Manutenção Industrial: Porque adotar essa prática é tão importante?

Ambientes de trabalhos industriais operam com o suporte de máquinas e equipamentos específicos para cada segmento. Mas, para que qualquer empreendimento obtenha sucesso e transmita segurança nos serviços oferecidos, a qualidade desses suportes devem ser mantidos a médio e a longo prazo. Por isso, a gestão de manutenção industrial acaba se tornando fundamental dentro de qualquer gestão.

Maquinários e alas industriais sem manutenção são um risco, tanto para funcionários quanto para o meio ambiente – pendendo do segmento – e a vitalidade empreendimento. Ao longo do tempo, o desgaste desses utensílios acontece e pode ocasionar algum tipo de acidente de trabalho inesperado. A ocorrência pode trazer consequências e prejuízos gravíssimos ou irreversíveis.

Para evitar qualquer tipo de complicação, a empresa deve saber definir que tipo de manutenção contratar. Existem vários tipos de serviços prestados e eles devem ser aplicados conforme o tipo de industrias ou setores. Porém, o benefícios desse investimento são muitos. Descubra lendo o artigo!

Qual é o objetivo da manutenção industrial?

Com a manutenção industrial é possível fiscalizar e manter máquinas, equipamentos e ferramentas em funcionamento adequado, evitando acidentes em ambiente de serviço e reduzindo os gastos das operações. A produção deve sempre seguir as normais de seguranças previstas para cada setor industrial.

O que é a manutenção na indústria?

Manutenção é um dos principais investimentos de qualquer empresa ou organização que preza por qualidade. Mas, na prática, de quais formas é possível manter tudo operando da forma esperada e com o mínimo risco? De forma geral, a manutenção industrial é a adoção de um conjunto de práticas que visam evitar ou concertar problemas técnicos, danos e desgastes.

A manutenção é parte essencial para a linha de produção industrial. Através dela, o gestor garante que paradas não programadas sejam evitadas, não prejudicando a produção e serviço como um todo. Com a manutenção adequada, inclusive, a eficiência e rendimento podem ser aumentados.

Quais são os tipos de manutenções industriais existentes?

Por conta de suas características ou devido ao alto risco de acidente, alguns componentes industriais precisarão de mais cuidados de manutenção que outros. Mas, além disso, as condições e os tipos de falhas detectadas na ala industrial determinam qual tipo de manutenção a gestor deve adotar. Veja:

Manutenção preditiva

Esse tipo de manutenção vai além da prevenção em si. Um acompanhamento é adotado por aquelas corporações e organizações realmente preocupadas com o desempenho de equipamentos e maquinários. Dessa forma, é possível obter maior certeza sobre a condição de preservação dos utensílios industriais.

Dados de desempenho podem ser obtidos através de máquinas inteligentes, frutos da Indústria 4.0, cada vez mais presentes nas linhas de produção.  Assim, concertos e ajustes podem ser realizados com maior segurança e antecedência.

Manutenção preventiva

Os problemas identificados com a manutenção preditiva são solucionados através de práticas preventivas. A prevenção busca descobrir o porquê de determinados desgastes acontecerem e, por isso, a realização periódica em tempo mais curto é ainda mais fundamental. Quem irá estabelecer esse tempo de revisão é o próprio fabricante de peças e máquinas.

Esse tipo de prevenção é chamado de prevenção sistêmica que, por envolver bastante planejamento prévio, muitas vezes, possui custos mais baixos.

Manutenção corretiva

Esse tipo de manutenção é mais indicado para quando uma falha, problema técnico ou desgasta já é prontamente detectado pela equipe. Para continuar o com o funcionamento total, o problema deve ser equacionado o quanto antes, evitando a interrupção na produção ou até casos emergenciais.

Por isso, o valor costuma ser mais elevado que os outros dois exemplos. Afinal, um problema ainda mais grave pode colocar a vida de colaboradores e da própria organização em risco.

Manutenção corretiva planejada

Mas, vale lembrar que nem todo ajuste é de alta gravidade e podem não oferecer riscos para as operações, cabendo então, uma manutenção corretiva planejada. Dessa forma é possível seguir com a produção enquanto a empresa faz uma pesquisa pelos itens e serviços com o custo-benefício.

Quais são os benefícios das manutenções?

Qualquer empresa confiável e segura sabe a importância de realizar manutenções qualificadas periodicamente. As maiores organizações do mundo contam com essas medidas para elaborar planejamentos de gestão eficientes.

E, não é para menos: a adoção de conjunto de práticas oferecem muitos benefícios para a indústria como um todo.  Confira as principais delas:

Prevenir falhas

Os avanços tecnológicos permitem aumentar a vida útil dos itens de operação através da manutenção. Assim, transtornos e falhas operacionais podem ser evitados ou até mesmo previstos de forma preventiva.

Garante produção máxima

Com todas as máquinas operando com sua capacidade total e sem interrupções, o desempenho da ala industrial também aumenta, gerando mais lucros para a empresa.

Reduzir de gastos

Com a manutenção feita no tempo necessário, o empreendimento consegue aumentar a vida útil de suas máquinas, não obtendo gastos desnecessários com materiais e estoques. Assim, a compra de novos itens é feita em período mais espaçado. Além disso, evita custos extras e investimentos com manutenções emergenciais.

Organiza tarefas

Com a manutenção, inclusive as atividades industriais devem e precisam ficar mais organizadas e agendadas. Isso evita que vários aparelhos precisem de ajustes ao mesmo tempo.

Atua de acordo com a legislação

Uma manutenção periódica faz com que a empresa atue sempre conforme a lei e os regulamentos de sua localidade, evitando multas e processos.

Diminui impactos ambientais

Muitos setores podem ocasionar danos para o meio ambiente quando algum sistema que envolve gás, óleo e demais poluentes apontem problemas e acabem ocasionando acidentes de diversas ordens.

Evita processos jurídicos

Uma grave crise pode ser ocasionada a partir de um acidente de trabalho, especialmente quando funcionários ficam feridos ou até morrem. A manutenção permite evitar esses tipos de situações, preservando a imagem de uma empresa.

Procure uma empresa especializada

Seja qual for o tipo de manutenção que sua empresa esteja precisando, é importante investir em prestadores de serviços especializados.

Com experiência no mercado, o Grupo Delta Facilities oferece o suporte que você precisa para alavancar seus rendimentos.

Entre em contato com a nossa equipe e solicite já um orçamento:

  • Rua São Paulo, 1665 – Sala 601, Lourdes, BH/MG
  • (31) 2535-4444
  • (31) 3278-3579
  • contato@deltafacilities.com.br

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Conversa
Precisa de ajuda?