Terceirização de Mão de Obra: Ajuda o Negócio a Crescer

Terceirização de mão de obra é um processo pelo qual uma organização contrata uma empresa para realização de determinado serviço.

A terceirização de mão de obra é um recurso promissor e versátil para vários tipos de empresa. Basicamente, elas recorrem a outra organização para terceirizar a contratação de funcionários.

Essa estratégia costuma ser muito mais eficaz do que investir na admissão de colaboradores internos em determinadas funções.

O sucesso da terceirização de mão de obra é comprovado pelo aumento da procura nos últimos anos, sobretudo devido aos altos custos trabalhistas da contratação direta, por exemplo.

O que é terceirização de mão de obra?

É um processo pelo qual uma organização contrata uma empresa para realização de determinado serviço. Assim, a organização terá colaboradores que, embora ocupem seu espaço físico, não são funcionários de fato, ou seja, não são colaboradores da organização, mas, sim, da empresa que oferece esse serviço.

A partir de 2019, as organizações puderam adquirir mão-de-obra terceirizada para qualquer função, até para a atividade-fim.

Ou seja, a partir de agora, por exemplo, uma organização cuja função primeira seria Publicidade e Propaganda, pode terceirizar não somente serviço de limpeza, segurança, portaria, mas também profissionais formados em Publicidade e Comunicação Social.

O que é a terceirização do trabalho?

A terceirização se faz quando uma empresa contrata outra para a prestação de um determinado trabalho.

No início, somente as atividades secundárias em um empreendimento (atividades-meio) podiam ser terceirizadas.

Hoje, a terceirização pode ser aplicada à qualquer atividade desenvolvida na empresa.

Qual é o objetivo da terceirização?

O objetivo principal da terceirização é a efetiva contribuição para redução de custos, além da caracterização do trabalho externo, há também a diminuição de conflitos trabalhistas e previdenciários dentro da organização.

Terceirização de mão de obra no Brasil

De acordo com a Organização Mundial do Comércio, o maior efeito positivo da terceirização global está representado pela diminuição dos custos.

Pode ocorrer também que alguns benefícios não sejam totalmente alcançados pelos trabalhadores.

Segundo a pesquisa, há sim uma expansão da produção e dos ganhos de economia de escala, devido à redução nos custos e que o compartilhamento das práticas administrativas e dos recursos tecnológicos trazem benefícios às organizações e aos trabalhadores.

No Brasil, assim como em diversos outros países, a terceirização tem como um de seus principais objetivos aumentar a qualidade e a produtividade em busca de obter um diferencial competitivo.

A terceirização teve sua origem no período da Segunda Guerra Mundial, por existir, na época, grande demanda de armamentos e pouca oferta para suprir tamanha procura.

Assim, para aumentar a produtividade, as indústrias se viram obrigadas a reformular todo o seu método e modelo de produção até então utilizados, transferindo, dessa forma, as atividades não essenciais para outras empresas. Assim, o foco principal estaria voltado apenas para sua atividade essencial.

Por que terceirizar a mão de obra?

A maioria das empresas brasileiras estréia no mercado com poucos colaboradores, porque nem sempre podem investir na diversidade de serviços.

Com isso, é fato que mais cedo ou mais tarde, seu negócio pode precisar da terceirizar mão de obra.

A menos que você encontre um funcionário com aspectos “mutantes”, capaz de realizar todas as funções com qualidade, trabalhar horas a mais e aceitar ganhar menos do que deveria. Mas com o desenvolvimento das especializações nas últimas décadas, é pouco provável contratar um verdadeiro super herói para fazer tudo sozinho.

E mesmo que encontrasse, o acúmulo de funções é proibido pela lei.

Há pelo menos duas razões pelas quais as organizações decidem terceirizar:

  1. ao contratar atividades, antes realizadas pelos colaboradores, a organização economiza em custos trabalhistas e, com isso, ela se torna mais ágil.
  2. a organização consegue substituir matéria-prima antes produzida, por empresas especializadas e mais eficientes;
  3. em decorrência, o empresário consegue se dedicar somente à sua atividade principal, ao mesmo tempo em que consegue também garantir benefícios para o desenvolvimento do seu negócio.

Dessa forma, a organização aumenta a qualidade de seu serviço, ou seja, alcança excelência na produtividade da sua principal área de atuação. Tudo isso sem falar na redução nos custos gerais da organização.

Quais são atividades podem ser terceirizadas?

Com a sanção da nova lei, todas as atividades de uma empresa podem ser terceirizadas, independentemente de qual é o segmento do negócio e dos serviços que desenvolve.

A terceirização pode ocorrer de acordo com a finalidade dos serviços dentro de uma organização.

Existem as atividades-meio que são aquelas que, embora não apresentem função estratégica dentro de uma organização, exercem um papel essencial para a manutenção das operações.

São os chamados serviços de limpeza e conservação, manutenção de áreas verdes, limpeza de fachadas e vidros em altura, serviços de copa, dentre outros.

limpeza e conservação bh

Já a terceirização de atividade-fim, que está relacionada a um tipo de atividade ou serviço estratégico.

Nesse caso, os profissionais terceirizados irão desenvolver atividades que são essenciais dentro de uma organização.

Assim, podem ser consideradas atividades-fim os serviços prestados por terceiros que estejam ligados no cerne da organização. Nesse sentido e, de acordo com a Lei, pode-se dizer que qualquer tipo de atividade-fim pode ser terceirizado.

Como limpeza e conservação, serviços de portaria e segurança patrimonial, manutenção e limpeza industrial, entre outras atividades essenciais.

Outro modelo corporativo que aproveita a terceirização de mão de obra são empresas com alto fluxo de ligações, que querem padronizar o atendimento ao cliente com um serviço de telefonista ou telemarketing, por exemplo.

O importante é você, gestor, conscientizar-se de que, mais cedo ou mais tarde, deve considerar a terceirização de mão de obra.

Benefícios da Terceirização de Mão de Obra

Não há dúvidas de que o principal benefício que as empresas ganham com a terceirização de mão de obra é ​​a redução dos custos trabalhistas.

Isso porque, ao contratar funcionários internos, há aplicação de remuneração e benefícios competitivos para, além de recrutar, manter o empregado contratado.

Em contrapartida, ao externalizar a admissão, ocorre a redução das taxas e outras receitas que costumam pesar no bolso de muitas empresas.

A terceirização de mão de obra também alivia a carga de trabalho do setor de recursos humanos com processo seletivo, documentação de contratação e cálculo de imposto de folha de pagamento, exigindo tempo e dedicação.

Qual a lei que regulamenta a terceirização?

Em 2017, a mudança efetivada pelo Reforma Trabalhista alterou a Lei 6.019/74 e passou a vigorar com as seguintes alterações:

“Art. 4º A – Considera-se prestação de serviços a terceiros a transferência feita pela contratante da execução de quaisquer de suas atividades, inclusive sua atividade principal, à pessoa jurídica de direito privado prestadora de serviços que possua capacidade econômica compatível com a sua execução.”

Empresa de Terceirização de Mão de Obra em BH

Até agora você aprendeu que a terceirização de mão de obra gera economia, além de viabilizar a implementação de outras prioridades, em vez de se preocupar com seleção e novas contratações. Sendo assim, contratar mão de obra terceirizada otimiza os processos das empresas de qualquer porte ou área de atuação, melhora a produtividade e permite desviar o foco para outros planos de crescimento. Contudo, é importante saber como e onde solicitar uma empresa de mão de obra terceirizada que atende aos objetivos do seu estabelecimento.

A Delta Facilities é uma empresa especializada na terceirização de mão de obra em BH. Somos referência no mercado e temos vasta experiência em selecionar os melhores colaboradores para o seu empreendimento.

Em vez de gastar tempo e dinheiro com seleção e admissão de trabalhadores diretos, conte com quem realmente entende do assunto.

Conheça as vantagens da Delta Facilities, uma empresa de terceirização de mão de obra com ótimo custo-benefício.

Nos empenhamos ao máximo para pesquisar, entrevistar, selecionar e treinar funcionários competentes que atuam com excelência, peças fundamentais para o sucesso do seu negócio!

Como a nossa especialidade é desafogar processos através da terceirização de serviços e tornar o seu trabalho mais prático, entre em contato com a Delta Facilities e confira a gama completa de opções de terceirização de mão de obra em BH.

Entre em contato e fale com nossa equipe:

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *