Operador de empilhadeira terceirizado

O operador de empilhadeira possui diversas funções dentro de uma organização.

O operador deve fazer o armazenamento de paletes, a movimentação de materiais, a carga e descarga de veículos de transporte e a manutenção básica de empilhadeiras.

Existem documentação específica para operadores de empilhadeira?

A legislação brasileira prevê, por meio da Norma Reguladora nº 11 e da Portaria 3.214/78 do Ministério do Trabalho, as exigências legais para melhorar a segurança dos operadores de empilhadeiras.

São elas:

  •  o operador deve receber um treinamento específico, dado pela empresa, que o habilitará nessa função,
  • o operador de equipamentos motorizados deve ser habilitados e só podem dirigir se, durante o horário de trabalho, portarem cartão de identificação com nome e fotografia, em lugar visível, e
  • o operador deve conhecer os detalhes do equipamento em operação.

São as NR 11 e a NR 12 as normas relativas ao treinamento para operadores de empilhadeiras. Essa normas indicam como é a condução segura de máquinas e equipamentos.

É importante salientar que os profissionais devem ser bem instruídos para operar máquinas como as empilhadeiras, para que preservem sua segurança no ambiente de trabalho.

Tais recomendações evitam acidentes de trabalho, da mesma forma que instrui os operadores, fazendo com que eles, a cada dia, consigam operar melhor as empilhadeiras.

Já os requisitos para fazer o curso de operador de empilhadeira são:

  • ensino médio completo,
  • ser maior de 18 anos,
  • possuir Carteira de Habilitação Nacional (CNH) na categoria B ou superior,

As empilhadeiras tornaram-se equipamentos indispensáveis na fabricação e nas operações de armazenagem pelo mundo todo.

As empilhadeiras são conhecidas mundialmente por serem utilizadas nas indústrias, comércios e outros ramos que necessitam do uso e, como toda máquina útil, as empilhadeiras sempre devem estar em constante evolução para sua aplicação no transporte, voltada ao conforto, segurança, desempenho e facilidade de manutenção.

Para tornar-se um operador de empilhadeira, é preciso também  realizar um curso técnico que dispõe de diversos treinamentos específicos para tornar-se capaz de operar esse tipo de máquina.

Qual NR fala sobre empilhadeira?

São 2 as Normas Regulamentadoras relacionadas às empilhadeiras: NR11 e NR12.

A NR 11 que trata sobre transporte, da movimentação, armazenagem e manuseio de materiais, responsável por determinar as formas seguras de manusear materiais nas obras, é regulamentada pela portaria nº 3.214 do Ministério do Trabalho e Emprego, a NR 11.

De acordo com a NR11, o transporte de materiais e cargas, armazenamento e manuseio acontecem todos os dias em um canteiro de obras, em fábricas e indústrias. De forma que a NR11 garante a saúde e integridade física do trabalhador.

Além disso, a NR 11 estabelece medidas de segurança para o trabalho dos funcionários em transporte, armazenamento e manuseio de materiais e cargas, com a intenção de reduzir o número de acidentes no ambiente de trabalho, pois, frequentemente, este tipo de incidente acontece.

Já a NR12 tem como intenção a garantia de que máquinas e equipamentos estejam seguros para o uso do trabalhador.

A NR 12 foi criada em 8 de junho de 1978 pelo Ministério do Trabalho e Emprego –  MTEM.

A NR 12 requer informações completas sobre todo o ciclo de vida de máquinas e equipamentos, especialmente os de transporte, instalação, utilização, manutenção,  até a eliminação completa do equipamento.

De acordo com a NR 12,  o empregador deve criar e adotar medidas de proteção para o uso seguro de máquinas e equipamentos, especialmente aos trabalhadores portadores de deficiências envolvidos direta ou indiretamente com o trabalho.

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *