TERCEIRIZAÇÃO DE MÃO DE OBRA

O que é a terceirização?

 

Você sabia que a terceirização abrange boa parte da mão de obra formal e tem boas perspectivas de crescimento no Brasil?

Terceirização é a contratação de serviços por meio de empresa, intermediária (interposta) entre o tomador de serviços e a mão-de-obra, mediante contrato de prestação de serviços. A relação de emprego se faz entre o trabalhador e a empresa prestadora de serviços, e não diretamente com o contratante (tomador) destes.

Neste artigo entenda a importância da terceirização de funcionários e descubra porquê a terceirização de mão de obra é a solução ideal para 2020.

O que é a terceirização de serviços?

A terceirização corresponde à transferência de um determinado serviço à outra empresa.

Trata-se de um processo pelo qual uma organização contrata uma empresa para prestar determinados serviços em sua própria instalação, delegando assim algumas funções a terceiros.

Dessa forma, a organização não precisa se preocupar com  atividades que não fazem parte de sua especialidade, como, por exemplo, serviços de limpeza, vigilância, entre outros. Isso porque haverá uma empresa responsável por esse tipo de contratação. Assim, a organização fica concentrada apenas em tarefas essencialmente ligadas ao negócio no qual atua.

Por que as empresas terceirizam e quais os benefícios/vantagens? 

A terceirização de serviços é uma boa opção para o mundo empresarial. Além de garantir bons serviços e colaboradores treinados e experientes, oferece também um leque de oportunidades que faz dela uma engrenagem simples e bem estruturada.

É muito raro encontrar uma empresa que ainda não tenha lançado mão da terceirização. A prática é quase unânime no meio empresarial.

Como a base da terceirização consiste em  repassar mão de obra direta  para terceiros, as organizações perceberam como é simples e prático contratar esse serviço.

Ademais, a abrangência da terceirização é imensa, pois o serviço é diversificado, o que torna uma vantagem competitiva para empresas que querem adquirir bons serviços.

Verifica-se assim como são grandes as vantagens da terceirização e abrangentes os serviços que podem ser tanto operacionais quanto estratégicos.

Os especialistas concordam em dizer que empresas que anseiam por vantagem competitiva, devem usar os conhecimentos, a experiência e a criatividade das terceirizadas. Para tanto, é preciso investir  nos bens e serviços, além de  fornecedores,  matérias-primas,  produtos,  componentes  e  serviços  que são  fornecidos pela terceirização.

A terceirização  é hoje para os empresários um auxílio, principalmente, na elaboração de projetos para distribuição de serviços diversos para uma gestão de qualidade.

Benefícios da terceirização de serviços para as empresas

As organizações que querem se destacar no cenário nacional devem ficar ligadas no potencial da terceirização. Veja alguns benefícios que farão qualquer empresário se decidir rapidamente:

  1. a organização se torna mais flexível, em razão de ações que comprovadamente descomplica e simplifica o emprego,
  2. ocorre naturalmente uma reavaliação da estrutura organizacional,
  3. a criação e o desenvolvimento de novos  produtos, e, sobretudo,
  4. a empresa passa a ter um conhecimento que permite a ela o uso de técnicas que levam à modernização e à redução de custos, e, consequentemente,
  5. a estrutura da organização se torna mais enxuta, e
  6. as atividades se tornam mais especializadas.

Qual é o objetivo da terceirização de serviços?

Primeiramente, o objetivo central da terceirização de serviços é o aumento da eficiência, mas também ela contribui para redução de custos.

Às empresas, é mais barato que parte de sua mão de obra seja contratada por terceiros, em vez de mantê-los sob a sua tutela, pois haverá redução de custos com encargos trabalhistas, além da regularização e da qualidade dos serviços prestados.

92% das empresas entendem que a terceirização é uma tendência mundial do processo de modernização dos negócios. 93% já aplicaram ou aplicam algum tipo de serviço terceirizado. – Data Sebrae.

Quais as vantagens da terceirização de serviços?

Ao adotar a terceirização, a empresa pode concentrar seus recursos e esforços em sua própria área produtiva, ou seja, na área em que é especializada. Dessa forma, ela vai melhorar a qualidade do seu produto e aumentar sua competitividade no mercado. Dentre as principais vantagens da terceirização de serviços, pode-se destacar:

  • A empresa concentra seus esforços em uma só área produtiva, na qual é especializada, melhorando assim a qualidade do produto ou serviço e sua competitividade;
  • Redução de custos e aumento dos lucros da empresa;
  • A empresa passa a gerar mais eficiência e eficácia em suas ações, além da economia  e a eliminação de desperdícios;
  • Possibilidade de formação de parcerias com fornecedores;
  • Economia de gastos;
  • Melhora do gerenciamento interno;
  • Flexibilidade de pessoal (em contratos temporários ou sazonais, por exemplo);
  • Aumentar a eficiência da corporação;
  • Permitir que o negócio mantenha o foco em seu “carro-chefe”;
  • E dispor de profissionais especializados e com  conhecimentos técnicos específicos.

O crescimento da terceirização de serviços nos últimos anos é, em parte, o resultado de uma mudança geral na filosofia de negócios.

Até meados da década de 80, por exemplo, muitas empresas buscavam adquirir outras para diversificar seus interesses comerciais e reduzir os riscos.

À medida em que mais negócios descobriram as vantagens limitadas em administrar um grande grupo diversificado de empresas, muitos passaram a redirecionar seus esforços para apenas uma ou algumas áreas intimamente relacionadas.

Dessa forma, elas começaram a identificar ou desenvolver uma “competência essencial”, ou seja, uma combinação única de experiência e especialização que agrega vantagem competitiva em determinado setor.

Assim, todos os aspectos operacionais foram alinhados em torno da competência principal, e quaisquer atividades consideradas desnecessárias para preservar a ideia central precisaram  ser terceirizadas.

Saiba como terceirizar os serviços da empresa

De acordo com o SEBRAE, os pequenos negócios empresariais são formados pelas micro e pequenas empresas (MPE) e pelos microempreendedores individuais (MEI).

Ainda de acordo com o SEBRAE, dos 7 milhões de estabelecimentos que existem no Brasil, as micro e pequenas empresas somam mais da metade. Com isso, as MPEs respondem por 52% dos empregos com carteira assinada no setor privado.

A Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios nos mostra que, por cinco anos, a geração de empregos com carteira assinada se deu por meio dos pequenos negócios.

Dessa forma, percebe-se como é importante a participação dos pequenos e médios empresários para o crescimento e geração da economia no país. Por isso que esse setor deve sempre se centrar nas suas atividades.

Nesse caso, a implementação de serviços terceirizados é uma forma de fazer com que o empreendedor se concentre naquilo que é essencial para o crescimento de sua empresa e, o restante, a terceirização cuida.

Afinal, o artista precisa de tempo e concentração para criar e se expressar.

Terceirize já a mão de obra no seu condomínio,
empresa ou indústria. Entre em contato conosco.

Abrir Conversa
Precisa de ajuda?