O que é Limpeza Industrial?

Na limpeza industrial é feita a higienização e desinfecção de todos os equipamentos e superfícies utilizadas, retirando não somente resíduos de materiais e acúmulo de sujeira, eliminando qualquer sujeira visível, mas também aquelas que não podemos ver, como bactérias e microrganismos.

Os serviços de limpeza industrial podem incluir uma ampla gama de atividades direcionadas a um nicho específico de empresas que atuam principalmente no espaço industrial e fabril.

Qual é a diferença entre serviços de limpeza comercial e limpeza industrial?

Enquanto a limpeza e conservação comercial está mais voltada para remover a poeira dos escritórios e manter os espaços agradáveis para receber colaboradores e potenciais clientes, a limpeza industrial se compromete, especialmente, com os operários.

Dessa forma, esse serviço visa tornar o campo mais organizado, evitando a contaminação por produtos químicos ou acidentes devido ao derramamento de líquidos, além do descarte adequado de materiais diversos.

Outro fator diferente é que a limpeza industrial é bem mais versátil que a limpeza e conservação corporativa, visto que suas funções variam conforme o tipo de indústria e a matéria prima que utiliza, componentes e produto final.

Logo, seus resíduos são variáveis, assim como o tipo das máquinas e equipamentos que serão higienizados pelo agente de limpeza industrial.

Manutenção e Limpeza Industrial

Portanto, é válido ressaltar que, normalmente, os serviços de limpeza industrial incluem um foco prioritário em segurança, prevenção e planos de limpeza personalizados para atender às demandas específicas de variados tipos de indústria.

A partir disso, são elaborados métodos específicos de limpeza, padrões e materiais diferenciados (escadas especiais, rolos de longo alcance, etc) que podem precisar ser usados.

O que Faz um Auxiliar de Limpeza Industrial

A limpeza industrial pode incluir, mas não está limitada a:

  • Cuidados com o chão;
  • Limpeza de estofos;
  • Saneamento de banheiros;
  • Limpeza de máquinas e equipamentos;
  • Remoção de lixo;
  • Saneamento de superfícies planas, como balcões, prateleiras, etc.;
  • Limpeza de paredes, obstruções de portas e placas;
  • Serviço de zeladoria e cozinha;
  • Limpeza de janelas / vidros;
  • Remoção de detritos de construção;
  • Serviços de portaria do dia;
  • Gerenciamento / manutenção de instalações.

Por que Considerar Serviços de Limpeza Industrial?

Sem dúvida alguma, a forma como você mantém seu espaço de trabalho diz muito sobre como você administra seus negócios.

Os detritos e as condições insalubres podem não ser apenas um desvio, eles podem criar uma grande responsabilidade de segurança. Além disso, conheça outros benefícios da limpeza industrial:

Melhora a Saúde

Sujeira, detritos, contaminação, germes e bactérias causam problemas de saúde para quem trabalha ou frequenta o espaço da produção.

Com um galpão limpo e higienizado, as queixas e atestados relacionados às doenças respiratórias e alergias, certamente, serão reduzidos.

Promove o Bem-estar

Estudos mostraram que funcionários que trabalham em um local onde onde a limpeza e a segurança são priorizadas, se sentem mais felizes e são mais produtivos.

Quando as responsabilidades de organização e de limpeza fazem parte da cultura geral do negócio, os trabalhadores fazem o mesmo, o que, por sua vez, impulsiona o bem estar de todos os operários.

Aumenta o Foco

A limpeza industrial é uma responsabilidade de todos, mas nenhum deles é treinado para higienizar além do seu próprio espaço, ou seja, as áreas de comum convivência.

Mesmo assim, não é possível que o colaborador se concentre em várias tarefas ao mesmo tempo, sobretudo em se tratando do cotidiano corrido de fábricas e indústrias, com trabalho mecanizado e, normalmente, operando máquinas e/ou equipamentos pesados.

Por isso, é extremamente relevante preparar uma pessoa especificamente para a função. Isto porque, como você já viu, a limpeza do ambiente industrial é meticulosa e requer o conhecimento de técnicas específicas de um profissional altamente capacitado.

Manutenção e Limpeza Industrial em BH

Como a experiência e confiabilidade do profissional de limpeza industrial são imprescindíveis para o sucesso na função, a contratação de uma conservadora da mesma forma, deve priorizar a confiança, experiência e competência.

Não perca tempo com processos seletivos, buscando mão de obra especializada e, posteriormente, gerenciando mais um profissional em seu negócio.

Conte com o Grupo Delta Facilities que está há anos no mercado selecionando os melhores profissionais, e aumente a produtividade da sua firma com o auxiliar de limpeza industrial!

Continue lendo:

Abrir Conversa
Precisa de ajuda?