Merchandising é uma ferramenta de Marketing, formada pelo conjunto de técnicas responsáveis pela informação e apresentação destacada dos produtos no ponto de venda, de maneira que acelere sua rotatividade.
Trata-se de uma atividade de promoção de vendas de mercadorias.
As atividades de merchandising podem incluir técnicas de exibição, amostras gratuitas, demonstração no local, preços, caixas de estantes, ofertas especiais e outros métodos de ponto de venda.
Tão antigo como o próprio comércio, o merchandising é esse retrato: compradores e vendedores em relacionamentos dinâmicos, nos quais o primeiro se concentra em fornecer mercadoria com valor suficiente para realizar a venda e o segundo, na posição de quem está a pensar se vale ou não a pena comprar.
Se levarmos em conta todo o comércio mundial, da mais sofisticada loja de departamentos ao mercado mais simples de um povoado, o que vemos hoje como novas técnicas de merchandising são simplesmente novas perspectivas sobre o que já existe e é praticado há milênios.
Haja vista as técnicas criadas no decorrer do anos.
Por exemplo, o uso atual de hologramas para chamar a atenção dos visitantes de shopping centers não é tão diferente da técnica usada pelo encantadores de serpentes para chamar a atenção dos turistas para suas barracas.
Vale dizer que as técnicas de merchandising são sempre muito importantes, seja para vender iPhones ou simplesmente para vender pãezinhos de sal na padaria.
Observe algumas das principais estratégias e formas mais populares de atrair compradores:
- vitrines bem posicionadas, coloridas e no lugar certo,
- agrupamento de produtos relacionados,
- perfeita sinalização de prateleira bem abastecidas,
- anúncios na loja com a mercadoria,
- amostras e brindes,
- itens promocionais em destaque.
Embora vendas e merchandising sejam duas funções intimamente relacionadas, elas não são a mesma coisa. Merchandising é o processo de levar um cliente a uma venda, enquanto o termo “vendas” se refere a um consumidor que realmente seleciona um produto e conclui uma transação de compra.
Por exemplo, um banner exibido de forma destacada, que leva a um guia de presentes especiais, pode inspirar e atrair o consumidor a adicionar um produto ao carrinho de compras, que é merchandising, e, quando o cliente termina a compra, é classificado como vendas.
Para que serve o Merchandising?
Merchandising é toda ação que visa ao planejamento e à estratégia na operacionalização de atividades que se realizam cotidianamente no comércio.
Já que todo lojista tem como meta a exposição e a apresentação de seus produtos de maneira adequada, de forma a criar impulsos de compra na mente dos consumidores Por isso, a importância do merchandising.
Ao usar as estratégias do merchandising, o empresário terá:
- Variedade: o merchandising pode mostrar aos clientes a variedade que o lojista possui, ressaltando uma boa seleção de produtos para que o cliente possa escolher.
- Posicionamento do produto: com uma ótima estratégia de merchandising, o lojista pode colocar produtos adicionais ao alcance de seus clientes.
- Promoção: o merchandising ajuda na escolha do lugar ideal para que o lojista possas colocar seus produtos em promoção em uma área específica, tanto no site como na loja.
Dessa forma, o benefício final do merchandising será o aumento das vendas e, por conseguinte, maior lucro.
As lojas que investem em merchandising desfrutam de uma variedade de benefícios, são eles:
- maiores lucros,
- compradores mais satisfeitos,
- compradores que ficam mais tempo na loja,
- giro de estoque mais rápido,
- maior lealdade à marca,
- maior reconhecimento da marca.
Qual é a função do Merchandising?
Sabemos que, quando se fala em Merchandising, o conceito torna-se bem amplo. Isso porque é uma técnica que trata de vários aspectos do produto, sendo um deles a apresentação correta do produto ou serviço, além de uma boa apresentação do produto em locais previamente estudados.
Grande parte dos comerciantes sabem que o merchandising é uma forma eficaz e lucrativa, em razão de ser a única mídia que une em um só ponto os três elementos chaves para a concretização de uma venda:
- o consumidor,
- o produto, e
- o dinheiro.
Nesse sentido, os comerciantes estão cada vez mais propensos a mudanças. Para eles o que é fundamental são as novas tecnologias.
Assim, a função do merchandising está baseada em ciclos e na variedade que eles desempenham.
A título de exemplificação, os comerciantes que têm como ponto central de seu negócio lojas de chocolates, já reconhecem que mais de 80% de suas vendas totais durante ocorrem durante a temporada de festas.
Sendo assim, para esses comerciantes conseguirem praticarem forte estratégia de merchandising, é importante criarem constantemente novos chocolates, descontos e displays atraentes, especialmente nos meses de maio – dia das mães, março, abril – Páscoa e dezembro – Natal e festas de confraternizações, com amigo oculto e muita troca de presentes.
O que faz um profissional de Merchandising?
Merchandising é um instrumento que compõe as atividades de marketing.
Trata-se de qualquer técnica, ação ou material promocional usado no ponto-de-venda que proporcione informação e melhor visibilidade a produtos, marcas ou serviços, com o propósito de motivar e influenciar as decisões de compra dos consumidores.
O profissional de merchandising está incumbido pela apresentação do produto em destaque na loja, no sentido de criar espaço e visibilidade.
É o profissional que atua na área de mídia externa e interna e é responsável pelo desenvolvimento do projeto. Ou seja, é o profissional de merchandising que
- planeja,
- avalia,
- desenvolve,
- implanta,
- acompanha, e
- analisa o potencial do ponto de venda.
Para que a atividade do merchandising seja ideal, o profissional deve providenciar a colocação dos materiais promocionais adequados, de acordo com as necessidades da loja e do lojista, de maneira conquistar espaços no ponto de venda e pesquisar os melhores locais no interior das lojas.
O merchandiser é um profissional altamente qualificado dentro do quadro de vendas e de grande importância para os negócios de qualquer empresa.
Vale dizer que faz parte das atribuições de um merchandiser.
- ter conhecimento de mercado,
- fazer avaliação da concorrência,
- definir quais são pontos fortes e fracos dos produtos,
- ter conhecimento de estratégias de vendas e exposição de mercadorias.
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