Terceirização de serviços de saúde

O crescimento da terceirização de serviços nos diversos setores da economia ocorreu em razão de uma série de benefícios que aos longo das últimas décadas passaram a ser sentidos pela classe empresarial, tais como,

  • descentralização do mercado,
  • redução de custos,
  • melhorias de serviços,
  • aumento de qualidade dos serviços,
  • agilidade,
  • alivio dentro da estrutura organizacional, dentre outros.

Consequentemente, as redes hospitalares pública e privada sentiu-se, dessa forma, estimuladas a também recorrer à terceirização.

Nesse sentido, especialistas apontam para o crescimento da terceirização nas cooperativas médicas, principalmente, a terceirização de profissionais especializados, como médicos

  • anestesistas,
  • cirurgiões gerais e
  • neurologistas.

Segundo pesquisas realizadas por profissionais da área médica, a terceirização já é uma prática internacional. Nos Estados Unidos, por exemplo, cerca de 83% dos contratados estão nos serviços de

  • manutenção e conservação,
  • serviços de dedetização,
  • limpeza e
  • lavanderia.

Já entre os profissionais técnicos e especializados quase metade das contratações terceirizadas estão nos serviços de

  • hemodiálise,
  • patologia clínica,
  • anestesiologia,
  • fisioterapia e
  • reabilitação.

Ao levar em conta a importância e os resultados positivos que um processo de terceirização pode oferecer aos setores de um hospital, pode-se dizer, sem temor, que há uma predisposição natural das organizações a se adaptarem a esse modelo, uma vez que a intenção é aumentar a produtividade e a qualidade de produtos e serviços.

Outro fator que também está relacionado à terceirização no setor hospitalar é a tendência cada vez maior da contratação de serviços de apoio, diagnóstico e terapêutico. Ou seja, serviços indispensáveis aos pacientes e que precisam de profissionais formados, habilitados, como médicos e enfermeiros, além de especialistas em gestão financeira e de serviços gerais para atuação nas lavanderias, farmácias, portaria, consultórios entre outros.

Quanto mais o setor hospitalar se dedica à sua atividade fim, mais a saúde ganha, de forma que a aplicação da terceirização concede aos hospitais trabalhar única e exclusivamente para a sua missão.

Segundo estudos realizadas dentro da universidades, é perceptível o aumento de processos de terceirização sendo cada vez mais efetivados nos últimos anos.

Nesse sentido, hospitais públicos e privados já acumularam experiência nos processos de terceirização realizados pelas organizações.

Dessa forma, já é possível sentir as consequências positivas, em razão dessa opção, como estratégia médico e administrativa. Isso é perceptível principalmente na centralização das tomadas de decisão em um único núcleo que facilita e aumenta muito a eficiência dos serviços.

Observa-se que, com a terceirização, as organizações conduziram suas atividades com mais controle, em relação à qualidade dos serviços, à redução dos desperdícios e ao retrabalho, de maneira que o serviço de saúde no Brasil tornou-se ágil e mais competitivo.

Benefícios da terceirização dos serviços de saúde

Uma vez quer a terceirização de serviços da saúde tornou-se a opção, a fim de alcançar a modernização no contexto atual, os empresários passaram a se adequar às necessidades do mercado.

Existe uma consonância entre gestores da saúde de que a terceirização confere credibilidade ao setor e, em decorrência disso, os diretores já criaram algumas ferramentas estratégicas para assim receberem mais benefícios com a terceirização, entre eles estão:

  • controle de custos,
  • qualidade no atendimento e no cuidado com o paciente,
  • aumento da capacidade de atendimentos,
  • melhora na prestação de serviços,
  • cuidado, agilidade e eficiência do uso de equipamentos onerosos,
  • mais uma vez redução dos custos,
  • contínua e permanente atualização tecnológica      sem que o gestores necessitem investir, uma vez que a especialização e a certificação ficam por conta da empresa contratada.
  • desburocratização,
  • rapidez nas tomadas de decisão na área administrativa,
  • economia, pois quanto mais o profissional é treinado e especializado mais os equipamentos e aparelhos necessitarão de reparos e assistência técnicas, da mesma forma acontecerá com os demais materiais e instrumentos,
  • economia, entre outros.

Benefícios da terceirização em hospitais

A missão de qualquer tipo de unidade hospitalar é a de oferecer assistência médica integral, atendendo as necessidades da população que lá vão em busca de atendimento médico.

Por isso que, no setor privado: clínica e hospitais, no setor público: ambulatórios, postos de saúde, clínica, hospitais e pronto socorro buscam a excelência dos serviços prestados.

O setor de saúde está passando por um momento difícil. A pandemia precisa ser controlada. Os infectados precisam de tratamento, o corpo médico precisa de atenção, cuidado e de um tremendo esforço. Tudo isso é complexo, incessante, triste.

Mediante todos esses fatores ganha a terceirização uma significação grande em favor, especialmente, desse processo que ora vivemos.

Muito mais que investimento e redução de custos, a qualidade de vida, a prestação de serviço e a saúde ganham vigor com a terceirização, uma vez que aqui a prioridade é criar uma facilities integrada que possa centralizar as tomadas de decisão em um único núcleo. Isso facilita enormemente a eficiência dos serviços.

É por isso que a vantagens da terceirização em hospitais são importantes e devem ser mostrados. São elas:

  • diminuição das despesas,
  • baixa manutenção,
  • ganhos de flexibilidade,
  • aumento da especialização do serviço e aprimoramento de serviços ou produtos.
  • direcionamento de esforços da empresa na atividade-fim,
  • qualificação de profissionais,
  • apresentação de certificações,
  • empresa com gestão simplificada,
  • ausência de controle de pagamentos, tributos e obrigações que passam a pertencer a empresa terceirizada.
  • empresa terceirizada é a responsável por equipamentos e uniformes para a realização dos serviços.
  • de acordo com o contrato estabelecido, será a empresa terceirizada a prover materiais, produtos, fazer a manutenção, substituição de peças, por exemplo, entre outros.

Dessa forma, a terceirização na saúde não é somente ganhos, tampouco se destina a privilegiar apenas o lado econômico. É muito mais. Hoje a terceirização pode ser chamada de parceria. E por que não?

Ela não está destinada a ser um lucro unilateral, não é apenas um lado que ganha.

A terceirização é fundamental. Ela ajuda no crescimento e no comprometimento nos dois lados.

É nesse diapasão que todos ganham e aqui podemos incluir o paciente que também ganha em bom atendimento e saúde.

O Grupo Delta Facilities, especializado em terceirização de serviços, é referência no mercado de facilities e oferece soluções sob medida para todas as suas demandas.

Além disso, é possível ter uma gestão de Facilities que centraliza os serviços terceirizados, como limpeza, segurança e portaria, em um único lugar. Isto é, ao invés de se optar pela contratação separada desses serviços em diferentes empresas, é possível que se contrate apenas uma prestadora para prestá-los, facilitando assim o controle.

Entre em contato e conte com profissionais que entendem do assunto.

  • Rua São Paulo, 1665 – Sala 601, Lourdes, BH/MG
  • (31) 2535-4444
  • (31) 3278-3579
  • contato@deltafacilities.com.br

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