Facilities Integradas

Facilities Integradas

O conceito gestão de Facilities pode ser entendido, a princípio, como o gerenciamento de setores de atividades suporte de uma instituição. Pode-se exemplificar como atividades de apoio os serviços de limpeza, vigilância, manutenção, dentre outros.

Dessa forma, ao abordar o termo terceirização de Facilities, entende-se que empresas especializadas nesses tipos de serviços se tornam responsáveis pela gestão das atividades de Facilities da empresa contratante.

Instituições dos mais variados tamanhos, bem como hospitais, escolas, indústrias e condomínios, tendem a apresentar demandas crescentes pela terceirização de Facilities, podendo, ou não, contratar mais de uma opção desses serviços.

Observando o hábito de contratação de diversos serviços terceirizados por grandes empresas, chega-se ao assunto que será abordado no artigo de hoje: a gestão de Facilities integrada.

Como essa gestão pode ser estratégica para o seu negócio? A gestão de Facilities integrada interfere nos resultados finais da operação? Quais são os principais serviços e setores que podem optar pela gestão integrada de Facilities? Essas e outras dúvidas serão abordadas nesse artigo, confira!

Afinal, o que é exatamente a gestão integrada de Facilities?

A gestão de Facilities integrada pode ser compreendida como o gerenciamento conjunto de diferentes serviços. Quando contratada, a empresa de Facilities deve gerenciar todos os serviços designados.

Desse modo, a gestão inclui:

  • recrutamento de pessoas;
  • capacitação;
  • monitoramento das atividades realizadas;
  • conservação da infraestrutura da organização;
  • manutenção de equipamentos
  • e análise de resultados.

Esse sistema centraliza a gestão dos serviços terceirizados no comando de uma única prestadora de serviços, podendo citar, como exemplo, a realização de atividades como limpeza, segurança e portaria.

Neste caso, ao invés de se optar pela contratação unitária desses serviços, é possível que se contrate apenas uma empresa para prestá-los.

Por outro lado, a gestão de Facilities integrada não se restringe apenas à terceirização de serviços de um único segmento ou setor.

A gestão de Facilities integrada pode ser uma boa estratégia para a minha empresa?

A centralização dessa gestão pode gerar inúmeros benefícios para as empresas que contratam esses serviços e, consequentemente, para seus gestores.

Porém, a instituição deve ter em mente a estratégia que deseja traçar. Destacam-se entre os principais benefícios:

Redução de custos

Se uma empresa optar por um único contrato, existirá a diminuição de custos adicionais presentes nos contratos com diferentes prestadoras de serviços.  Os custos com materiais e recursos a serem utilizados nas operações poderão, também, diminuir.

A gestão desses materiais será realizada por uma única empresa, sendo assim, o processo de mapear as atividades das operações e os recursos a serem utilizados certamente contribuirá para que haja a diminuição dos gastos.

Gerenciamento de tendências e novas tecnologias

A supervisão realizada nas operações para análises de desempenhos será realizada de forma personalizada, porém, seguindo o padrão de qualidade em todos os diferentes serviços contratados.

Também será necessária a adoção de novas tecnologias para os setores terceirizados. De acordo com a demanda de cada cargo, será desenvolvido um sistema que padronize as técnicas e equipamentos utilizados em cada setor.

Um setor não será mais desenvolvido que outro, como exemplo, os setores de limpeza contarão com técnicas e equipamentos avançados da área, assim como o setor de manutenção também contará com equipamentos atuais, diminuindo os riscos e diferenças na qualidade dos resultados finais.

Maior eficiência

Funcionários terceirizados de diferentes posições serão capacitados de acordo com suas funções pelas empresas de Facilities. A capacitação contribuirá na construção de resultados eficientes e satisfatórios nas operações das empresas contratantes.

Um exemplo disso é a prática da terceirização dos serviços nos portos, onde muitas atividades e operações são desenvolvidas para garantir que todo o sistema de recebimento e entrega de cargas ocorra como o esperado. A terceirização pode ser feita desde movimentação e entrega de cargas, até o setor de segurança portuária. Dentre dos diversos serviços que podem vir a ser terceirizados nos portos, os principais são:

  • Conservação
  • Limpeza industrial
  • Logística interna
  • Manutenção industrial
  • Operação de cargas e descargas

Com o serviço é possível não só aumentar a qualidade e aprimoramento dos serviços, mas também oportunizar a redução de custos. Para que as operações e serviços sejam desenvolvidas de formas estratégica e segura, um diagnóstico minucioso avalia diferentes aspectos do empreendimento, como:

  • Análise de canais de acesso
  • Fatores meteorológicos
  • Infraestrutura
  • Reconhecimento de relevo

Como é possível reduzir os riscos em uma operação?

Qualquer ambiente de riscos passa por várias etapas de estudos até que as melhores mãos de obras, tecnologias e instrumentos sejam aplicados. Quando um empreendimento ou organização adota as facilities integradas, um prestador de serviços terceirizado ficará responsável por garantir a funcionalidade de todo o sistema.

Assim, é possível fazer o alinhamento não só de atividades portuárias, mas também de funcionários. Veja como é feita a redução na prática:

Mapeamento de riscos

Primeiro passo é identificar no porto quais são os possíveis riscos para funcionários, maquinários e instrumentos através de um mapeamento detalhado. Assim, é possível definir também uma metodologia para a melhor execução dos serviços.

Conheça as normas

Normas e regulamentos devem ser dominadas por qualquer empreendimento qualificado e seguro, especialmente quando se trata de atividades portuárias. São elas que irão apontar os procedimentos corretos para o trabalho na gestão e na manutenção dos portos, padronizando as atividades.

Planejamento

Com base no mapeamento, metas e estratégias internas, é possível traçar um plano de ação para todas as áreas em operação no âmbito portuário.

Treinamento de funcionários

O treinamento permitirá que os trabalhadores do porto fiquem capacitados para evitar acidentes e situações de risco, além de estarem aptos à todas as metas citadas no planejamento.

Uso de equipamentos

Fora isso, facilities integradas adéquam a realidade portuária através do uso de equipamentos de proteção, tanto coletivos quanto individuais, com a finalidade de reduzir os riscos proporcionados pelo ambiente de trabalho. Estruturas, máquinas e ferramentas adequadas também são fundamentais.

Realize a manutenção industrial

Para isso, o setor portuário precisa contar com uma rotina de manutenção efetivando reajustes e concertos de peças, maquinários e equipamentos. Esse é o grande diferencial de empresas como Petrobras e Hocrim.

Num complexo portuário existem vários tipos de manutenções que vem ser realizadas com o objetivo de evitar não só acidentes, mas também:

  • Perdas de máquinas
  • Perdas na produção
  • Demais ocorrências

Além da mão de obra, uma análise deve ser feita em toda a linha de produção portuária. Dessa forma é possível identificar quais setores oferecem maiores riscos para o empreendimento.

Como é possível reduzir os riscos em uma operação

Gestão estratégica: quais são os serviços que possuem maiores demandas?

A gestão de Facilities integrada pode ser realizada de diversas formas, conforme citado anteriormente. A instituição pode optar pela contratação de serviços que sejam complementares ao outro, sendo no caso, do mesmo setor.

Também é possível que as empresas contratem serviços de diferentes setores, como por exemplo: almoxarifado e portaria. Nesse sentido, pode-se citar dentre os serviços mais contratados:

Logística integrada

A logística integrada pode ocorrer de diversas maneiras, mas, para simplificar, é possível destacar os serviços mais procurados desse setor:

  • Almoxarifado: o profissional que atua nesta área, geralmente, fica encarregado de receber, estocar compras de fornecedores e organizar os materiais de forma a preservar e facilitar no manuseio deste;
  • Carga e descarga: essa função é responsável por preparar cargas e descargas de mercadorias, podendo organizar dados e autorizações para a coleta e entrega de encomendas.

Indústria integrada

A indústria possui grandes demandas por profissionais de limpeza e manutenção, principalmente profissionais que sejam capacitados e especializados para o ramo que a empresa atua. Desse modo, pode-se destacar:

  • Limpeza industrial: o profissional desta área tende a desempenhar o serviço de limpeza com mais cautela, podendo ser em locais que demandam atenção e possuem tarefas específicas;
  • Manutenção industrial: é necessário contar com um profissional de manutenção para que atuarem diretamente na prevenção de futuros danos em equipamentos, ou se for o caso, atuarem no conserto de danos imprevisíveis.

Diferentes setores

Há também as estratégias da terceirização de diferentes setores, bem como limpeza, vigilância e recepção. Esses serviços, normalmente, possuem maiores demandas nas operações das empresas, justamente por serem essenciais para o bom funcionamento destas.

Contribuem para o bem estar e segurança da equipe, organização de agendas e, também, atuam com foco no atendimento ao cliente.

Construção de bons resultados através da gestão de Facilities integrada

De acordo com a Business Wire, o gasto global com serviços de gestão de Facilities integrada deve ultrapassar os US$152,7 bilhões até 2021. Esse dado demonstra uma prática crescente no mercado e a necessidade das empresas na obtenção de gestões mais simplificadas.

Em síntese, esse sistema de integração tem sido bastante discutido no setor e caminha rumo à uma nova tendência no mercado da terceirização, justamente pelos benefícios e processos menos burocráticos que são gerados.

Dessa maneira, a gestão de Facilities integrada pode ser uma ótima estratégia para a gestão da sua empresa.

Implemente já a Gestão de Facilities Integradas na sua empresa.
Entre em contato conosco.

Abrir Conversa
Precisa de ajuda?