dicas demonstradas neste artigo, certamente essa ferramenta se tornará útil para lhe ajudar a traçar o rumo que a sua empresa deve tomar e, exigir mais das empresas e serviços contratados.

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