Recepcionista hospitalar: dicas para uma excelente contratação!

18-dez || Terceirização de Serviços Especializados

Se você administra uma clínica hospitalar ou hospital e está focado na contratação de uma recepcionista hospitalar, está no lugar certo!

Afinal, nada melhor do que receber dicas em primeira mão de uma empresa especializada em terceirização de recepção, tanto a recepção hospitalar, como a recepção clinica, recepção de consultório médico e recepção de escritórios.

Atuar na área da saúde em geral requer algumas particularidades que outras profissões não abrangem. Por isso, vamos evidenciar, especificamente a importância de um profissional qualificado atendendo à recepção hospitalar.

Funções da Recepcionista Hospitalar

Dependendo da instituição, a recepcionista hospitalar pode executar funções diferenciadas, entre elas atender aos pacientes, agendar consultas, realizar a manutenção e atualização de dados e registros pessoalmente e via atendimento telefônico dos pacientes que contactam diretamente o seu ramal.

Mas existem algumas atribuições importantes incluindo atitudes positivas, um comportamento calmo e paciente, e uma essência compassiva e carinhosa, vantagens que se complementam, representando uma verdadeira cereja do bolo na contratação de uma recepcionista hospitalar.

Acompanhe estas dicas para acertar em cheio na hora de contratar uma recepcionista hospitalar realmente eficiente:

Marketing Pessoal

Cuidados com a aparência e imagem e capacidade de comunicação são elementos que o marketing pessoal exige, bem como a recepção hospitalar.

Isso porque, em se tratando de receber e orientar o público, a imagem funciona como um cartão de visitas, logo, é importante estar sempre bem apresentada para executar o atendimento com maestria.

Além disso, a postura, o modo de se comportar e a conduta profissional também são elementos fundamentais para atuar como recepcionista hospitalar.

Atendimento

Por falar em atender ao paciente e público em geral, a recepcionista médica e hospitalar precisa ser acessível e manter um sorriso amigável no rosto.

Isso porque a maioria das pessoas que procuram consultas médicas podem estar doentes ou já chegar ao hospital impacientes e/ou preocupadas com sua condição de saúde.

Logo, é primordial que o serviço de recepção hospitalar possa prestar um atendimento claro e também agradável para contribuir para a reputação positiva do hospital, e também tranquilizar de certa forma o enfermo.

Atenção

Em todas as profissões, a atenção é essencial. Contudo, esta deve ser uma habilidade cotidiana da recepção hospitalar, já que exige lidar com uma demanda grande de documentos, autorizações, pedidos médicos de exames, etc.

Não adianta agilizar o atendimento sem a devida atenção, pois pequenos erros podem gerar retrabalho e até um grande transtorno ao paciente que, normalmente, encontra-se bastante apreensivo ou não está em condições de esperar devido à alguma enfermidade.

Organização

Esta também é outra característica em comum a todas as profissões, porém, alguns especialistas conseguem trabalhar em uma mesa bagunçada, por exemplo, já que não lidam com clientes, o que não impacta tanto o trabalho.

Mas quando o assunto é atender ao público, a organização é decisiva porque pode interferir na impressão que o paciente ou visitante terá acerca do trabalho e atendimento fornecido pela instituição.

Para agilizar o trabalho da recepcionista hospitalar, nada melhor do que ter os formulários divididos em pastas de fácil identificação, além de canetas, fichas e as demais ferramentas da função em acomodadas de maneira prática e sempre ao alcance das mãos.

Discrição

É bom lembrar que a recepcionista hospitalar deve estar ciente e participar de treinamentos nos quais compreende a importância de manter sigilo sobre as informações dos pacientes.

Em todas as etapas do paciente, ela deve se esforçar para garantir que todos os dados serão devidamente armazenados de forma que apenas os funcionários designados à função podem ter acesso a essas informações sigilosas.

Proatividade

É comum que quem atua com o atendimento ao público perceba momentos de maior fluxo de pacientes ao longo do dia, e em outros, pouco ou quase nenhum movimento.

Logo, é imprescindível que a recepcionista hospitalar consiga aproveitar estas ocasiões de menor movimentação e demanda de atendimento para aprimorar seus conhecimentos jurídicos (sobre planos de saúde e procedimentos de autorização, por exemplo), formulários hospitalares e manter o ambiente devidamente organizado.

A proatividade no espaço médico-hospitalar é sem dúvidas uma característica promissora, visto que qualquer prática que vise adiantar o trabalho ajuda a otimizar a imagem que o paciente ou visitante tem acerca da instituição de saúde.

Contratar Recepcionista Hospitalar

Man talking to receptionist

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