Terceirização de serviços para condomínios

A terceirização de mão de obra em condomínios já era uma prática comum e permitida, mas com a regularização para todas as áreas pela lei nº 13.429/2017, se tornou ainda mais popular por ser muito vantajosa.

Com a terceirização de serviços em condomínios, o síndico consegue dar atenção a questões importantes e deixar com a empresa terceirizada a responsabilidade pela contratação e gestão de funcionários e serviços, como portaria e limpeza. Confira abaixo as principais razões para terceirizar serviços de um condomínio:

  • pela garantia de ter funcionários melhor capacitados;
  • substituição de funcionários faltosos;
  • o síndico terá mais tempo, e ficará livre de processos de seleção e contratação de funcionários;
  • economia na folha de pagamento;
  • e serviços de qualidade, dentre outros.

Continue lendo este artigo e entenda a diferença entre os condomínios e entenda como a terceirização é benéfica.

Quais são os tipos de condomínios?

Observe agora a distinção entre os condomínios residenciais, comerciais e logísticos.

Condomínios comerciais

São construções que antecipam a exploração comercial. Os condomínios comerciais, tanto os verticais quantos os horizontais, podem ser construídos ou pelo governo ou pela iniciativa privada, com a finalidade de serem alugados para empresas e para corporações.

Geralmente, os condomínios comerciais são construídos  em centros e áreas com potencial expansão comercial.

Condomínios residenciais

São  empreendimentos imobiliários destinados à moradia familiar. São construídos a partir  de um modelo exclusivo para moradia, podendo ser: verticais, ou seja, prédios com apartamentos (tendência fortíssima nos dias atuais) ou horizontais com apenas casas (outra forte tendência, especialmente em razão da segurança, comodidade e privacidade).

Condomínios logísticos

São construções imobiliárias e ofertas de lotes de áreas destinadas à armazenagem e a operações logísticas de empresas. Os condomínios logísticos podem também ser galpões adequados à locação, com infraestrutura e com despesas comuns rateadas.

Por que terceirizar a mão de obra em condomínios residenciais, comerciais e condomínios logísticos?

A opção pela terceirização libera os Condomínios residenciais – CR e condomínios comerciais – CC do trabalho com processos de seleção e contratação de funcionários.

Será a empresa contratada a assumir o compromisso e a oferecer as principais vantagens, como gerenciamento da contratação, especialização, atualização e treinamento de funcionários. Além de assumir a escala de trabalho, salários, folhas de pagamentos, demissões, encargos trabalhistas e sociais como INSS e FGTS, etc.

O mesmo procedimento ocorre também com os benefícios: vales transporte e alimentação, férias e 13º salário de todos os colaboradores.

E, dependendo do contrato e da a necessidade do condomínio, seja ele CR, CC e condomínio logístico ou CL, com os uniformes, materiais de limpeza e outros equipamentos relacionados ao trabalho de limpeza e higienização.

Novas regras de terceirização em condomínios

Uma das novas regras é a de permitir que qualquer atividade, seja ela fim ou meio, possa ser terceirizada.

Esse ponto tornou-se importante, uma vez que, antes da aprovação da lei, não havia normas específicas que regulamentavam esse ponto específico.

Agora, com a terceirização de serviços, ficou mais fácil para os síndicos focarem na administração do condomínio.

Serviços terceirizados  para contratar  no condomínio

Esses itens podem se configurar tanto para os condomínios residenciais como para os condomínios comerciais:

  • portaria;
  • zeladoria;
  • segurança;
  • limpeza;
  • manutenção predial;
  • vigilância;
  • serviços gerais;
  • jardinagem, paisagismo, dentre outros.

Dicas de cuidados para os condomínios que  optarem pela terceirização

Para não ocorrer riscos no momento de terceirizar um serviço, basta que os CR, CC e CL verifiquem se empresa terceirizada possui:

  • idoneidade;
  • contrato social;
  • reputação perante o mercado;
  • tempo de experiência;
  • relatório com as informações trabalhistas de todos os colaboradores;
  • se os funcionários terceirizados possuem as habilitações técnicas;
  • Equipamentos de Proteção Individual – EPIs, entre outros.

Como funciona a terceirização de serviços para os diferentes tipos de condomínios?

No caso do CL, que lida especificamente  com a atividade de armazenagem, a terceirização tem um índice bem alto. Isso acontece em razão de os CL serem ótima opção, especialmente nas grandes cidades.

Empresas que lidam com  transporte nacionais e  operadores logísticos são os que mais se beneficiam com a prática da terceirização, pois as empresas precisam usar esse tipo de instalação para armazenagem e segurança dos produtos.

Vale ressaltar que a terceirização em CL permite o compartilhamento de custos com outros inquilinos dentro de uma mesma área ou galpão.

De todos os aspectos, será mencionado alguns casos para mostrar a distinção entre as demandas dos três condomínios.

Tipo de vigilância

Como o espaço a ser vigiado é maior, pode ser que ocorra a necessidade de material específico e até mesmo o número de vigilantes ser maior,

Material de limpeza

CR e CC necessitam de uma limpeza mais delicada, com equipamentos menores e produtos específicos para ambientes fechados. No caso dos CL o material e os equipamentos são maiores, visto que o chão dos galpões são bem diferentes do granito e das cerâmicas dos encontrados nos CR e CC.

Jardinagem

E, por último, no caso da jardinagem, para os CL esse tipo de terceirização não é tão importante como num condomínio empresarial que recebe muitos visitantes e clientes.

Terceirização de mão de obra em condomínios em Belo Horizonte

Quando contratamos uma empresa especialista na prestação de um certo serviço, esperamos dela algo a mais do que você conseguiria executando por conta própria este mesmo serviço. Afinal, esta é toda a ideia da terceirização! Por isto, exija das empresas que você escolheu para fazer sua cotação algo a mais do que simplesmente a disponibilização de funcionários terceirizados.

E se você precisa de serviços terceirizados, entre em contato com a gente.

O Grupo Delta Facilites em Belo Horizonte é uma das mais especializadas empresas em serviços terceirizados para condomínios. Independentemente do tamanho ou da complexidade da operação, possuímos todos os recursos tecnológicos e de gestão e equipamentos necessários para gerar ganhos de produtividade e redução de custos.

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