Limpeza e Conservação em Condomínios, Empresas e Indústrias

Empresa Terceirizada de Limpeza e Conservação

Terceirizar a limpeza e conservação é cada vez mais comum em empresas, indústrias, hospitais, hotéis, condomínios residenciais e comerciais. 

A terceirização de funções, quando realizada por uma empresa especializada em  gestão operacional, não só traz tranquilidade, como também qualidade na execução dos serviços e, principalmente, uma redução de custos através de ganhos de produtividade.

Investir em serviços de limpeza e conservação é cuidar da imagem da empresa.

Em resultado disso, a manutenção das instalações, com uma higienização perfeita, valoriza os serviços oferecidos e gera confiança entre os clientes.

A terceirização deste tipo de serviço libera a empresa para concentrar-se em sua atividade-fim, sem abrir mão de um ambiente confortável, limpo e seguro para todos que ali convivem.

No caso de condomínios, instalações bem conservadas e limpas garantem boa qualidade de vida aos condôminos e como consequência, valorizam os imóveis.

Os profissionais terceirizados devem executar suas atividades buscando interferir o mínimo possível na rotina das empresas, hospitais ou condomínios para os quais são designados.

Executar serviços de limpeza ou de manutenção fora dos horários de maior fluxo de funcionários e clientes é um exemplo de prática aconselhável.

Também conta pontos a discrição dos profissionais envolvidos nestas tarefas. É preciso cuidar para que não haja qualquer atitude invasiva ou que de algum modo cause desconforto aos que ali convivem.

Empresas terceirizadas de limpeza e conservação devem seguir as normas que regem o funcionamento do empreendimento.

Bancos, por exemplo, possuem normas de funcionamento diferentes de um hospital ou de um condomínio residencial.

Portanto, em hospitais, desconhecer as normas pode significar colocar em risco pacientes e funcionários.

Neste sentido, é importante conhecer a agenda de eventos específicos de cada operação, como, por exemplo, as inspeções prediais. Tendo esse conhecimento, é possível preparar ações estratégicas e preventivas, que garantem o bom estado das estruturas e evitam a depreciação do patrimônio

O que faz um agente de limpeza e conservação?

Os serviços regulares de limpeza e conservação comercial executados diariamente incluem:

  • Aspirar ou limpar o chão;
  • Espanar móveis de escritório;
  • Retirar o lixo;
  • Limpar entradas e áreas de convivência ou lazer;
  • Higienizar banheiros e espaços para refeições;
  • Usar equipamentos com redução de ruído para minimizar a distração.


Também existem alguns serviços realizados pelo auxiliar de limpeza e conservação num intervalo de tempo, geralmente, maior, como:

  • Reciclagem de acordo com a política da sua empresa;
  • Limpeza de eventos, apresentações e conferências;
  • Polimento de superfícies de madeira ou pedra natural;
  • Limpeza de janelas;
  • Limpeza completa de carpetes e estofados.

Fatores determinantes na hora de escolher uma empresa de Limpeza e Conservação

Quando falamos de terceirização de serviços estamos falando de pessoas.

Aproximadamente 90% do preço cobrado pelas empresas é composto de custos obrigatórios, como salários, encargos sociais e previdenciários, benefícios, segurança do trabalho, contribuições sindicais e provisões para férias e 13º salário.

Uma variação de mais de 10% entre preços de empresas que estão realizando uma cotação para atender a uma mesma demanda, pode apontar para eventuais negligências.

Elas podem ocorrer, por exemplo, no pagamento de valores obrigatórios, devidos aos funcionários terceirizados. 

Ter a certeza de que o valor apresentado pela empresa contempla o montante necessário para atender à legislação e às normas sindicais é necessário, mas não suficiente para garantir uma boa experiência com a empresa de facilities escolhida.

Alguns pontos essenciais devem guiar você nessa escolha:

  • Idoneidade na Gestão Fiscal e Trabalhista
  • Foco em Segurança
  • Gestão Financeira Conservadora e Focada em Liquidez
  • Inteligência e Gestão Operacional

Vale a pena investir em limpeza e conservação comercial?

É um fato comprovado que ambientes limpos e arrumados são pré-requisitos básicos para condições de trabalho agradáveis e estimulantes.

Portanto, manter seu escritório limpo e impecável deve ser uma de suas principais preocupações se você deseja aumentar a produtividade e a criatividade de seus funcionários, além de fazer com que clientes e parceiros em potencial se sintam bem-vindos e incentivados a fazer negócios com você.

Manter sua área de negócios limpa, no entanto, requer investimento e tempo.

Solicitar que seus funcionários realizem as tarefas de limpeza terá um efeito muito ruim, atrapalhando a concentração dos profissionais, sem mencionar o desperdício de tempo e possíveis resultados não muito satisfatórios, sem a mão de obra especializada em limpeza e conservação corporativa.

Por outro lado, contratar serviços de limpeza e conservação de maneira própria pode causar inconveniências, já que você será o responsável por supervisionar o trabalho deles, coordenando todos os aspectos das operações, lidando com questões de responsabilidade e saúde, fornecendo os materiais de limpeza necessários, entre outros fatores desgastantes.

Então, a melhor opção é contratar um agente de limpeza e conservação terceirizado.

As empresas terceirizadas oferecem uma variedade de serviços e programas para atender às necessidades do seu negócio.

Além disso, as contratações podem ser agendadas e suas preferências serão levadas em conta.

Dessa maneira, seu escritório ficará impecável e alegre, seus funcionários poderão se concentrar em seu próprio trabalho.

Sendo assim, não haverá necessidade em se preocupar com a compra de insumos de limpeza, com o armazenamento correto de substâncias químicas ou se desdobrar em outros tipos de funções que não são sua especialidade

limpeza e conservação em condomínios

Como administrar a Limpeza e Conservação de um Condomínio

A realização da limpeza em condomínios pode ser uma tarefa um pouco complicada de ser administrada.

Além de ser necessária uma periodicidade com que o trabalho seja desempenhado, é importante que sejam verificados e garantidos produtos de qualidade para sua realização, que estejam em bom estado, e que todo o serviço seja desempenhado por pessoas que saibam realizá-lo com eficiência.

O que é a gestão de resíduos na perspectiva de condomínios e residências?

A gestão de resíduos é um conjunto de ações práticas que garantem que os rejeitos de cada indivíduo tenham a destinação correta.

Em condomínios, os resíduos mais comuns de serem encontrados em maiores quantidades são: resíduos orgânicos, plásticos e derivados do papel.

Para gerenciar da melhor maneira possível, deve-se realizar uma pesquisa de identificação do volume e dos tipos de resíduos obtidos, para, então, chegar à conclusão de qual seria a maneira mais adequada para descarta-los.

Um erro muito comum nos dias de hoje é classificar quaisquer tipos de resíduos como “lixo”, pois, ao serem configurados dessa maneira, seu descarte se dá de forma inadequada, impedindo que esses resíduos possam ser devidamente reciclados.

Em resultado disso,  a natureza é prejudicada e algumas pessoas são privadas de terem uma pequena renda com a reciclagem desses materiais.

Ações positivas ao meio ambiente são necessárias em qualquer lugar. Nesse sentido, a gestão correta de resíduos não só colabora com a natureza, mas permite a geração de renda para determinadas pessoas, além da diminuição de custos nas operações em que é aplicada

O que é Limpeza e Conservação Industrial?

Enquanto a limpeza e conservação comercial está mais voltada para remover a poeira dos escritórios e manter os espaços agradáveis para receber colaboradores e potenciais clientes, a limpeza industrial se compromete, especialmente, com os operários.

Dessa forma, esse serviço visa tornar o campo mais organizado, evitando a contaminação por produtos químicos ou acidentes devido ao derramamento de líquidos, além do descarte adequado de materiais diversos.

Outro fator diferente é que a limpeza industrial é bem mais versátil que a limpeza e conservação corporativa, visto que suas funções variam conforme o tipo de indústria e a matéria prima que utiliza, componentes e produto final.

Logo, seus resíduos são variáveis, assim como o tipo das máquinas e equipamentos que serão higienizados pelo agente de limpeza industrial.

limpeza e conservação em indústrias

Manutenção e Limpeza Industrial

Portanto, é válido ressaltar que, normalmente, os serviços de limpeza industrial incluem um foco prioritário em segurança, prevenção e planos de limpeza personalizados para atender às demandas específicas de variados tipos de indústria.

A partir disso, são elaborados métodos específicos de limpeza, padrões e materiais diferenciados (escadas especiais, rolos de longo alcance, etc) que podem precisar ser usados.

Terceirize já a Limpeza e Conservação do seu condomínio,
empresa ou indústria. Entre em contato conosco.

 

Abrir Conversa
Precisa de ajuda?