Terceirização de serviços e suas novas possibilidades de atuação no mercado

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Ainda hoje, muito se discute sobre a eficiência da terceirização de serviços e, principalmente, os direitos que os trabalhadores possuem ao serem terceirizados. No mercado empresarial não seria diferente, as instituições muitas vezes se questionam o quão benéfico a terceirização de serviços será para sua empresa.

Anterior a essa lei, a área da terceirização de serviços era vista como algo passível de questionamentos, justamente pela falta de regulamentação objetiva do setor. Após a lei da terceirização de serviços ter entrado em vigência, o mercado da terceirização ficou mais claro e novos fatores entraram em discussão: a terceirização irrestrita, ou seja, a possibilidade da contratação de funcionários terceirizados para a realização de atividades fim.

No artigo de hoje, será abordado o conceito da terceirização irrestrita, seus benefícios e como funciona esse processo dentro de uma organização.

Afinal, qual é o conceito de terceirização irrestrita?

A terceirização pode ser compreendida como a contratação de serviços realizados por uma empresa prestadora especializada. A contratante pode optar por negociar as atividades principais e suportes, ou seja, sem restrição de atuação. Surgindo, então, o termo “terceirização irrestrita”.

Nova lei da terceirização de serviços

A lei 13.429/17 permite que qualquer função que faça parte do escopo de uma empresa possa ser terceirizada, sendo ela atividade fim ou não.

Fizemos um post onde citamos como são classificadas as atividades meio e fim de uma empresa, acesse esse artigo e fique por dentro dos termos utilizados referentes às atividades da terceirização.

Essa lei muda de forma significativa a relação das empresas contratantes com as prestadoras de serviços. O mercado da terceirização no Brasil necessitava de uma lei moderna e que fosse adepta às novas realidades e cenários do setor. Foi exatamente esse o impacto trazido pela Lei 13.429/17.

Com isso, diversas dúvidas sobre a terceirização de serviços foram sanadas. As empresas puderam identificar a maneira com que fariam a terceirização e os funcionários tiveram seus questionamentos esclarecidos quanto aos seus benefícios e direitos. Vale ressaltar que foram mantidos os benefícios garantidos pelo regime CLT: 13º salário, férias remuneradas, fundo de garantia por tempo de serviço (FGTS) e contribuição previdenciária.

Vantagem da terceirização de serviços de atividades fim e meio

Inúmeras são as vantagens da terceirização de serviços. Para exemplificar, pode-se destacar uma situação presente no mundo empresarial que torna a terceirização benéfica para o seu negócio: o alívio no setor de gestão de pessoas.

Ao acompanhar de perto o processo que é realizado pelo setor de RH, percebe-se toda a burocracia por trás dessa gestão. Esse setor é responsável pelo recrutamento, treinamento, logística de alocação, gestão de benefícios, pagamentos e, até mesmo, pelo desligamento do funcionário.

O processo é longo e requer um grande investimento de recursos por parte da contratante. Ao terceirizar, esse processo passa a ser de responsabilidade da prestadora de serviços, tornando-se encarregada por gerenciar toda a equipe e, inclusive, a lidar com os processos trabalhistas que a empresa possa vir a sofrer.

A decisão de se terceirizar acontece de acordo com a estratégia que a empresa deseja traçar. Terceirizando a atividade fim, sua estratégia pode ser a desburocratização presente na empresa, direcionado sua atenção essencialmente para cargos de gestão (exemplo: diretoria e gerência) e optando por terceirizar cargos associados ao produto e/ou serviço final, mas de relevância um pouco menor (exemplo: analistas e vendedores). Por outro lado, também pode-se buscar o aumento do nível de expertise da empresa, realizando, por exemplo, a contratação de uma empresa especializada em engenharia para produzir parte do seu projeto de construção de um novo edifício.

A terceirização da atividade meio pode ocorrer no momento em que a empresa opta por dar preferência para as suas atividades principais, porém, não deixando de lado serviços que contribuem para a organização e bem-estar do ambiente de trabalho. Basicamente, coloca-se em foco a gestão das principais atividades, desburocratizando o processo de gerenciamento de funções suportes.

Na prática, como funcionaria a terceirização irrestrita?

Para ilustrar o que foi dito anteriormente, é possível demonstrar como funciona a terceirização de atividades fim dentro de uma empresa:

Imagine uma rede de supermercados, seu principal objetivo é vender diversos tipos de produtos. Dessa forma, as atividades que são caracterizadas como fim podem ser listadas como:

  • Operadores de caixa;
  • Fiscais de loja;
  • Vendedores, em alguns casos, de: aparelhos domésticos; eletrônicos; produtos com maior valor de custo; dentre outros.

Com a regulamentação da lei da terceirização irrestrita, o supermercado passa a ter a possibilidade de terceirizar essas atividades, seguindo a estratégia que deseja utilizar: voltar os seus olhares apenas para a gestão da rede ou, por exemplo, terceirizar apenas fiscais de loja, ficando a critério da empresa.

No entanto, para o bom andamento do ambiente do supermercado, é necessário que se realize, também, atividades como:

  • Limpeza e conservação;
  • Manutenção;
  • Segurança;
  • Almoxarifado.

Por se tratarem de atividades meio, a legislação já permitia que se terceirizassem esses cargos. Por esse motivo, estes possuem maiores demandas no mercado.

Fique por dentro da terceirização de serviços

A terceirização irrestrita é praticada por grandes empresas e vem se tornando cada dia mais comum. Através da estratégia que a empresa decidiu seguir, ela pode ser uma grande sacada de sucesso.

Portanto, contratar prestadoras de serviços especializados para desempenhar determinadas funções pode ser uma maneira de contribuição para o aumento da produtividade e melhores desempenhos nas operações.

Aqui no nosso ‘blog’, produzimos diversos artigos sobre a terceirização de serviços: como ela pode contribuir para a produtividade da sua empresa; os indicadores utilizados a fim de chegar à tão sonhada produtividade; os benefícios da tecnologia presente nas operações e muito mais!

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