Guia Completo de Segurança Patrimonial

16-jan || Portaria e Segurança Patrimonial

Contratar serviços de portaria e segurança patrimonial é poder contar com profissionais especializados em proteger seu estabelecimento, escritório, loja ou evento contra riscos e crimes de naturezas diversas.

Com o alto índice de delitos, sobretudo em algumas regiões, este perito em segurança passou a ser cada vez mais procurado por pessoas físicas e jurídicas.

Você vai entender neste guia completo porque a segurança patrimonial é tão importante para criar uma atmosfera mais segura em seu negócio, confira!

Segurança Patrimonial: o que é?

Abraham Maslow, psicólogo norte-americano, criou a Pirâmide de Maslow provando que todo ser humano tem necessidades de segurança, seja do próprio corpo, da saúde, de seus valores, da família, do emprego e também de sua propriedade.

Logo, segurança patrimonial significado envolve vários aspectos para atender à necessidades que as pessoas demandam, comprovadamente.

Segurança Patrimonial Conceito

O conceito de segurança patrimonial pode ser resumido assim:

Segurança Patrimonial é o conjunto de estratégias preventivas com o objetivo de reduzir perdas patrimoniais em empresas, condomínios ou residências.

Porém, para proteger estrutura, equipamentos, veículos, documentos, ativos financeiros e a própria vida, a segurança patrimonial deve estar integrada com outras medidas não menos importantes.

É o caso de porteiros treinados que identificam cuidadosamente cada visitante; os controles de acesso físicos e os sistemas de segurança eletrônica, como alarme, cerca elétrica ou câmeras de segurança.

Cabe ressaltar que o vigilante ou responsável em proteger o eficício ou condomínio sabe operar todo esse sistema, incluindo rádios e dispositivos de comunicação.

Imprescindível ainda é que este funcionário seja qualificado para a função, com certificação comprovada em:

Curso de Segurança Patrimonial;

Ou Curso de Segurança e Vigilante.

A Importância da Segurança Patrimonial

Independentemente do tamanho e do tipo, todas as empresas são vulneráveis ​​e lidam diariamente com várias preocupações relacionadas à segurança.

Exemplos disso são assaltos ao caixa ou aos próprios empregados; desentendimentos mais sérios que podem ocorrer entre os mesmos; clientes muito exaltados; vandalismo contra o patrimônio, entre outros transtornos.

Combatendo Ameaças

Todos estes problemas representam potenciais ameaças:

  • Aos escritórios ou imóveis comerciais;
  • Ao conteúdo armazenado no recinto (produtos/mercadoria);
  • À integridade física dos frequentadores (colaboradores, fornecedores e clientes);
  • À infraestrutura das instalações;
  • E, obviamente – algo bem delicado de contornar – à reputação do seu negócio!

Por isso, todo proprietário de um negócio, deve conscientizar-se sobre a importância de otimizar a segurança da firma com a contratação da segurança patrimonial.

Conheça algumas vantagens:

7 Benefícios da Segurança Patrimonial para a Sua Empresa

1) Reduz a possibilidade de delito no local de trabalho

Uma equipe de segurança patrimonial competente protege a sede da empresa, minimizando a ocorrência de assalto e violência.

Eles são especialistas em detectar previamente atividades suspeitas, e tomar atitudes imediatas, antes que a circunstância se transforme em oportunidade para o transgressor.

A presença de seguranças profissionais armados no local de trabalho também inibe a atuação de infratores no empreendimento.

Além disso, eles podem ajudar a polícia e outros departamentos de segurança pública a solucionar delitos em locais com sistemas de vigilância por vídeo.

2) Aumenta a sensação de segurança

Guardas de segurança também contribuem para melhorar a ideia de proteção que as pessoas têm no local de trabalho, incluindo os proprietários, diretores, funcionários e seus clientes.

Pesquisas divulgadas nos Estados Unidos confirmam que funcionários sentindo-se mais seguros e protegidos costumam desempenhar melhor suas funções.

Ou seja, contratar segurança patrimonial pode ajudar a elevar consideravelmente a produtividade de seus colaboradores.

3) Fornece atendimento básico a clientes/visitantes

A equipe de segurança patrimonial não só protege o ambiente corporativo, como também concede informações básicas ao público.

É o caso de grandes comércios ou centro de compras, onde o consumidor leva ao segurança diversos tipos de questionamento.

Outra utilidade da segurança patrimonial é a saída de um funcionário tarde da noite, por exemplo, necessitando da companhia do vigilante até o estacionamento da empresa.

Esses cuidados agregam uma visão de empresa responsável, onde todos se sentem mais seguros com a presença do agente de segurança patrimonial.

4) Supre falhas de sistemas de segurança

A segurança patrimonial continua atuando caso sistemas de segurança não funcionem corretamente, como na ausência de energia elétrica, por exemplo.

Como qualquer falha eletrônica pode representar uma brecha para as atividades criminosas, a segurança patrimonial é indispensável, mesmo com outras ferramentas complementares.

5) Mantém a atmosfera corporativa em ordem






Em se tratando instituições financeiras com portas giratórias detectadoras de metais ou armas de fogo, a segurança patrimonial pode ser decisiva para manter o cotidiano funcionando normalmente.

Isso porque controlar quem entra e sai, ou ter que tomar providências quando o alarme dispara, definitivamente, não deve ser uma função do administrador ou gerente, por exemplo.

Deixe por conta do agente de segurança que mantém a ordem do local de trabalho, garantindo uma rotina tranquila de trabalho e o acesso seguro dos frequentadores.

6) Eles mantêm suas instalações sob vigilância

Os peritos em defesa patrimonial rondam sua propriedade, monitoram câmeras de segurança, controlam operações rotineiras, gerenciam alarmes e acionam portões eletrônicos, impedindo o acesso de pessoas indesejadas.

Com ampla atuação, eles podem suspeitar de circunstâncias arriscadas e suprimi-las antes que a ação criminosa se concretize.

7) Ajuda a gerenciar multidões e greves

No caso de manifestações, greves ou grupos de pessoas reunidas para protestar – geralmente em empresas de grande porte – a segurança patrimonial consegue trabalhar para conter os manifestantes, mantê-los afastados ou impedir que danifiquem a sede.

Esse tipo de protesto se tornou comum no Brasil, em todas as cidades. Por isso, os proprietários preferem a prevenção de tumultos da multidão que possam atingir sua empresa ou funcionários.

Para estes momentos, conte com a segurança patrimonial, uma medida eficaz para evitar que seus clientes fiquem inibidos de acessar seu comércio durante esse tipo de situação.

Infelizmente, muitas pessoas deixam de comprar porque temem se machucar ou envolver na confusão das ações policiais usadas para dispersar a aglomeração.

Empresas de Segurança Patrimonial em BH

Agora que você já compreendeu a relevância da segurança patrimonial para empresas, chegou a hora de contratar uma parceira confiável para a função.

Quem busca Empresa de Segurança Patrimonial BH, precisa avaliar a experiência da mesma, a capacidade dos técnicos em segurança e ainda se o preço de contratar segurança patrimonial condiz com seu orçamento.

Além destes fatores, confira outros requisitos antes de contratar uma empresa de segurança patrimonial em BH:

  • Dê preferência à companhias com sede em BH ou região para um atendimento mais prático, rápido e em conta;
  • Verifique se os profissionais recebem treinamento atualizado constantemente, ou avaliações psicológicas com frequência;
  • E não se esqueça de analisar a reputação da empresa e há quanto tempo atua no mercado nessa especialidade.

Serviço de Segurança Patrimonial BH

Antes de selecionar uma empresa de segurança patrimonial Belo Horizonte, você precisa conferir o serviço de excelência fornecido pela Delta Facilities.

Embora a Delta não seja uma organização específica de segurança patrimonial, temos um diferencial imperativo que a maioria das empresas não oferece. Descubra:

Confiança e Credibilidade

A Delta Facilities é especialista em processos seletivos, treinamento e capacitação de profissionais qualificados.

Por isso, fornecemos o serviço de consultoria de terceirização de mão de obra solicitadas por grandes empresas de BH e região metropolitana.

Somos certificados e atuamos especialmente em diversos tipos de processo seletivo voltados para o profissional de segurança patrimonial.

Lembre-se que eles precisam ser aprovados no curso de segurança patrimonial ou curso de segurança e vigilante, além da familiaridade, habilidade e competência na profissão.

Entre em contato com a Delta Facilities e saiba como contratar segurança patrimonial perfeita para atuar em seu evento, empreendimento e residência.

Ou navegue em nosso site para conhecer nossa ampla gama de soluções em terceirização de serviços.

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