Tendências na área de Facilities para condomínios em 2024

À medida que avançamos para 2024, a indústria de facilities para condomínios está se transformando rapidamente, adotando novas tecnologias e práticas para atender às crescentes demandas dos moradores e melhorar a eficiência operacional. Este artigo destaca as principais tendências que estão moldando o futuro do gerenciamento de propriedades em condomínios.

As tendências em facilities para condomínios em 2024 refletem uma evolução contínua em direção à tecnologia, sustentabilidade, segurança aprimorada, multifuncionalidade, mobilidade e digitalização. Ao adotar essas tendências, os condomínios não apenas melhoram a qualidade de vida de seus residentes, mas também se posicionam como líderes em inovação no setor imobiliário.

O que são facilities em condomínios?

Facilities em condomínios referem-se ao conjunto de serviços e infraestruturas disponíveis para suportar e melhorar a vida dos moradores. Isso inclui manutenção, segurança, limpeza, gestão de espaços comuns e muitos outros serviços essenciais que garantem o funcionamento suave de um condomínio.

Quais são as principais tendências para 2024?

1. Tecnologia Smart Home Integrada

A integração de tecnologias de smart home nos condomínios está se tornando cada vez mais comum. Em 2024, esperamos ver sistemas mais avançados que permitem aos residentes controlar iluminação, temperatura, segurança e outros dispositivos domésticos inteligentes diretamente de seus smartphones ou tablets, oferecendo conforto e eficiência energética.

2. Sustentabilidade e Eficiência Energética

A sustentabilidade continua a ser uma prioridade, com condomínios adotando soluções verdes para reduzir o consumo de energia e a pegada de carbono. Isso inclui a instalação de painéis solares, sistemas de coleta de água da chuva e jardins verticais, além da implementação de políticas de reciclagem rigorosas.

3. Segurança Avançada com Inteligência Artificial

A segurança é uma preocupação constante para os condomínios, e a utilização de inteligência artificial (IA) em sistemas de segurança é uma tendência crescente. Em 2024, veremos mais condomínios empregando câmeras de segurança com reconhecimento facial, monitoramento por drones e sistemas de alerta precoce para oferecer aos moradores tranquilidade.

4. Espaços Compartilhados Multifuncionais

Os espaços comuns estão sendo reimaginados para atender a uma variedade de usos, desde coworking até áreas de lazer e fitness. Essa tendência reflete uma mudança em direção a uma comunidade mais integrada e versátil, onde os moradores podem trabalhar, socializar e se exercitar sem sair do condomínio.

5. Mobilidade e Acessibilidade

A mobilidade dentro e fora do condomínio é outra área de foco, com a implementação de soluções de compartilhamento de bicicletas e veículos elétricos, além de melhorias na acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida. Isso não só promove um estilo de vida mais ativo e sustentável, mas também garante que todos os moradores possam desfrutar das instalações sem restrições.

6. Comunicação e Gestão Online

A digitalização da gestão de condomínios está facilitando a comunicação entre síndicos, gestores de facilities e moradores. Plataformas online e aplicativos móveis permitem pagamentos de taxas, reservas de espaços comuns, solicitações de manutenção e atualizações em tempo real sobre o condomínio, tornando a gestão mais transparente e eficiente.

Delta Facilities, terceirização de serviços

Por fim, a Delta Facilities é uma empresa referência na terceirização de serviços, pertencente ao Grupo Crosser. Assim como, trabalhamos com diversas soluções sob medida para todas as suas demandas, para melhor atender suas necessidades.

Contrate os serviços terceirizados da Delta Facilities, conheça mais sobre nossos serviços entrando em contato com um de nossos especialistas.

Continue lendo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Conversa
Precisa de ajuda?