Terceirização de serviços corporativos

Descubra as vantagens que se tem ao optar pela terceirização de serviços corporativos.

Descubra as vantagens que se tem ao optar pela terceirização de serviços corporativos.

O que é terceirização de serviços corporativos?

A terceirização de serviços corporativos é a forma escolhida de várias organizações que estão em busca de aumentar a disputa em sua área de atuação.

Nesse sentido, a terceirização de serviços corporativo é uma opção das organizações que visam à agilidade, à qualidade e à especialização em todos os processos.

Quais são as vantagens da terceirização de serviços corporativos?

Terceirização

As principais vantagens das empresas que recorrem à terceirização estão em

  • redução custos,  
  • alto nível de produtividade,
  • priorização de investimentos,
  • construção de produtivas,
  • agilidade do tempo de gestores e profissionais,
  • integração da empresa,
  • qualidade do serviço, entre outros.

Manter o foco no core business e na estratégia corporativa

Core business se diz tratar da parte central de uma empresa, seu ponto verdadeiramente forte, ou seja, o núcleo do negócio.

Se os lojistas querem vender, os bancos, emprestar dinheiro e, assim sucessivamente, manter o foco no core business é trabalhá-lo  estrategicamente.

Portanto, trabalhar com estratégia corporativas  é perceber o que diferencia a empresa em relação às concorrentes, com garantia e com  excelência nos serviços.

Dessa forma, manter o foco no core business e na estratégia corporativa é ir em direção ao sucesso da corporação.

Contar com especialistas em todas as etapas da operação

Os especialistas podem ajudar em praticamente todos os serviços corporativos.

As prestadoras de serviço oferecem equipes que dão um verdadeiro suporte e assim melhorar as funções e as obrigações da organização.

Ao entender as necessidades específicas dos clientes, os especialistas são capazes de oferecer uma boa solução.

Outro benefício importante relacionado à terceirização de mão de obra é que as organizações podem contar que os profissionais e equipes especializados e experientes, com know-how diferenciado e conhecimentos técnicos específicos, capazes de realizar as atividades previstas com qualidade e excelência.

Ao atender líderes de mercado em diferentes setores, os especialistas naturalmente  ganham experiência e qualidade. além disso, ele conhecem tão profundamente as organizações que são capazes de ajudá-las a melhorar a eficiência dos negócios.

Reduzir custos operacionais

É certo que as prestadores de serviços oferecem recursos que irão ao encontro da principal necessidade da corporação: a redução de custos. Da mesma forma, as prestadores de serviço também tem habilidades que, no exercício da função, são capazes de reduzir riscos, principalmente, no processo de negócios.

Cortar custos e aumentar a produtividade, por meio da terceirização, permite que os empreendedores concentrem os recursos da empresa no seu core business, gerando cada vez mais atividades de negócios para obter retornos ideais. Além disso, é possível também:

  • priorizar os investimentos,
  • agilizar o tempo de gestores  e profissionais,
  • expandir o negócio de forma estruturada.

Principais serviços corporativos terceirizados

terceirizacao de servicos bh
terceirizacao de servicos bh

Limpeza e conservação

Independente do tamanho da organização, serviços de limpeza são essenciais.

Uma recepção com boa apresentação, um assoalho limpo, banheiros com grau altíssimo de higiene, mesas limpas e enceradas, tapetes sem pó não são atividades simples de se fazer. Há de ter grupos de profissionais com experiência e expertise para fazer, incorporar e manter a organização, a limpeza e a higiene em alta.

Até bem pouco tempo, era a própria corporação que admitia profissionais para compor esse quadro, todavia, as coisas mudaram. Hoje, para uma corporação criar setores, funcionários, reunir o Recursos Humanos para preenchimento desse tipo de vaga é contra producente.

É muito mais fácil contratar uma prestadora de serviços que pode não somente fornecer esses profissionais, mas também preencher todo o quadro de funcionários de atividade meio.

O setor de facilities passou a ser importante para as empresas em geral, especialmente porque a tendência atual é proporcionar, além de insumos e equipamentos, profissionais especializados e treinados para esse fim.

Desse modo, as corporações podem  se ocupar em suas atividades fins e praticar estratégias, ganhar concorrência e se posicionar no mercado.

Apoio administrativo

Para a maioria das empresas  dos grandes centros urbanos, o mais interessante e o mais lucrativo é se manter direcionadas à sua atividade principal. Não há tempo para outras atividades senão aquelas que são sua atividade principal.

Assim sendo, o empresariado não quer “perder” tempo com funções e  funcionários da área administrativa, como

  • recepcionistas,
  • porteiros,
  • contabilidade,
  • limpeza, dentre outros.

Por isso a importância dos setor parceiro. Somente ele irá preencher o quadro , aliviando assim, as funções das corporações.

Manutenção de Áreas Verdes

Os grandes centros urbanos carecem de um paisagismo e as corporações  contribuem muito nesse aspecto, construindo áreas verdes, gramados e jardins.

Essa é uma atividade especializada que requer assessoria profissional, e a terceirização oferece esses profissionais.

Dentre os serviços de jardinagens mais procurados estão

  • manutenção de jardins,
  • manutenção de áreas verdes,
  • implantação de jardins, hortas, cerca viva,
  • fornecimento conjunto de equipamentos, material e insumos,
  • plantio e manutenção de áreas de compensação ambiental.

Portaria e Segurança Patrimonial

O serviço de segurança tornou-se bastante especializado, uma vez que precisa atender demandas complexas, em razão de um mercado tão variado. Sendo assim, a terceirização desse setor constitui fundamental às grandes corporações.

Vale ressaltar que nos mercados competitivos, direcionar esforços na especialização da atividade principal é a maior estratégia a se realizar.

É por esse motivo que os profissionais oferecidos pelo setor de prestação de serviços, assim como os demais profissionais do rol administrativo, podem ser terceirizados. Isso significa dar espaço para o aprimoramento com vantagens indiscutíveis para os negócios.

O que diz a lei sobre a terceirização?

limpeza e conservação bh

É importante destacar o que diz a lei a respeito da terceirização de serviços, já que esse ramo de atividade é legislativamente regulamentado. Mas, muito ainda se desconhece sobre o que realmente diz a lei e quais direitos ela assegura aos trabalhadores.

A lei 13.429/17 admite que qualquer atividade realizada pela tomadora (contratante), possa ser admitida pelas empresas prestadoras de serviços. Essas atividades se classificam de duas maneiras:

  • Atividades meio: é a categoria de serviços que são secundários para o funcionamento da empresa, ou seja, serviços de apoio como limpeza, recepção e vigilância. Esses serviços são essenciais para o andamento da empresa, porém, não são as atividades em foco;
  • Atividades fim: são as atividades principais da empresa. Se o segmento de uma empresa for, por exemplo, alimentação, como é o caso de restaurantes, a atividade fim que é cozinhar pode ser legalmente terceirizada.

Vantagens da terceirização de serviços

A terceirização pode ser uma opção viável, porém, é necessário que a organização tenha em mente qual é o rumo e a estratégia que deseja adotar.

Anterior à regulamentação, a lei permitia que se terceirizassem serviços secundários que não fizessem parte das atividades principais do segmento em que a empresa se encontrava. Entretanto, atualmente a terceirização pode ser feita estrategicamente, analisando cargos que podem trazer bons retornos caso sejam terceirizados.

A terceirização de serviços administrativos conta com várias vantagens, sendo o alívio da gestão uma delas. O setor de Gestão de Pessoas (especialmente os Recursos Humanos e o Departamento Pessoal) torna-se menos saturado. Esse alívio provém da redução de responsabilidades que são destacadas para o setor de Gestão interna da empresa, podendo-se citar:

  • Pagamento de salário, encargos e benefícios: a prestadora de serviços é responsável pelo pagamento de todos os valores obrigatórios que devem ser repassados ao funcionário;
  • Reposição de funcionários: em casos de falta, férias ou demissão de funcionários, as terceirizadoras são responsáveis pela reposição dos mesmos;
  • Gestão de documentação: é de responsabilidade da prestadora de serviços que realize toda a gestão apropriada das documentações trabalhistas dos seus funcionários, como organização de folhas de ponto, realização de exames periódicos, relacionamento com sindicato da categoria, entre outros.

terceirização de recepção bh

Outra vantagem em destaque é justamente as funções citadas anteriormente que um assistente administrativo pode desempenhar. Por possuir uma cartela vasta de tarefas, o setor tem suas funções organizadas de maneira simplificada e bem distribuída.

Em síntese, o profissional interno da área do setor financeiro, por exemplo, atuaria em atividades mais técnicas e especializadas. Logo, o assistente administrativo terceirizado desenvolveria atividades de suporte, otimizando o tempo que seria gasto por esse profissional. O setor manteria seu foco apenas em tarefas estratégicas ao seu segmento.

Gostou desse artigo? Apoio administrativo é um dos nossos serviços que podem ser estratégicos à empresa. Conheça nossos serviços e fique por dentro das nossas redes sociais : )

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *