O trade marketing reforça a estratégia no ponto de venda e amplia a visibilidade das marcas, tornando-as mais atrativas para ao consumidor.
Essa ação de marketing gera inúmeros benefícios, como aumento na participação de mercado, melhoria na disponibilidade de produtos, impulsionamento nas vendas e fidelização do cliente.
Segundo estudo realizado pela Nielsen, 70% das decisões de compra são feitas de frente para a gôndola, sendo que 50% delas são realizadas por hábito. Isto é, na grande maioria das vezes, o consumidor decide pela marca do produto que irá comprar quando está diante das prateleiras.
Neste artigo entenda o que é e conheça uma ação prática de trade marketing.
O que é Trade Marketing?
Trade marketing consiste na execução de atividades promocionais para aumentar a demanda de produtos nos locais onde o consumidor realiza a compra, seja em um supermercado ou em um shopping, por exemplo.
Existem várias formas de fazer essa promoção, como por exemplo garantir a exibição dos produtos nas prateleiras e a divulgação deles por meio de vendedores.
Para que serve o Trade Marketing?
O objetivo? Fortalecer a marca, conquistar mercado e, claro, aumentar as vendas.
Os fabricantes, empresas que produzem mercadorias para venda, usam o trade marketing para vender seus produtos a varejistas, atacadistas e distribuidores, conhecidos também como parceiros da cadeia de suprimentos.
Segue abaixo exemplos práticos de trade marketing:
- instalação de um PDV, expondo todos os produtos da empresa para reconhecer e resolver as dores que podem surgir no momento da compra;
- montar vitrines atrativas, que são responsáveis por 70% das operações no ponto de venda;
- contratação de supervisores de loja;
- operadores e gerentes de caixa;
- e repositores para a reposição de produtos na gôndola.
Ações de trade marketing
Merchandising
As atividades de merchandising são realizadas fora do PDV, podendo ocorrer em diversos lugares ou situações, e tem como objetivo fidelizar o cliente e fazê-lo tentar se lembrar da marca.
As ações podem ser: amostras gratuitas, demonstração no local, preços, caixas de estantes, ofertas especiais, entre outas.
Operadores de caixas
É uma profissão necessária para empresas que trabalham com qualquer tipo de vendas. O operador de caixa cumpre um papel importante no atendimento ao consumidor e o contato direto com ele ajuda na fidelização do cliente.
Repositores
Abastecer, organizar e limpar gôndolas, ilhas e prateleiras de estabelecimentos comerciais. Os produtos devem ser expostos de forma atrativa e em locais estratégicos do ponto de venda.
Vendedores
Um vendedor compreende o comportamento do consumidor e faz o atendimento ao cliente usando técnicas de vendas e negociação, imprimindo sua marca pessoal visando realizar vendas e fidelizar clientes.
Promotores que contam com o auxílio da tecnologia, por exemplo, conseguem captar informações sobre ruptura, estoque, preço, share de gôndola e exposição de produtos em tempo real, enviando os dados de cada PDV imediatamente ao back-office através de um aplicativo de trade marketing instalado no celular.
Ação de trade marketing
77% do mercado nacional destina parte da verba anual aos serviços de trade marketing.
Confira abaixo uma ação de trade marketing adotada pela rede de supermercados DIA.
Neste ano, a empresa adotou um formato de ponto de venda focado na praticidade do consumidor, com produtos para o consumo imediato: frutas descascadas, lavadas e cortadas, saladas, pizzas e sanduíches.
Para isso, é necessário uma rigorosa reposição e organização dos produtos.
Além da facilidade de acesso aos alimentos, o novo espaço para venda é equipado com microondas, mesas, cadeiras e adega refrigerada para bebidas.
“Enxergávamos como oportunidade o lançamento de um perfil de loja que pudesse atender clientes que buscam cada vez mais conveniência a preços baixos.” – Vinicius Zelante Góes, diretor comercial Rede Dia
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