Terceirização de serviços para indústrias

A terceirização de serviços industriais é muito apreciada por vários empresários por oferecer aumento da capacidade produtiva da própria indústria.

Os serviços terceirizados que mais são contratados pela indústria são:

  • segurança e/ou vigilância,
  • montagem e/ou manutenção de equipamentos,
  • logística, e
  • transportes.

A terceirização de serviços já é uma forma de trabalho consolidada por empresários e organizações de vários setores.

Essa tendência é decorrente do fato de ser a terceirização uma forma econômica de gerenciar processos de negócios fora da empresa.

Os  serviços terceirizados mais comuns são:

  • limpeza e higienização,
  • suporte ao cliente,
  • recrutamento,
  • fabricação e muitas outras funções técnicas que, dependendo da complexidade, demandam tempo e recursos para empresas em crescimento.

É aí que o setor de facilities ajuda a indústria, pois, ao levar a terceirização integrada ao empresário, este se concentra apenas no gerenciamento das principais áreas de seus negócios.

E, assim, o empresário, além de aumentar sua concentração na especialização interna, possibilita que a terceirização contribua para redução de custos indiretos de sua empresa.

Devido a esses benefícios, são muitas as gestões que  estão a optar pela terceirização, não somente pela facilidade de se fazer as negociações, mas por ser uma forma de trabalho atraente e por ser também uma corresponsável pela evolução e crescimento de muitas empresas.

E, independente do objetivo do negócio, o que o empreendedor quer  é uma terceirizada que forneça serviços de qualidade, de maneira econômica e integrada.

Neste artigo entenda como funciona a terceirização de serviço para indústrias.

O que significa terceirizar serviços na indústria?

Decidir por fazer a terceirização do serviço industrial foi a forma que o empresário encontrou para dar assistência a todas suas necessidades gerenciais.

Empresas que já fizeram essa opção estão agora somente por conta de estratégias comerciais e empresariais, a fim de aumentar e melhorar suas atividades.

Além disso, a terceirização no serviço industrial possibilita que a empresa ganhe em desempenho, qualidade e execução tranquila de suas atividades.

Vale ressaltar que é grande a cartela de serviços que uma empresa terceirizada pode fazer para a indústria. Tanto é que, no momento de buscar serviços, o empresário não encontra dificuldades, de tão amplo que são os serviços oferecidos.

Outro ponto importante é que a terceirização de serviços industriais não se restringe somente ao aspecto industrial, mas também

  • às áreas administrativas,
  • aos serviços de limpeza, serviços gerais e de manutenção,
  • à portaria, recepção e,
  • a uma equipe preparada para atuar na linha de produção.

Dessa maneira, o empresário pode se concentrar em seu planejamento, em sua atividade fim porque, certamente, para os demais ele irá encontrar serviços terceirizados adequados.

Vantagens da terceirização de serviços para indústrias

Em qualquer negócio, seja ele pequeno, médio ou grande, o mais importante é manter o cliente, fazê-lo fiel e confiante. Para tanto, é preciso tempo para atender o cliente, ouvir o que ele quer e realizar seus desejos.

É nesse momento que muitas empresas pecam em seu negócio. Por não haver uma equipe destinada a cada setor, quando apenas 1 ou 2 funcionários tem que realizar várias tarefas ao mesmo tempo,  o empresário corre o risco de proporcionar a insatisfação do cliente, e, daí ver seu negócio despencar.

Então surge a necessidade de uma terceirização, para colocar cada funcionário em seu lugar, desempenhando sua função e, mais, um funcionário bem preparado e competente.

Essa preocupação e esse comprometimento são válidos, especialmente para profissionais da indústria.

Assim, a contratação de atendentes, secretárias, especialistas no setor industrial, entre muitos outros cargos.

Em decorrência, o empresário também ganha algumas vantagens, como:

  • agilidade em relação ao tempo de trabalho de toda a equipe,
  • redução de custos e ganhos no investimento e nos custos operacionais,
  • retorno imediato, pois a mão de obra é especializada,
  • o empresário e seus gestores saem do sufoco e ganham tempo para criar novas estratégias administrativas, e
  • aumento no aspecto competitivo, retorno positivo e satisfação dos clientes.

Terceirização de serviços de manutenção industrial

Nos dias atuais, terceirização e parceria se tornaram sinônimos. Isso porque esse tipo de aliança dá tão certo que, geralmente, o empresário vê a terceirização como um bônus para sua empresa.

Em relação à terceirização de manutenção industrial, o auxílio chega junto com certificações de máquinas e serviços especializados em atividades como:

  • boa execução dos mecanismos de automação,
  • habilidade para operar calibração a laser,
  • inspeção de alinhamento de eixos e de sistemas de refrigeração e lubrificação, entre outros.

Além desse suporte, os profissionais especializados em máquinas industriais conseguem analisar alguns contratempos que possam surgir e, assim, com seu conhecimento e habilidade podem:

  • indicar melhorias,
  • saber quais as formas apropriadas para utilizar cada máquina,
  • operar máquinas sem haver redução de desempenho,
  • configurar e fazer com que as máquinas obtenham um desempenho mais rápido,
  • analisar e sugerir substituições ou aquisições de novas máquinas e equipamentos.

São por esses motivos que empresas que terceirizam recebem profissionais especializados e com experiência nos mais diversos tipos de máquinas industriais.

Além desse cuidado, a terceirização de serviços de manutenção industrial permite:

Treinar a equipe sempre

Os treinamentos podem ser individuais, em equipe, presenciais ou online. O importante é ter um equipe alinhada e capacitada, a fim de reconhecer o que é novo, o que é vanguarda e de que uma empresa precisa.

Saber a hora de fazer prevenção

Terceirizar a manutenção é importante e, se for o caso, a equipe pode fazer a manutenção em diferentes tipos de máquinas, com o objetivo de reduzir o envelhecimento ou a degeneração dos equipamentos e garantir o melhor estado técnico operacional deles.

Monitoramento de máquinas e equipamentos constantes

Reunir um maquinário é um grande investimento para qualquer indústria, de maneira que o monitoramento é importante para que não haja prejuízos. Por isso que terceirizar uma equipe especializada para dar o suporte nas máquinas, além de diminuir o tempo de manutenção, aumenta a vida útil do maquinário.

Reposição de peças e componentes

Em empresas grandes, com número grande máquinas, é comum deixar uma empresa terceirizada responsável pela reposição de peças. Já para empresas, cujo maquinário é reduzido, todavia essas empresas produzem produtos de alto valor, não podem errar a mão e muito menos esperar por trocas de peças.

Sendo assim, a terceirização integrada, a Facilities, passa a se corresponder naturalmente com o campo industrial, um local cujas ações envolvem técnicas  que contribuem para o desenvolvimento e crescimento do País.

O Grupo Delta Facilities, especializado em terceirização de serviços, é referência no mercado de facilities e oferece soluções sob medida para todas as suas demandas.

Além disso, é possível ter uma gestão de Facilities que centraliza os serviços terceirizados, como limpeza, segurança e portaria, em um único lugar. Isto é, ao invés de se optar pela contratação separada desses serviços em diferentes empresas, é possível que se contrate apenas uma prestadora para prestá-los, facilitando assim o controle.

Entre em contato e conte com profissionais que entendem do assunto.

  • Rua São Paulo, 1665 – Sala 601, Lourdes, BH/MG
  • (31) 2535-4444
  • (31) 3278-3579
  • contato@deltafacilities.com.br

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Conversa
Precisa de ajuda?