Serviços Corporativos

SERVIÇOS CORPORATIVOS

O que são serviços corporativos?

Em linhas gerais, serviços corporativos são serviços que uma corporação pode demandar e, por definição, que podemos terceirizar.

A gama de serviços corporativos é infinita, podendo ser serviços corporativos operacionais, administrativos, logísticos, jurídicos, entre outros. O termo é bastante associado ao mercado privado, mais especificamente a empresas (corporações).

O nosso foco é abordar serviços pouco usuais, que as corporações geralmente não terceirizam, mas que podem ser terceirizados e, quando feito de maneira profissional, podem trazer muitos benefícios a corporação.

Quais são as vantagens da terceirização de serviços corporativos?

Ao contratar a terceirização de serviços corporativos, a empresa irá perceber, quase de imediato, o aumento na qualidade dos serviços prestados.

Isso se deve pelo fato da empresa terceirizada investir na capacitação dos funcionários que vão exercer as atividades administrativas.

Terceirizadoras compromissadas investem constantemente na qualificação de seus funcionários a fim de melhorar a entrega do serviço final, preocupando-se intensamente com a qualidade do mesmo.

Nesse sentido, são criadas ferramentas que auxiliam na avaliação do desempenho dos funcionários e, assim, permitem a visualização fácil e imediata da performance e dos resultados obtidos nas operações.

A fim de melhor analisar o desempenho da empresa e traçar objetivos que se desejam alcançar, como por exemplo a melhoria da qualidade dos serviços de limpeza de uma operação, são utilizados indicadores tanto operacionais quanto de gestão.

Esses indicadores facilitam a visualização e compreensão de erros que podem passar despercebidos em um processo mal organizado.

  • Indicadores de eficiência: é possível medir os recursos utilizados em cada operação, evitando desperdícios;
  • Indicadores de eficácia: medem o grau de satisfação do cliente, buscando, através de pesquisas, o feedback dos clientes sobre os serviços prestados, indicando áreas que necessitam de atenção e supervisão especial.

As próprias empresas têm a opção de desenvolverem ferramentas que se adequam melhor às suas atividades específicas, personalizando a forma de avaliar seus serviços e estudando o que precisa ser alterado em seus processos.

Ao implementar formas de monitoramento constante das atividades, pode-se ter maior controle dos resultados obtidos e procurar melhorá-los através de metas bem definidas pela empresa na busca pela excelência.

Ao utilizar a estratégia da capacitação da equipe auxiliada pelo uso de ferramentas de acompanhamento de desempenho, é possível obter grandes resultados, muitas vezes até mesmo reduzindo a quantidade de recursos dispendidos, derrubando, assim, o mito de que a terceirização necessariamente reduz a qualidade dos serviços prestados.

Qual é a importância da recepção para o seu empreendimento?

A recepcionista é a porta de entrada de uma empresa. Será ela a recepcionar o visitante ou cliente. Sendo assim, esse primeiro contato é muito importante.

Se não houver uma boa recepção, o efeito pode ser contrário.

Nesse sentido, a recepcionista deve ter algumas características como:

  • ser gentil e carismática,
  • integrada à empresa,
  • bem articulada,
  • conhecer a rotina da empresa e dos demais colaboradores,
  • fazer agendamentos de clientes, reuniões, entre outros,
  • conduzir e orientar clientes nas instalações da empresa,
  • fazer arquivamentos de documentos,
  • receber e repassar ligações,
  • realizar e filtrar ligações,
  • receber informações,
  • fazer anotações de informações e repassá-las ao destinatário,
  • ser cordata, discreta e fiel em relação às informações recebidas.

A recepcionista será a primeira pessoa com a qual o cliente vai entrar em contato, por isso, ela é a imagem da empresa. Seu comportamento pode determinar  a satisfação ou a insatisfação do cliente, de forma que sua atitude será fundamental  para criar uma imagem positiva para a empresa. Se a recepcionista não se atentar a esse quesito, provavelmente ela pode, ainda que sem querer, comprometer a imagem da empresa.

Se, por ventura, a recepcionista não estiver devidamente vestida, se ela não recepcionar bem o cliente, se ela se esquecer de passar alguma informação ou de enviar algum documento, tais atitudes podem fazer com que a empresa perca um bom negócio.

Em muitas organizações um erro de algum funcionário é considerado erro da empresa, ou seja, funcionários e empresa formam um todo.

Dessa forma, não dá tempo nem para o gerente e o diretor, por exemplo, se desculparem, e, assim, o negócio já pode ser perdido.

A recepcionista deve ter em mente que o cliente é peça fundamental.

Sendo assim, um dos maiores cuidados de uma recepcionista deve ser recepcionar bem o cliente, com bastante cortesia, e mantê-lo satisfeito para, assim, ele concluir o negócio e, consequentemente, fazer indicações ou bons comentários sobre a empresa.

Qual é a diferença entre recepcionista e secretária?

Recepcionista

Uma recepcionista atua na recepção de hotéis, hospitais, bancos, aeroportos e outros estabelecimentos, desempenhando as seguintes funções de:

  • atender e filtrar ligações,
  • anotar recados e
  • receber visitas.

Eventualmente é função da recepcionista:

  • realizar compra de materiais de escritório e higiene,
  •  fazer o direcionamento de ligações,
  • envio e controle de correspondências,
  • enviar e receber e processar correspondências ou produtos e distribuir para o destinatário,
  • arquivamento de documentos,
  • marcar reuniões.

Secretária

A secretaria é uma profissional responsável pela organização de um escritório. Além de mantê-lo organizado, é função dela organizar e participar de atividades do dia a dia de um escritório, como:

  • realizar agendamento e cancelamento de compromissos, eventos e viagens,
  • atender clientes externos e internos,
  • controlar documentos e correspondências e participar de reuniões na elaboração de atas e pautas,
  • organizar, documentar, pagar conta, classificar documentos,
  • redigir cartas, discursos, conferências, palestras,
  • assessorar diretamente executivos, diretores ou gerentes.

 

Brigada de Bombeiro Civil: O que faz? Quais são as Normas?

O bombeiro civil, de acordo com a NBR 14608, deve ter feito treinamento e estar capacitado para prestar serviços de prevenção e atendimento a emergências.

Constantemente chamados de heróis, a Brigada de bombeiro civil enfrenta desafios diariamente. Bombeiro Civil é o profissional que:

  • previne e contém incêndios,
  • faz resgates de pessoas e animais, arriscando, para tanto, a própria vida,
  • age contra emergências em eventos, estabelecimentos ou quaisquer lugares onde são solicitados,
  • faz curso e treinamentos para poder atuar na sua área,
  • tem condicionamento físico,
  • está exposto o tempo todo aos conflitos emocionais, por isso tem preparo emocional a fim de que os procedimentos sejam tranquilos,
  • possui disciplina e responsabilidade e bom comportamento, a fim de ajudar os colegas e as vítimas,
  • e tem talento para trabalhar em equipe.

Neste artigo entenda a diferença entre o Bombeiro Civil, o Bombeiro Militar e o Brigadista, conheça as normas que incidem sobre a profissão e descubra a real importância dos equipamentos de proteção individual e coletiva para esses profissionais.

Qual é a diferença entre Bombeiro Civil, Bombeiro Militar e Brigadista?

Dentro de uma corporação podem existir bombeiros civis e bombeiros militares, cada qual com competências exclusivas e funções que são realizadas de maneiras específicas.

Vejamos:

Bombeiros civis

São responsáveis pela proteção de pessoas e do patrimônio em situações que envolvem incêndios e vazamentos. As outras funções do bombeiro civil são:

  • avaliação dos riscos existentes,
  • inspeção periódica dos equipamentos de proteção e equipamentos de combate a incêndio,
  • implementação do plano de combate e abandono,
  • interrupção do fornecimento de energia elétrica e gás liquefeito de petróleo, quando da ocorrência de sinistro,
  • atuação no resgate de pessoas em situação de perigo iminente, emergência médica pré-hospitalar, salvamento aquático, intervenção em acidentes elétricos, hidráulicos e com produtos químicos,
  • prevenção e acompanhamento em determinadas atividades como solda,
  • atuação em diversas atividades relacionadas a prevenção de acidentes,
  • treinamento de brigadas e equipes para situações de emergência.

De acordo com a capacitação de cada profissional, os níveis dos bombeiros civis são:

  • nível básico: são treinados  para o combate de fogo,
  • líderes ou comandantes de guarnição: são formados para a prevenção e o combate em cursos de bombeiro civil equivalentes ao nível médio,
  • mestres: são formados em engenharia e possuem especialização em combate. Profissionais nesse nível podem se tornar responsáveis pelos departamentos de combate e prevenção.

Bombeiros militares

São associados às Forças Armadas e suas principais funções são:

  • prevenção e combate a incêndio,
  • situações de pânico,
  • busca e salvamento de pessoas e defesa civil,
  • auxílio ao Exército e atuação dentro da estrutura da Secretaria de Segurança Pública.

Equipe de Brigada

É composta por uma equipe que pode ser voluntária ou indicada. Dessa forma, seus integrantes são previamente treinados para participar da prevenção e do combate a incêndio, prestação de primeiros socorros e evacuação de ambientes. Essas ações são limitadas a empresas, organizações e estabelecimentos.

Os brigadistas prestam socorro em casos de acidente ou sinistro no local de trabalho. Cada um dos membros tem uma função previamente designada, para que nenhuma área atingida fique descoberta.

O treinamento dos brigadistas se baseia na teoria e prática. Isso que dizer que esse profissionais treinam em lugares confinados. A capacitação também inclui prevenção e combate a incêndio, assim como de evacuação de emergência e prestação de primeiros socorros.

Quais são as funções de um motorista particular?

A descrição do trabalho de um motorista executivo inclui alguns itens necessários ao conforto, segurança e agilidade, tanto no momento em que está a dirigir quanto do lado de fora do carro. Portanto, são atributos deste profissional:

  • levar você ou seu(s) cliente (s) diariamente ao destino desejado com atenção, velocidade permitida, conforto e segurança,
  • programar compromissos regulares de serviço de carro e relatar problemas eventuais,
  • reservar e organizar serviços de lavagem e detalhamento do carro para manter a limpeza interior e exterior do veículo, por exemplo, troca de óleo, rotação dos pneus, limpeza etc., além de mantê-lo seguro e limpo,
  • usar aplicativos de navegação para determinar a melhor rota,
  • mapear rotas de carro com antecedência para determinar a viagem mais conveniente,
  • planejar cada rota com base nas condições da estrada e do tráfego,
  • estar atento aos relatórios de trânsito e meteorológicos para manter-se atualizado sobre as condições da estrada, em caso de viagens mais longas,
  • gerenciar, coletar pagamentos e emitir recibos,
  • pegar você ou seu(s) cliente(s) no local e no momento em que for solicitado,
  • ajudar você ou seu(s) cliente(s) a carregar e descarregar bagagens,
  • responder às suas perguntas ou a dos clientes sobre a área e os locais de interesse locais,
  • ser pontual e estar no local pelo menos 15 minutos antes da hora determinada,
  • estar atento, quando tiver de esperá-lo ou esperar seu(s) cliente(s)  para recebê-lo(s) e abrir-lhe(s) a porta no momento adequado,
  • mostrar um bom comportamento, boas maneiras e atitude solícita,
  • manter estrita confidencialidade em todas as conversas e informações ouvidas durante o percurso,
  • estar atento e disponível se surgir chamada imediata, incluindo fins de semana, e, sobretudo,
  • ter comportamento calmo e racional, sob  as condições estressantes do trânsito,
  • abster-se completamente de linguagem e gestos inadequados ou abusivos,
  • seguir suas instruções e suas solicitações e a de seus do clientes,
  • abster-se de participar de conversas  com o cliente, e, por último,
  • ser cortês, estar bem vestido, alinhado, barbeado, bem penteado e com bom preparo e higiene pessoal, conforme suas instruções.

Vantagens da terceirização de motoristas executivos

São muitas as vantagens de terceirizar um motorista executivo, mas a maior delas é a economia de seu tempo.

Você deve se concentrar apenas no seu trabalho, na reunião que vai participar, na reunião com o cliente e não com as condições de trânsito ou pior, horários de transporte público ou cancelamento de motorista de aplicativos e a busca exaustiva por um táxi. Você só vai sentir o tempo passar e nada do transporte chegar.

Graças a um motorista executivo, essa espera acabou. Além disso, suas mãos estão livres enquanto o motorista executivo terceirizado lhe conduz ao seu destino com conforto.

Sem mencionar a despreocupação se, por ventura, no almoço ou jantar de negócios, for conveniente, para comemorar o fechamento de um excelente negócio, degustar uma taça de vinho.

O que é gestão de almoxarifado?

Seja a gestão de almoxarifado na administração pública ou em empresas privadas, é necessário estar ciente de algumas particularidades relevantes para a eficácia desta função. Mas, afinal de contas, do que se trata a gestão de almoxarifado?

Gerir um almoxarifado é sinônimo de administrar assertivamente o seu depósito, ou seja, onde você armazena a mercadoria que produz ou recebe de fornecedores, e depois distribui ao cliente final por meio de loja física, televendas ou loja virtual.

Dessa forma, o gerenciamento do estoque é o ato de organizar e controlar a entrada e saída de todos os produtos para garantir que seu negócio funcione da melhor forma possível e até impulsionar suas vendas!

Não há dúvidas de que a gestão do almoxarifado é primordial para qualquer comércio. Até porque, você não quer vender um item que não vai conseguir entregar para seu freguês porque já esgotou no estoque, não é mesmo?!

Este transtorno é comum em empreendimentos que não possuem uma gestão de almoxarifado eficaz, prejudicando a experiência de compra do consumidor que atribui uma opinião negativa à empresa, resultando em insatisfação e má reputação do estabelecimento.

Como controlar o almoxarifado?

O funcionário responsável pela gestão do almoxarifado deve trabalhar para manter tudo muito bem acomodado e identificado.

O ideal é que os produtos sejam etiquetados, de preferência divididos conforme o valor e procura, como, por exemplo, distribuir e nomear a mercadoria em três grupos, A, B e C:

  1. Produtos de alto valor com baixa frequência de vendas;
  2. Produtos de valor médio com frequência de vendas moderada;
  3. Produtos mais em conta e com alta frequência de vendas.

A mesma estratégia é válida para o armazenamento dos itens, privilegiando aqueles que tem maior saída, que devem ficar em prateleiras ou recipientes de acesso fácil e rápido.

O que é gestão de almoxarifado

Qual a importância de um almoxarifado?

Existem muitas vantagens quando o assunto é manter seu estoque funcionando perfeitamente. Mas os três maiores benefícios em investir na contratação de um gestor de almoxarifado são:

  • Gerar relatórios e receber dados importantes sobre o seu estoque, facilitando a reposição de suprimentos antes mesmo de acabar;
  • Precisão na emissão de pedidos, sem erros, danos na mercadoria ou armazenamento inadequado que impacta a qualidade;
  • Permitir um atendimento mais veloz a todos os pedidos, reduzindo a chance de erros, trocas, envio incompleto e atrasos na entrega.

Com isso, o empreendedor pode lidar com outras atividades vitais para otimizar seu negócio e sua marca, delegando a tarefa de controlar o estoque para o gestor de almoxarifado.

Obviamente, é importante treinar, capacitar e ainda acompanhar o desempenho do mesmo. Mas calma!
Você não precisa se preocupar com o recrutamento de um colaborador de
gestão do seu almoxarifado, e nem em gerenciar os trâmites legais do cargo. Você pode terceirizar os serviços de almoxarifado com uma empresa especialista.

Terceirização de Mensageria

A gestão e circulação de documentos e malotes é um serviço, que, quando executado de forma eficiente e por profissionais de confiança, confere à organização a tranquilidade necessária para conduzir os seus negócios de forma mais efetiva e dedicada.

O que é Mensageria?

Os serviços de mensageria inclui buscar e entregar mensagens, pacotes e outros itens, transportando entre locais pré-determinados.

A viagem pode ser realizada a pé, de bicicleta, moto, veículo ou transporte público. Os serviços de mensageria precisam ser seguros e confiáveis, além de conhecer o tipo de prática preferidas da empresa ou gestores.

Para um serviço de mensageria mais eficiente, é preciso contar com a pró-atividade do profissional, planejando as melhores rotas para as suas entregas.

Vantagens da Mensageria

Para atingir seu objetivo principal de pegar e entregar documentos ou mercadorias, os Mensageiros desempenham várias tarefas.

Confira agora os benefícios que seu negócio pode usufruir ao contratar a mensageria terceirizada:

Mantém a Confidencialidade

O serviço de mensageria encarrega seus empregados frequentemente a transportar documentos que contém informações sigilosas e confidenciais.

Trata-se de um compromisso rigoroso para levar os documentos sem visualizar ou revelar qualquer informação sem permissão.

Com isso, sua empresa depende da integridade da função de mensageria, enquanto lida com este tipo de material.

Agrega Maior Agilidade

Devido à natureza do trabalho, o serviço de mensageria depende de mobilidade física rotineiramente.

Portanto, é comum que estes especialistas precisem usar meios como bicicleta ou até mesmo caminhem certa distância pelo centro da cidade, por exemplo, ou em locais de grande concorrência em vagas de estacionamento.

É certo que estes modos de transporte exigem maior esforço físico e requer mais energia do que dirigir um veículo ou pilotar uma moto.

Isso sem contar que o manuseio de materiais frágeis ou pastas um pouco mais pesadas também pode fazer parte de suas tarefas diárias à medida que eles carregam e descarregam as demandas.

Planeja e Executa as Rotas

A eficiência é fundamental para o sucesso dos Mensageiros. Ao trabalhar em uma cidade grande, ele precisa planejar rotas que garantem viagens mais rápidas.

Um grande diferencial podem ser os aplicativos de mapeamento de trânsito ou que dispõem horários de circulação do transporte público.

Dessa maneira, é possível conectar endereços e seguir com sucesso as instruções para seus destinos.

No caso de uma rota ser comprometida, cabe ao serviço de mensageria garantir a máxima pontualidade, determinando caminhos alternativos para chegar ao destino o mais rápido possível.

Contorna Imprevistos

Por falar em comprometimento de entrega, o serviço de mensageria também inclui a organização essencial para contornar problemas e propor soluções assertivas – assim como todas as profissões, não é mesmo?!

Aqui, muitas vezes, o mensageiro deve possuir capacidade resoluta e proatividade ao se deparar com dificuldades e procedimentos burocráticos nos locais de coleta ou entrega de documentos.

Pode acontecer da mercadoria não estar pronta para recolhimento, embalagem danificada ou transtornos relacionados aos endereços, por exemplo.

Por isso, a prescrição da rota, bem como o cálculo de desvios e possíveis atrasos, são habilidades imprescindíveis ao serviço de mensageria na hora de superar os imprevistos.

Auxiliar Administrativo

Se existe um cargo que é extremamente importante para a administração de qualquer tipo de empresa ou segmento, este é o auxiliar administrativo.

Esse assistente administrativo, muitas vezes associado ao balcão, secretaria ou recepção, é alguém que executa tarefas administrativas e organizacionais de rotina. Eles também podem gerenciar arquivos, mensagens e fornecer suporte a outros funcionários.

O que faz o Auxiliar Administrativo?

Embora os auxiliares administrativos trabalhem em todos os setores, muitos estão concentrados em empresas e instituições que possuem escritório, como, repartições públicas, empresas de contabilidade, consultórios médicos, firmas de advocacia, etc.

Isso porque para assegurar a devida organização das firmas, nem sempre os proprietários, diretores ou sócios podem se dedicar às tarefas administrativas, como atender telefone, organizar documentos, atualizar planilhas financeiras, encaminhar relatórios aos outros setores, etc.

Auxiliar Administrativo

Conheça 17 práticas do Assistente Administrativo

Por isso, a contratação de um auxiliar administrativo é uma ótima medida para otimizar seu cotidiano corporativo.

Entre outras práticas, o assistente administrativo executa:

  1. Atende, recepciona e acolhe ou também pode direcionar visitantes;
  2. Responde e-mails, manipula chamadas telefônicas, podendo atuar também como telefonista;
  3. Acompanha contrato e/ou prestação de serviços terceirizados como os fornecedores, por exemplo;
  4. Recebe, classifica e distribui a correspondência diária para a equipe;
  5. Envia relatórios para os clientes quando necessário;
  6. Cria, armazena e revisa diversos documentos de escritório, como comprovantes de pagamento, faturas, relatórios, informativos e outros registros administrativos;
  7. Efetua pesquisas e coleta dados de diversas ferramentas que serão consolidados em relatórios;
  8. Atualiza mailing ou listas de contatos (clientes);  
  9. Digitaliza documentos físicos para armazenamento online, auxiliando a manutenção de banco de dados;
  10. Agenda e coordena reuniões e entrevistas;
  11. Acompanha o calendário de fluxo de trabalho;
  12. Reserva e prepara salas de reunião ou salas de conferência para maximizar a eficiência do tempo;
  13. Contrata planos de viagem para executivos da empresa;
  14. Elabora planilhas de controle de viagens aéreas/terrestres/motoristas particulares;
  15. Pode ajudar na manutenção da clientela, acompanhando o relacionamento com o cliente, além de interagir quando necessário;
  16. Solicita a reparação e manutenção de equipamento de escritório, suprimentos e substituição de materiais conforme instrução, preenchendo relatório de despesa;
  17. Garante que a área de trabalho esteja limpa e organizada solicitando o serviço de limpeza.

Basicamente, o auxiliar administrativo pode gerenciar a programação diária de um executivo, configurando seus compromissos pessoais e profissionais; ou atuando como elo de ligação entre a empresa e seus fregueses, sendo o primeiro contato ou cartão de visitas das organizações.

Por meio de planilhas e softwares, os assistentes administrativos organizam o banco de dados, produzem apresentações e diversas outras funções que variam de acordo com a experiência do auxiliar, além das atividades e procedimentos essenciais ao ramo de atuação da empresa.

Por que o Auxiliar Administrativo é importante?

Como você pôde perceber, o trabalho de um assistente administrativo é extremamente relevante porque envolve várias rotinas fundamentais para o bom andamento de outras áreas da empresa.

Além disso, quando bem treinado, esse auxiliar possui capacidade para se tornar o “braço direito” de diretores e gerentes, podendo, inclusive, ser promovido a secretária executiva ou assistente executivo de acordo com a sua performance.

Portanto, não deixe de considerar a contratação de um auxiliar administrativo para ajudar na organização do seu negócio.

O que é Trade Marketing?

Trade marketing consiste na execução de atividades promocionais para aumentar a demanda de produtos nos locais onde o consumidor realiza a compra, seja em um supermercado ou em um shopping, por exemplo.

Existem várias formas de fazer essa promoção, como por exemplo garantir a exibição dos produtos nas prateleiras e a divulgação deles por meio de vendedores.

Para que serve o Trade Marketing?

O objetivo? Fortalecer a marca, conquistar mercado e, claro, aumentar as vendas.

Os fabricantes, empresas que produzem mercadorias para venda, usam o trade marketing para vender seus produtos a varejistas, atacadistas e distribuidores, conhecidos também como parceiros da cadeia de suprimentos.

Segue abaixo exemplos práticos de trade marketing:

  • instalação de um PDV (ponto de vendas), expondo todos os produtos da empresa para reconhecer e resolver as dores que podem surgir no momento da compra;
  • montar vitrines atrativas, que são responsáveis por 70% das operações no ponto de venda;
  • contratação de supervisores de loja;
  • operadores e gerentes de caixa;
  • e repositores para a reposição de produtos na gôndola.

 

Ações de trade marketing

Merchandising

As atividades de merchandising são realizadas fora do PDV, podendo ocorrer em diversos lugares ou situações, e tem como objetivo fidelizar o cliente e fazê-lo tentar se lembrar da marca.

As ações podem ser: amostras gratuitas, demonstração no local, preços, caixas de estantes, ofertas especiais, entre outas.

Operadores de caixas

É uma profissão necessária para empresas que trabalham com qualquer tipo de vendas. O operador de caixa cumpre um papel importante no atendimento ao consumidor e o contato direto com ele ajuda na fidelização do cliente.

Repositores

Abastecer, organizar e limpar gôndolas, ilhas e prateleiras de estabelecimentos comerciais. Os produtos devem ser expostos de forma atrativa e em locais estratégicos do ponto de venda.

Vendedores

Um vendedor compreende o comportamento do consumidor e faz o atendimento ao cliente usando técnicas de vendas e negociação, imprimindo sua marca pessoal visando realizar vendas e fidelizar clientes.

Promotores que contam com o auxílio da tecnologia, por exemplo, conseguem captar informações sobre ruptura, estoque, preço, share de gôndola e exposição de produtos em tempo real, enviando os dados de cada PDV imediatamente ao back-office através de um aplicativo de trade marketing instalado no celular.

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