Agência de Trade Marketing

O trade marketing reforça a estratégia no ponto de venda e amplia a visibilidade das marcas, tornando-as mais atrativas para ao consumidor.

Essa ação de marketing gera inúmeros benefícios, como aumento na participação de mercado, melhoria na disponibilidade de produtos, impulsionamento nas vendas e fidelização do cliente.

Segundo estudo realizado pela Nielsen, 70% das decisões de compra são feitas de frente para a gôndola, sendo que 50% delas são realizadas por hábito. Isto é, na grande maioria das vezes, o consumidor decide pela marca do produto que irá comprar quando está diante das prateleiras.

Neste artigo entenda o que é e conheça uma ação prática de trade marketing.

O que é Trade Marketing?

Trade marketing consiste na execução de atividades promocionais para aumentar a demanda de produtos nos locais onde o consumidor realiza a compra, seja em um supermercado ou em um shopping, por exemplo.

Existem várias formas de fazer essa promoção, como por exemplo garantir a exibição dos produtos nas prateleiras e a divulgação deles por meio de vendedores.

Para que serve o Trade Marketing?

O objetivo? Fortalecer a marca, conquistar mercado e, claro, aumentar as vendas.

Os fabricantes, empresas que produzem mercadorias para venda, usam o trade marketing para vender seus produtos a varejistas, atacadistas e distribuidores, conhecidos também como parceiros da cadeia de suprimentos.

Segue abaixo exemplos práticos de trade marketing:

  • instalação de um PDV, expondo todos os produtos da empresa para reconhecer e resolver as dores que podem surgir no momento da compra;
  • montar vitrines atrativas, que são responsáveis por 70% das operações no ponto de venda;
  • contratação de supervisores de loja;
  • operadores e gerentes de caixa;
  • e repositores para a reposição de produtos na gôndola.

Ações de trade marketing

Merchandising

As atividades de merchandising são realizadas fora do PDV, podendo ocorrer em diversos lugares ou situações, e tem como objetivo fidelizar o cliente e fazê-lo tentar se lembrar da marca.

As ações podem ser: amostras gratuitas, demonstração no local, preços, caixas de estantes, ofertas especiais, entre outas.

Operadores de caixas

É uma profissão necessária para empresas que trabalham com qualquer tipo de vendas. O operador de caixa cumpre um papel importante no atendimento ao consumidor e o contato direto com ele ajuda na fidelização do cliente.

Repositores

Abastecer, organizar e limpar gôndolas, ilhas e prateleiras de estabelecimentos comerciais. Os produtos devem ser expostos de forma atrativa e em locais estratégicos do ponto de venda.

Vendedores

Um vendedor compreende o comportamento do consumidor e faz o atendimento ao cliente usando técnicas de vendas e negociação, imprimindo sua marca pessoal visando realizar vendas e fidelizar clientes.

Promotores que contam com o auxílio da tecnologia, por exemplo, conseguem captar informações sobre ruptura, estoque, preço, share de gôndola e exposição de produtos em tempo real, enviando os dados de cada PDV imediatamente ao back-office através de um aplicativo de trade marketing instalado no celular.

Ação de trade marketing

77% do mercado nacional destina parte da verba anual aos serviços de trade marketing.

Confira abaixo uma ação de trade marketing adotada pela rede de supermercados DIA.

Neste ano, a empresa adotou um formato de ponto de venda focado na praticidade do consumidor, com produtos para o consumo imediato: frutas descascadas, lavadas e cortadas, saladas, pizzas e sanduíches.

Para isso, é necessário uma rigorosa reposição e organização dos produtos.

Além da facilidade de acesso aos alimentos, o novo espaço para venda é equipado com microondas, mesas, cadeiras e adega refrigerada para bebidas.

“Enxergávamos como oportunidade o lançamento de um perfil de loja que pudesse atender clientes que buscam cada vez mais conveniência a preços baixos.” – Vinicius Zelante Góes, diretor comercial Rede Dia

Gostou do conteúdo?

Entre em contato com o Grupo Delta Facilities e saiba como executar o trade marketing.

Navegue em nosso site para conhecer nossa ampla gama de soluções em terceirização de serviços e acompanhe nossos redes sociais.

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Conversa
Precisa de ajuda?