Limpeza Hospitalar: qual a importância de contratar uma empresa terceirizada especializada?

Sua instituição de saúde precisa obter uma limpeza especializada, pois os riscos de infecção são enormes neste ambiente. Para saber um pouco mais sobre como a terceirização pode maximizar a performance da sua instituição, acompanhe mais um artigo preparado pelo Grupo Delta Facilities!

Já citamos várias vezes aqui no blog a importância de terceirizar serviços dentro da sua organização de saúde. Porém,  a limpeza hospitalar é essencial para o trabalho diário e normal funcionamento do hospital.

A equipe de limpeza do hospital deve trabalhar para reduzir o risco de contaminação e segurança de colaboradores, pacientes e visitantes.

É importante lembrar que a limpeza em hospitais e clínicas médicas é completamente diferente da limpeza regular, pois exige mais atenção e expertise dos funcionários, além de produtos e equipamentos específicos.

Por isso, a terceirização é fundamental para garantir o profissionalismo e a qualidade do processo.

Se você ainda tiver dúvidas sobre a terceirização dos serviços de limpeza de um hospital ou clínica, confira mais um artigo feito pelo Grupo Delta Facilities e conheça todos os motivos para contratar uma empresa terceirizada de limpeza hospitalar. Confira!

Por que terceirizar a limpeza hospitalar?

Manter uma equipe de limpeza interna em um hospital ou clínica causará muitos problemas e danos à gerência, portanto, terceirizar a limpeza do hospital para a organização é uma das melhores escolhas caso você queira obter um ambiente de excelência.

A empresa especializada em limpeza hospitalar garante o atendimento às normas de limpeza da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e tem como foco a segurança, produtividade e qualidade do serviço.

Devido à importância da mão de obra profissional nos serviços de limpeza de hospitais e clínicas, separamos 5 motivos para contratar uma empresa terceirizada para cuidar da limpeza hospitalar:

Mão de obra profissional e especializada

Uma empresa terceirizada de limpeza hospitalar possui uma equipe especializada nos processos e normas da ANVISA. Além disso, a terceirizada também pode te ajudar na obtenção de certificações na área da saúde, algo que é fundamental para todas as instituições.

A equipe trabalha de acordo com o ambiente, focando no dia a dia da operação, nos produtos e equipamentos certos e nas prioridades de limpeza (baixa, média e alta/crítica).

Reduz os riscos hospitalares

Hospitais e clínicas são locais com altos riscos, dentre eles pode-se citar: poluição, infecção e contaminação, acidentes, riscos químicos e físicos.

Devido a tantos riscos, a equipe precisa seguir um protocolo específico e bem definido para realizar o serviço de limpeza da melhor forma e garantir a segurança de todos que passam por ali. 

Ao terceirizar os serviços de limpeza hospitalar, o hospital fica mais seguro para funcionários, pacientes e visitantes.

Expertise em processos de limpeza 

As empresas de terceirização fornecem aos funcionários treinamentos e certificações de qualificação para desempenhar bem suas funções e aproveitar ao máximo seu tempo, produtos e equipamentos.

Com uma equipe bem treinada, o hospital ganha agilidade em um ambiente altamente limpo, podendo liberar quartos de pacientes e áreas de contaminação rapidamente, entre outros benefícios.

Vale destacar que uma empresa especializada também saberá indicar os produtos e equipamentos corretos para realização da limpeza hospitalar, o que é essencial para a boa qualidade dos serviços. 

Redução de custos

A redução de custos também é um dos principais motivos para a terceirização dos serviços de limpeza hospitalar.

Ao optar por terceirizar os serviços de limpeza, o hospital economiza com salários, com a contratação e treinamento de pessoal, com produtos e equipamentos de limpeza, dentre outros.

Redução de processos trabalhistas

A contratação de uma empresa terceirizada para limpeza hospitalar ajuda a reduzir o risco de processos trabalhistas.

Os principais motivos que podem levar os empregados à Justiça do Trabalho são: 

  1. Acidentes de trabalho por falta de treinamento dos empregados, 
  2. Falta de equipamentos de segurança adequados;
  3. Encargos sociais, benefícios e salários não pagos.

A empresa que contrata o serviço de limpeza hospitalar é responsável por todas as atribuições de seus funcionários, tais como treinamentos e capacitações, pagamento de salários e demais despesas sociais, concessão de benefícios, etc.

Com isso, hospitais ou clínicas estarão livres de burocracia e preocupações, reduzindo custos, aumentando a eficiência, a produtividade e reduzindo riscos no processo de trabalho.

Como terceirizar o serviço de limpeza do hospital?

Existem no mercado algumas empresas especializadas em limpeza hospitalar, e essas empresas garantem o cumprimento das normas de limpeza da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Para contratar uma empresa terceirizada de limpeza para o seu hospital ou clínica, o gestor deve estar atento à expertise, treinamento e qualificação da equipe, e aos cuidados com o meio ambiente proporcionados pela empresa.

O Grupo Delta Facilities é especializado em limpeza hospitalar.Atendemos as necessidades específicas desse segmento de mercado por meio de treinamento contínuo da equipe de operação, liderança ativa in loco, auditorias diárias com base nos serviços prestados e equipamentos e produtos adequados ao ambiente da saúde.

Terceirize já os serviços de Limpeza Hospitalar.
Entre em contato conosco.

 

Continue lendo:

Abrir Conversa
Precisa de ajuda?