Gestão de Almoxarifado: Guia 2020

Organização de procedimentos de recebimento, entrega e segurança. Os fatores mais importantes para obtenção de eficiência nos processos envolvendo movimentação de materiais são o planejamento e a implantação adequados de uma boa estrutura física.

Se você é empreendedor e tem uma loja física ou virtual, sabe que a organização é um elemento chave para vender e entregar um produto de qualidade ao seu cliente. Mas é impossível falar em organização sem mencionar uma gestão de almoxarifado eficaz.

Neste artigo, selecionamos orientações imprescindíveis para que seu negócio alcance uma gestão de almoxarifado de sucesso. Não perca!

O que é gestão de almoxarifado?

Seja a gestão de almoxarifado na administração pública ou em empresas privadas, é necessário estar ciente de algumas particularidades relevantes para a eficácia desta função. Mas, afinal de contas, do que se trata a gestão de almoxarifado?

Gerir um almoxarifado é sinônimo de administrar assertivamente o seu depósito, ou seja, onde você armazena a mercadoria que produz ou recebe de fornecedores, e depois distribui ao cliente final por meio de loja física, televendas ou loja virtual.

Dessa forma, o gerenciamento do estoque é o ato de organizar e controlar a entrada e saída de todos os produtos para garantir que seu negócio funcione da melhor forma possível e até impulsionar suas vendas!

Não há dúvidas de que a gestão do almoxarifado é primordial para qualquer comércio. Até porque, você não quer vender um item que não vai conseguir entregar para seu freguês porque já esgotou no estoque, não é mesmo?!

Este transtorno é comum em empreendimentos que não possuem uma gestão de almoxarifado eficaz, prejudicando a experiência de compra do consumidor que atribui uma opinião negativa à empresa, resultando em insatisfação e má reputação do estabelecimento.

Quais são as funções de um almoxarife?

  • Organiza o armazém onde é depositada a mercadoria;
  • Atualiza informações do estoque no sistema de gestão de almoxarifado (softwares tornam o controle mais prático e exato);
  • Recebe os carregamentos de mercadoria no depósito;
  • Confere a embalagem e envio de encomendas ao destino final (clientes ou lojas).

Como controlar o almoxarifado?

O funcionário responsável pela gestão do almoxarifado deve trabalhar para manter tudo muito bem acomodado e identificado.

O ideal é que os produtos sejam etiquetados, de preferência divididos conforme o valor e procura, como, por exemplo, distribuir e nomear a mercadoria em três grupos, A, B e C:

  1. Produtos de alto valor com baixa frequência de vendas;
  2. Produtos de valor médio com frequência de vendas moderada;
  3. Produtos mais em conta e com alta frequência de vendas.

A mesma estratégia é válida para o armazenamento dos itens, privilegiando aqueles que tem maior saída, que devem ficar em prateleiras ou recipientes de acesso fácil e rápido.

Qual a importância de um almoxarifado?

Existem muitas vantagens quando o assunto é manter seu estoque funcionando perfeitamente. Mas os três maiores benefícios em investir na contratação de um gestor de almoxarifado são:

  • Gerar relatórios e receber dados importantes sobre o seu estoque, facilitando a reposição de suprimentos antes mesmo de acabar;
  • Precisão na emissão de pedidos, sem erros, danos na mercadoria ou armazenamento inadequado que impacta a qualidade;
  • Permitir um atendimento mais veloz a todos os pedidos, reduzindo a chance de erros, trocas, envio incompleto e atrasos na entrega.

Com isso, o empreendedor pode lidar com outras atividades vitais para otimizar seu negócio e sua marca, delegando a tarefa de controlar o estoque para o gestor de almoxarifado.

Obviamente, é importante treinar, capacitar e ainda acompanhar o desempenho do mesmo. Mas calma! Você não precisa se preocupar com o recrutamento de um colaborador de gestão do seu almoxarifado, e nem em gerenciar os trâmites legais do cargo.

Que tal deixar essas tarefas para quem realmente entende de terceirização de serviços?

Procura Gestor de Almoxarifado em BH?

o gRUPO Delta Facilities promove gestão de almoxarifado terceirizada, facilitando o cotidiano corporativo de muitas empresas. Impulsione suas vendas e mantenha seu depósito impecável com a terceirização de mão de obra gestor de almoxarifado.

Aqui na Delta Facilities limpeza e conservação nós selecionamos profissionais qualificados, analisamos suas características e treinamos para ocupar a vaga divulgada. Além disso, nós é que realizamos a contratação, reduzindo as atividades e demandas em relação à função de gestor de almoxarifado.

Aposte em uma empresa especializada em encontrar os melhores colaboradores para atender às necessidades do seu negócio. Entre em contato com o Grupo Delta Facilities agora mesmo e solicite mais informações sobre contratar gestão de almoxarifado.

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *