Empresa de Facilities: Terceirização de serviços em 2020

Facilities são serviços terceirizados que, geralmente, funcionam como suporte dentro da organização. Dessa maneira, a contratação desses serviços realizados por empresas terceirizadas implica na otimização da atividade e até mesmo na simplificação da gestão da empresa.

A terceirização de Facilities pode ser uma jogada estratégica para a gestão da sua empresa. Portanto, descubra nesse artigo, os serviços que podem ser terceirizados e a importância de se optar por uma empresa de Facilities.

As organizações são compostas por diversos processos burocráticos e, para o funcionamento adequado desses sistemas, são necessários cuidados e atenção nas mais diversas áreas internas presentes nessas organizações.

Para que o funcionamento ocorra de maneira adequada, é preciso que se tenham profissionais que cuidem da organização interna, limpeza do ambiente de trabalho, segurança patrimonial, dentre muitas outras performances presentes nas áreas de suporte da empresa.

Dessa maneira, as empresas de Facilities desenvolvem papéis fundamentais na busca pela organização e produtividade da instituição.

Neste artigo entenda a importância de se optar pela contratação de empresa de Facilities e os benefícios que essas empresas geram nas operações e descubra quais são os serviços terceirizados mais procurados.

O que é uma empresa de facilities?

Facilities é a aplicação de mão de obra especializada e dedicada à serviços dentro de uma empresa. É reunir um conjunto de serviços e valores que, se bem integrados e racionalizados, poderão reduzir os custos e aprimorar a qualidade global da organização.

O que são Facilities?

Facilities são serviços terceirizados que, geralmente, funcionam como suporte dentro da organização. Dessa maneira, a contratação desses serviços realizados por empresas terceirizadas implica na otimização da atividade e até mesmo na simplificação da gestão da empresa.

A gestão pode ficar menos sobrecarregada pelo fato de que empresas de Facilities coordenam, gerenciam e desempenham todos os serviços de apoio à organização. Esse e vários outros motivos serão destacados ao longo do artigo, demonstrando como a terceirização de Facilities torna-se fundamental para as organizações.

A importância da gestão realizada por empresa de Facilities

terceirização de recepção bh

Facilities em expansão

O setor de Facilities está em crescimento, conquistando espaço tanto no mercado brasileiro quanto no internacional. De acordo com a Statista (empresa Alemã de estatísticas), o mercado mundial de Facilities segue em expansão. Os dados apontam crescimento gradual nos últimos anos, tendo alcançado 85,6 bilhões de dólares em 2018.

Um dos fatores que contribui para que cada vez mais o setor cresça é o engajamento das empresas de Facilities com as novas tendências de mercado, tema já abordado aqui no ‘blog’! Acesse o artigo e conheça algumas técnicas e ferramentas utilizadas por empresas especializadas que otimizam e modernizam suas operações.

Gestão simplificada

É de total responsabilidade da prestadora de serviços realizar a gestão da documentação trabalhista obrigatória do funcionário. Bem como, pagamentos de salários, benefícios e encargos, dentre muitas outras atividades, isentando, assim, a contratante da sobrecarga que essas funções podem gerar. Pode-se destacar também a responsabilidade da empresa de Facilities em treinar a equipe de funcionários e a importância de atentar-se ao uso de equipamentos que otimizam a realização de atividades nas operações.

Serviços com maiores demandas no mercado de Facilities

Terceirização

Existem diversos serviços com demanda crescente que podem ser terceirizados, por outro lado, pode-se destacar dentre os mais procurados:

  • Limpeza e conservação
  • Manutenção
  • Logística

Limpeza e conservação

Para que os funcionários de diversos setores tenham bons rendimentos em suas atividades e realizem suas tarefas em um ambiente de trabalho limpo e harmonioso, definitivamente, é preciso que as empresas voltem seus olhares aos serviços de limpeza.

Apenas como uma métrica interessante, segundo uma pesquisa realizada pela ISSA (The Worldwide Cleaning Industry Association), escritórios bem limpos e conservados influenciam significativamente na produtividade de uma empresa. Dessa forma, podem chegar a reduzir cerca de 46% de absenteísmo, 80% das chances de contrair gripes e atuar na redução de 62% das superfícies contaminadas por vírus.

O termo “limpeza” pode significar muitas coisas, mas no contexto da terceirização de serviços pode-se destacar:

  • Limpeza e conservação de áreas internas (escritórios, prédios e empresas) e áreas externas (limpeza de fachada, jardinagem);
  • Limpeza industrial;
  • Limpeza no segmento hospitalar.

Manutenção

A área de manutenção é ampla e essencial a qualquer instalação, seja para manutenção preventiva ou corretiva, podendo solicitar serviços de:

  • Manutenção industrial;
  • Manutenção elétrica;
  • Manutenção hidráulica.

Logística

Dentro do setor de logística, há diversas possibilidades de atuação, desde a administração de materiais à organização e locação destes. Dentre as funções mais procuradas pelas contratantes, se destacam:

  • Gestão de almoxarifado;
  • Armazenagem;
  • Movimentação de pátio.
  • Operação de carga e descarga.

Vantagens da contratação de uma empresa de Facilities

Em síntese, empresas dos mais variados portes podem optar pela terceirização de Facilities. Mesmo sendo uma opção viável para empresas de segmentos diversos, a terceirização geralmente ocorre em organizações que possuem grandes equipes e vários setores.

Isto porque tais empresas costumam ter necessidade de realizarem manutenções e conservações frequentemente e também porque tendem a apresentarem sistemas de gestão mal organizados e sobrecarregados.

Dessa forma, através de planejamentos e supervisões bem estruturadas, as empresas de Facilities possuem maior controle de suas métricas, avaliando o nível de desempenho de suas operações constantemente.

Portanto, são pequenas ações e estratégias realizadas pelas prestadoras de serviços que fazem grande diferença na hora de analisar o resultado final. Bem como: a terceirização como estratégia para o ganho da produtividade e menor burocracia para a organização.

Quais são as vantagens da certificação ISO 9001 no mercado de Facilities?

Por se tratar de uma certificação reconhecida internacionalmente, empresas que a possuem tendem a se destacarem no mercado.

O foco na gestão de qualidade envolve toda uma estrutura de organização e preocupação com a oferta final. Mas, muito mais que isso, envolve toda a equipe de funcionários. Hábitos são transformados e dá-se início a uma nova cultura organizacional.

Além dos impactos internos, ocorrem também efeitos externos, como a mudança da reputação da organização no mercado. Dessa forma, é possível citar algumas vantagens ao optar por empresas que detenham a ISO 9001:

  • Maior eficiência: ao mapear os processos exatos a serem executados, pode-se contribuir para que a produtividade aumente e que se tenha operações otimizadas;
  • Equipe qualificada: são realizados treinamentos para que os funcionários tenham bons rendimentos e que saibam realizar atividades de maneira eficaz e efetiva;
  • Satisfação do cliente: todas as etapas para obter a certificação são realizadas com foco no valor que o contratante pode obter, desde a capacitação dos funcionários e o atendimento adequado aos clientes até os resultados finais que serão obtidos.

O que é a (certificação) ISO 9001?

A ISO (International Organization for Standardization) 9001 busca, através da definição de normas, estabelecer um sistema de gestão padronizado internacionalmente.

Quando a empresa atende às normas estabelecidas, garante a qualidade de seus processos executados. Também, é possível garantir que haja preocupação com a satisfação do cliente.

O caminho para obter a certificação é minucioso. É necessário que as empresas pratiquem os 7 Princípios da Qualidade. Esses princípios são ferramentas utilizadas para nortear os próximos passos a serem dados. Dentre esses princípios, destacam-se:

  • O foco no cliente: consiste desde o atendimento inicial que ele recebe à satisfação que tem com o produto/serviço no pós-vendas;
  • O engajamento da equipe: os funcionários são peça chave para o sucesso da empresa, logo, contribuem para a qualidade que se obtém ao final da realização das atividades;
  • As melhorias contínuas: realização constante de avaliações de desempenho para identificar o que está dando certo e o que pode ser melhorado;
  • A gestão de relacionamento: maneira com que se relacionam com potenciais clientes, parceiros e funcionários. Sendo de suma importância a maneira utilizada na abordagem desses diferentes públicos.

Esses são alguns dos 7 Princípios da Qualidade que, quando alinhados à gestão da empresa, contribuem para que essa seja certificada. Ao seguir esses princípios, a empresa inicia o processo de diferenciação dos concorrentes em seu segmento.

No Grupo Delta Facilities possuímos a certificação de qualidade em nossos processos de gestão. 

Entre em contato e fale com um de nossos profissionais especializados em terceirização de serviços:

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