Ambiente de risco: A importância de facilities integradas em portos

Os segmentos de trabalho que oferecem riscos para funcionários e para a própria infraestrutura possuem altas exigências de controle e de segurança para funcionar. Esse é o caso das áreas portuárias que, sendo um ambiente complexo e de extrema importância para a economia do país, requer tecnologias e questões técnicas específicas.

Manutenção, limpeza, segurança: Os facilities são serviços prestados para o setor de infraestrutura, que auxiliam nos processos através de mão de obra especializada. Porém, como um serviço terceirizado, não possui vinculo com a atividade final de uma empresa ou organização.  Mas, o serviço vai muito além da qualificação: ela diz respeito a todo conhecimento técnico, que pode envolver comunicação, planejamento e processos tecnológicos.

A contratação de serviços de facilities é fundamental para o desempenho de atividades qualificadas e estratégicas. Porém, em caso de ambientes que oferecem riscos no trabalho, é mais uma segurança para o trabalhador portuário e também para o gestor. Assim, é possível evitar crises de gestão e riscos jurídicos ocasionados por acidentes.

Qual é a importância das facilities para os portos?

Muitas atividades e operações são desenvolvidas dentro dos portos para garantir que todo o sistema de recebimento e entrega de cargas ocorra como o esperado. A terceirização pode ser feita desde movimentação e entrega de cargas, até o setor de segurança portuária.

Com o serviço é possível não só aumentar a qualidade e aprimoramento dos serviços, mas também oportunizar a redução de custos. Para que as operações e serviços sejam desenvolvidas de formas estratégica e segura, um diagnóstico minucioso avalia diferentes aspectos do empreendimento, como:

  • Análise de canais de acesso
  • Fatores meteorológicas
  • Infraestrutura
  • Reconhecimento de relevo

Outro ponto relevante no trabalho de facilities é que ele oportuniza o uso de equipamentos de proteção adequados para o ambiente de risco, conforme solicita as normas e padrões internacionais de segurança. Assim, se torna fundamental para evitar prejuízos e acidentes de qualquer ordem.

Quais serviços podem ser terceirizados?

Em um porto existem diversos tipos de serviços a serem prestados. Mas, os principais são:

  • Conservação
  • Limpeza industrial
  • Logística interna
  • Manutenção industrial
  • Operação de cargas e descargas

Quais os principais acidentes que podem acontecer em portos?

A mão de obra disponibilizada pelas facilities permite controlar os riscos de acidentes no setor portuário. O segmento é repleto de cargas e máquinas que precisam ser manuseadas corretamente. Quando isso não ocorre, a vida de trabalhadores é posta em risco, justamente com o patrimônio.

O planejamento estratégico incluído nesse tipo de trabalho permite contornar os riscos. Veja alguns tipos de condições e fatores que podem gerar acidentes:

  • Atividades em altura
  • Condições adversas do tempo
  • Contaminação com substâncias tóxicas
  • Exposições a radiações ionizantes
  • Incêndio e explosões
  • Montagem e desmontagem de andaimes
  • Quedas de funcionários em solo ou mar
  • Temperaturas elevadas
  • Utilização de tintas

Como é possível evitar essas ocorrências?

Qualquer ambiente de riscos passa por várias etapas de estudos até que as melhores mãos de obras, tecnologias e instrumentos sejam aplicados. Quando um empreendimento ou organização adota as facilities integradas, um prestador de serviços terceirizado ficará responsável por garantir a funcionalidade de todo o sistema.

Assim, é possível fazer o alinhamento não só de atividades portuárias, mas também de funcionários. Veja como é feita a redução na prática:

Mapeamento de riscos

Primeiro passo é identificar no porto quais são os possíveis riscos para funcionários, maquinários e instrumentos através de um mapeamento detalhado. Assim, é possível definir também uma metodologia para a melhor execução dos serviços.

Conheça as normas

Normas e regulamentos devem ser dominadas por qualquer empreendimento qualificado e seguro, especialmente quando se trata de atividades portuárias. São elas que irão apontar os procedimentos corretos para o trabalho na gestão e na manutenção dos portos, padronizando as atividades.

Planejamento

Com base no mapeamento, metas e estratégias internas, é possível traçar um plano de ação para todas as áreas em operação no âmbito portuário.

Treinamento de funcionários

O treinamento permitirá que os trabalhadores do porto fiquem capacitados para evitar acidentes e situações de risco, além de estarem aptos à todas as metas citadas no planejamento.

Uso de equipamentos

Fora isso, facilities integradas adéquam a realidade portuária através do uso de equipamentos de proteção, tanto coletivos quanto individuais, com a finalidade de reduzir os riscos proporcionados pelo ambiente de trabalho. Estruturas, máquinas e ferramentas adequadas também são fundamentais.

Realize a manutenção industrial

Para isso, o setor portuário precisa contar com uma rotina de manutenção efetivando reajustes e concertos de peças, maquinários e equipamentos. Esse é o grande diferencial de empresas como Petrobras e Hocrim.

Num complexo portuário existem vários tipos de manutenções que vem ser realizadas com o objetivo de evitar não só acidentes, mas também:

  • Perdas de máquinas
  • Perdas na produção
  • Demais ocorrências

Além da mão de obra, uma análise deve ser feita em toda a linha de produção portuária. Dessa forma é possível identificar quais setores oferecem maiores riscos para o empreendimento.

Opte por um único prestador de serviços

Está precisando terceirizar seus serviços? Procure um prestador de serviços capacitado para lhe oferecer todas as opções de atividades possíveis para o funcionamento de sua organização. Trabalhar com uma só empresa prestadora é muito mais eficiente e dinâmico do que com várias!

Além disso, a empresa que opera com facilities entregadas comprova a sua qualificação e especialização em serviços terceirizados. Confie em quem sabe! A Delta Facilities é referência em prestação de soluções integradas. Confira as opções de atividades prestadas:

Busque alinhamento de operações e serviços para seu empreendimento.

Entre em contato com o Grupo Delta Facilities:

  • Rua São Paulo, 1665 – Sala 601, Lourdes, BH/MG
  • (31) 2535-4444
  • (31) 3278-3579
  • contato@deltafacilities1.websiteseguro.com

Continue lendo:

Abrir Conversa
Precisa de ajuda?