Como fazer a terceirização da logística interna da sua empresa ou indústria

Terceirizar ou internalizar, eis a questão. A resposta para este dilema é bastante simples: terceirizar é o melhor caminho, tanto para empresas, quanto para indústrias. Quer saber porquê você deve terceirizar a logística interna da sua empresa ou indústria? Acompanhe mais um material repleto de informações que o Grupo Delta Facilities preparou para você!

Por mais que muitos especialistas digam que estamos vivendo um “novo normal” dentro do setor de comércio e indústria, uma pergunta nunca sai de voga: vale a pena terceirizar a logística do meu negócio?

Por mais que a terceirização de serviços seja uma ótima opção para ambos os setores, garantindo colaboradores experientes e um serviço eficaz, muitos empresários ainda são reticentes em relação à sua implementação na prática.

Pensando em explicar um pouco mais sobre a terceirização da logística interna e todos os benefícios que ela pode trazer à sua empresa ou indústria, o Grupo Delta Facilities preparou este material completo para você!

Fique conosco e confira!

Logística interna x Logística terceirizada

Na grande maioria das vezes, os serviços prestados pela sua equipe interna são os mesmos executados por uma empresa terceirizada — com diferenças quase mínimas.

Porém, o modelo de contratação de ambos pode ser o fator diferencial que fará você escolher uma ou outra para o seu negócio.

Abaixo, vamos resumir cada uma delas:

Terceirização de logística

Terceirização é o ato de atribuir um negócio específico (ou múltiplo) a outra empresa especializada neste negócio.

Isso significa que o contratante terceiriza as principais atividades fora de seu setor, e as principais atividades da empresa de terceirização são as atividades pelas quais ele é responsável.

A terceirização de logística pode envolver serviços como armazenamento, transporte e montagem de pedidos.

A maior vantagem é que os gerentes têm mais tempo para se concentrar nas principais atividades da empresa e nas coisas mais importantes.

Os gerentes não se preocuparão com questões logísticas e terão flexibilidade suficiente nas operações de negócios.

Equipe interna

A equipe interna é formada por colaboradores da própria empresa — normalmente, a manutenção deste setor pode ser muito mais cara do que uma terceirização, por exemplo.

A empresa pagará salário, horas extras e outros benefícios, como licença-maternidade e licença-paternidade.

Independentemente do fluxo de trabalho, a equipe precisa ser paga pelo tempo que passa dentro da empresa. 

Isso significa que, mesmo que o funcionário esteja ocioso, o gerente tem que pagar. Além de monitorar de perto as mudanças nos regulamentos e tecnologia, você também deve treinar e atualizar.

Quando o gestor opta pela terceirização, é a empresa contratada (terceirizada) que cuida de tudo: o recrutamento, os honorários e os impostos dos funcionários pendentes que integram a equipe da contratada.

Isso sem mencionar que a empresa terceirizada também é responsável pelos treinamentos e atualizações dos colaboradores — o que pode representar uma enorme redução de custos ao empresário.

Implementando a terceirização da logística interna no seu negócio

Antes de efetivar a terceirização da logística dentro do seu negócio, é importante olhar para sua equipe interna e encontrar alguma forma de estabelecê-los em outro setor dentro da sua empresa ou indústria.

A perda de mão de obra qualificada pode resultar na queda de rendimento das atividades em vários setores chaves do seu negócio — resultando também no efeito dominó dentro da cadeia produtiva.

No entanto, após planejar e executar este procedimento, chega a hora de realizar a terceirização da logística.

Encontrar uma empresa com anos de experiência no mercado e que traga a segurança necessária para você confiar as operações do seu negócio, passa a ser uma tarefa fundamental.

Por isso, siga as dicas que separamos abaixo para que a terceirização da logística dentro da sua empresa ocorra da melhor maneira possível:

Visite a estrutura física das prestadoras de serviços

O seu negócio nunca pode depender apenas de uma videoconferência para estabelecer uma relação de confiança para com uma empresa terceirizada, não é mesmo?

Ao cotar um possível provedor de serviços, reserve um tempo para ir às instalações da empresa, visitar o depósito e tentar falar com os funcionários em todos os níveis.

Desta forma, você poderá aprender mais sobre a operação.

Compreenda a tecnologia utilizada pelos profissionais no local, o tipo de equipamento utilizado e a metodologia de gestão da qualidade, como “Six Sigma“, “Lean” ou “Kasen“.

Quanto mais informações sobre as atividades do operador, maiores serão as chances de você encontrar a prestadora de serviços ideal para a sua empresa!

Conheça os membros de cada uma das equipes

É sempre importante lembrar: as pessoas são o bem mais valioso da empresa. Ao visitar uma prestadora a ser considerada para contratação, reserve um tempo razoável para se reunir com os funcionários locais.

Procure estar atento ao trabalho de pessoas de diferentes departamentos, pois todos impactam nos serviços prestados à sua empresa.

Procure analisar o valor do trabalho de cada equipe, a fim de perceber como a tecnologia de gestão pode agregar valor ao seu negócio.

Cada departamento tem seu valor e deve trabalhar de forma integrada para encontrarmos em conjunto a melhor solução para cada necessidade.

Como a tecnologia de controle de qualidade se espalha cada vez mais, é importante avaliar qual fornecedor está realmente em contato com eles para diferenciá-lo de fornecedores que implementam esses métodos apenas em palestras.

Por esse motivo, pesquisas e análises cuidadosas devem ser realizadas.

Agora que você já sabe os benefícios que a terceirização da logística interna pode trazer para sua empresa, bem como como realizar a implementação da mesma no seu negócio, que tal entrar em contato com o Grupo Delta Facilities para conhecer melhor nossa metodologia?

Terceirize já os serviços de Logística Interna.
Entre em contato conosco.

Continue lendo:

Abrir Conversa
Precisa de ajuda?