Terceirização de serviços administrativos: permitindo que uma empresa especializada simplifique sua gestão

Terceirização de serviços administrativos 14-ago || Terceirização de Serviços Especializados

Descubra as vantagens que se tem ao optar pela terceirização de serviços administrativos.

A terceirização de serviços administrativos implica no alívio da gestão em acompanhar um cargo que pode, ou não, fazer parte da atividade fim da empresa. Desse modo, não apenas os serviços conhecidos como “secundários” podem ser terceirizados, mas sim a gama completa de atividades realizadas por uma empresa até comercializarem seu produto/serviço final.

Sendo assim, o setor administrativo pode ficar menos sobrecarregado e a empresa terceirizada pode desempenhar um ótimo trabalho dispondo de profissionais qualificados para o cargo.  

Nesse artigo serão abordadas quais as funções desenvolvidas por um profissional de apoio administrativo, a importância de contar com um funcionário capacitado e as vantagens da terceirização de serviços administrativos.

O que faz um profissional de apoio administrativo?

O cargo de assistente administrativo é conduzido a realizar suporte à gestão das empresas. Um profissional que atua nessa área pode desempenhar múltiplas funções de acordo com a demanda da organização. Dentre essas tarefas, destacam-se:

  • Assistência financeira;
  • Gerenciamento de tarefas rotineiras;
  • Atendimento ao cliente;
  • Emissão e processamento de documentos.

As atividades citadas são desempenhadas como pilar em qualquer instituição. Dessa forma, o assistente administrativo se torna peça chave para a organização interna de uma empresa. 

O que diz a lei sobre a terceirização?

É importante destacar o que diz a lei a respeito da terceirização de serviços, já que esse ramo de atividade é legislativamente regulamentado. Mas, muito ainda se desconhece sobre o que realmente diz a lei e quais direitos ela assegura aos trabalhadores.

A lei 13.429/17 admite que qualquer atividade realizada pela tomadora (contratante), possa ser admitida pelas empresas prestadoras de serviços. Essas atividades se classificam de duas maneiras:

  • Atividades meio: é a categoria de serviços que são secundários para o funcionamento da empresa, ou seja, serviços de apoio como limpeza, recepção e vigilância. Esses serviços são essenciais para o andamento da empresa, porém, não são as atividades em foco;
  • Atividades fim: são as atividades principais da empresa. Se o segmento de uma empresa for, por exemplo, alimentação, como é o caso de restaurantes, a atividade fim que é cozinhar pode ser legalmente terceirizada.

Vantagens ao optar pela terceirização de serviços administrativos

A terceirização pode ser uma opção viável, porém, é necessário que a organização tenha em mente qual é o rumo e a estratégia que deseja adotar.

Anterior à regulamentação, a lei permitia que se terceirizassem serviços secundários que não fizessem parte das atividades principais do segmento em que a empresa se encontrava. Entretanto, atualmente a terceirização pode ser feita estrategicamente, analisando cargos que podem trazer bons retornos caso sejam terceirizados.

A terceirização de serviços administrativos conta com várias vantagens, sendo o alívio da gestão uma delas. O setor de Gestão de Pessoas (especialmente os Recursos Humanos e o Departamento Pessoal) torna-se menos saturado. Esse alívio provém da redução de responsabilidades que são destacadas para o setor de Gestão interna da empresa, podendo-se citar:

  • Pagamento de salário, encargos e benefícios: a prestadora de serviços é responsável pelo pagamento de todos os valores obrigatórios que devem ser repassados ao funcionário;
  • Reposição de funcionários: em casos de falta, férias ou demissão de funcionários, as terceirizadoras são responsáveis pela reposição dos mesmos;
  • Gestão de documentação: é de responsabilidade da prestadora de serviços que realize toda a gestão apropriada das documentações trabalhistas dos seus funcionários, como organização de folhas de ponto, realização de exames periódicos, relacionamento com sindicato da categoria, entre outros.

Outra vantagem em destaque é justamente as funções citadas anteriormente que um assistente administrativo pode desempenhar. Por possuir uma cartela vasta de tarefas, o setor tem suas funções organizadas de maneira simplificada e bem distribuída.

Em síntese, o profissional interno da área do setor financeiro, por exemplo, atuaria em atividades mais técnicas e especializadas. Logo, o assistente administrativo terceirizado desenvolveria atividades de suporte, otimizando o tempo que seria gasto por esse profissional. O setor manteria seu foco apenas em tarefas estratégicas ao seu segmento.

Estratégias aliadas à bons negócios

Atualmente, a terceirização de serviços administrativos passou a ser vista como uma importante estratégia para qualquer empresa. Isso se tornou especialmente verdade após a inclusão da categoria de atividades fim dentro do escopo de atuação das terceirizadoras. 

Dessa forma as empresas têm mais autonomia para terceirizarem atividades que julgam relevantes para a otimização dos seus processos e para o alívio de sua gestão.

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