Produtividade Vs Terceirização

19-jun || Terceirização

A terceirização pode ser uma grande aliada para empresas que buscam por desburocratização de processos e aumento de produtividade. A terceirização de serviços secundários permite que as instituições foquem em suas atividades fim, abrindo mão da gestão de certos processos que, muitas vezes, tomam um precioso tempo, que poderia ser melhor alocado em áreas mais estratégicas. Hoje, enfim, sabemos que podemos terceirizar toda e qualquer posição dentro de uma empresa e esse será o assunto abordado em um post exclusivo. Por hora, vamos focar no ambiente tradicional de utilização dessa ferramenta de gestão, os serviços de apoio.

O ganho de produtividade com a terceirização acontece devido à especialização alcançada pelas empresas no desempenho das funções para as quais foram contratadas. Utilizando as estatísticas internas do Grupo Delta Facilities, por exemplo, podemos constatar que em mais de 60% dos contratos firmados até hoje, houve redução do efetivo inicialmente dimensionado. Isso acontece devido a processos simples de gestão, como o PDCA (Plan – Do – Check – Act), que quando empregados continuamente, evidenciam o que normalmente se suspeita: A maioria das tarefas poderiam ser desempenhadas de forma mais rápida e muitas vezes com uma maior qualidade. A consequência prática dessa constatação é uma redução de efetivo e consequentemente de custos.

Utilizando a fórmula clássica de produtividade (Produtividade = Quantidade de produtos ou serviços produzidos / Quantidade de recursos utilizados), é fácil notar que, aumentando o volume de produtos ou serviços produzidos para uma dada quantidade de recursos utilizados ou reduzindo os recursos utilizados para um dado volume de produtos ou serviços produzidos, aumenta-se a produtividade de uma empresa.    

Para potencializar os resultados obtidos com a terceirização em redução de custos, melhoria nos resultados e qualidade em serviços prestados é necessário ter um objetivo claro e bem alinhado entre contratante e contratada. Sempre que possível, é desejável que as empresas contratantes estabeleçam KPIs (Key Performance Indicators) e SLAs (Service Level Agreements) para nortear a atuação da contratada e em muitos casos até mesmo parametrizar seus pagamentos (Método conhecido como “Contratos de Performance” – Uma dica: O Grupo Delta Facilities é especialista nisso!).

Poderíamos elencar ainda inúmeros outros benefícios da terceirização, mas não sem um spoiler dos posts que vem por ai.

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