Como Escolher uma Empresa de Limpeza e Conservação

Limpeza e Conservação 02-dez || Limpeza e Conservação

Descubra Como Escolher uma Boa Empresa de Limpeza e Conservação

Como já tratado em posts anteriores, a presença de empresas de limpeza e conservação, entre outros serviços terceirizados, é cada vez mais comum em hospitais, condomínios residenciais e comerciais, resorts, etc. Na realidade, é difícil encontrar exemplos de estabelecimentos que não terceirizam estas atividades.

O fato é que a terceirização destas funções, quando conduzida por uma empresa idônea e focada em inteligência e gestão operacional, oferece, não só tranquilidade aos clientes e uma maior qualidade na execução dos serviços, como também, em muitos casos, uma redução de custos através de ganhos de produtividade.

Mas, como avaliar e decidir qual empresa contratar? A dica é fugir da armadilha do preço (muito) baixo!

Fatores Importantes ao Escolher uma Empresa de Limpeza e Conservação

Quando falamos de terceirização de serviços, se sua demanda não engloba a utilização de equipamentos específicos, estamos essencialmente falando de pessoas. Sendo assim, aproximadamente 90% do preço cobrado pelas empresas é composto de custos obrigatórios, como salários, encargos sociais e previdenciários, benefícios, segurança do trabalho, contribuições sindicais e provisões para férias e 13º salário.

Isto quer dizer que, em geral, uma variação de mais de 10% entre preços de empresas que estão realizando uma cotação para atender a uma mesma demanda, pode apontar para eventuais negligências. Elas podem ocorrer, por exemplo, no pagamento de valores obrigatórios, devidos aos funcionários terceirizados. Percebe-se que é algo, obviamente, errado e que gera riscos para você.

Ter a certeza de que o valor apresentado pela empresa contempla o montante necessário para atender à legislação e às normas sindicais é necessário, mas não suficiente para garantir uma boa experiência com a empresa escolhida.

Sendo assim, separamos alguns pontos essenciais para guiar você nessa escolha:

Idoneidade na Gestão Fiscal e Trabalhista

Ao fazer cotações em empresas de conservação e limpeza de vidros, solicite o envio das certidões de débitos trabalhistas, o certificado de regularidade junto ao FGTS e a certidão negativa unificada da Receita Federal. Esta atesta, não somente a regularidade no pagamento de impostos federais, mas também o recolhimento correto dos encargos previdenciários, principalmente do INSS.

Estas certidões devem ser enviadas pelo prestador de serviços, mensalmente.

Foco em Segurança

Quem é síndico sabe que assegurar a segurança dos moradores inclui a atualização constante de projetos de incêndio, conferência da escadaria do edifício, condições do corrimão, entre outras particularidades. Mas aqui, estamos falando de outro tipo de Segurança, tão importante quanto.

É preciso entender quais são os processos de Segurança do Trabalho que cada uma das empresas adota e como elas se certificam que estes processos estão sendo corretamente conduzidos. Procure saber qual a periodicidade de troca dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) de cada uma das funções contidas em seu contrato e como a empresa pretende controlar o uso correto destes equipamentos.

Faça questão de entender todo o plano de Segurança do Trabalho previsto para o seu atendimento. Este fator é vital, tanto por motivos óbvios como a qualidade de vida do trabalhador, quanto para evitar problemas futuros no âmbito trabalhista.

Gestão Financeira Conservadora e Focada em Liquidez

Assim como em qualquer outra empresa, a gestão financeira pode ser tanto um ativo quanto um grande problema. A diferença é que em empresa de limpeza e conservação e outros serviços terceirizados, como portaria e segurança patrimonial, o maior custo são pessoas.

Isso quer dizer que, quando as coisas vão mal para empresas deste setor, há grandes chances de acontecerem negligências no pagamento de valores devidos aos funcionários. Se, eventualmente, estes funcionários estiverem alocados em seu contrato, isto pode significar muita “dor de cabeça”. Por isto, é muito importante solicitar do seu prestador de serviços as comprovações periódicas das suas posições de liquidez, sejam elas posições de investimentos ou de caixa.

Inteligência e Gestão Operacional

Quando contratamos uma empresa especialista na prestação de um certo serviço, esperamos dela algo a mais do que você conseguiria executando por conta própria este mesmo serviço. Afinal, esta é toda a ideia da terceirização! Por isto, exija das empresas que você escolheu para fazer sua cotação algo a mais do que simplesmente a disponibilização de funcionários terceirizados.

A Delta Facilities é uma das mais especializadas empresas em serviços terceirizados de limpeza e conservação. Independentemente do tamanho ou da complexidade da operação, possuímos todos os recursos tecnológicos e de gestão e equipamentos necessários para gerar ganhos de produtividade e redução de custos.

Delta: uma das Melhores Empresas de Limpeza e Conservação

Conte com o Grupo Delta Facilities: (31) 3308-9437 | contato@deltafacilities.com.br

Gostou do post? Deixe seu comentário