Terceirização de serviços para empresas com mão de obra especializada

A terceirização de serviços é uma boa opção  para o  mundo  empresarial. Além de garantir bons serviços e colaboradores treinados e experientes, oferece também um leque  de oportunidades que faz dela uma engrenagem simples e bem estruturada.

É muito raro encontrar uma empresa que ainda não tenha lançado mão da terceirização. A prática é quase unânime no meio empresarial.

Como a base da terceirização consiste em  repassar  mão  de  obra  direta  para terceiros, as organizações perceberam como é simples e prático contratar esse serviço.

Ademais, a abrangência  da terceirização é imensa, pois o serviço é diversificado, o que torna uma vantagem  competitiva para empresas que querem adquirir bons serviços.

Verifica-se assim como são grandes as  vantagens  da terceirização e abrangentes os serviços que podem ser tanto operacionais quanto estratégicas.

Os especialistas concordam em dizer que empresas que anseiam por vantagem  competitiva, devem usar os conhecimentos, a experiência e a criatividade das terceirizadas. Para tanto, é preciso investir  nos bens e serviços, além de  fornecedores,  matérias-primas,  produtos,  componentes  e  serviços  que são  fornecidos pela terceirização.

A terceirização  é hoje para os empresários um auxílio, principalmente, na elaboração de projetos para distribuição de serviços diversos para uma gestão de qualidade.

Por que as empresas terceirizam?

As empresas contratam uma empresa terceirizada para conseguirem direcionar a atenção e esforços na função principal do negócio e reduzir custos.

Esses são dois dos principais motivos para a terceirização da mão de obra. As organizações usam a terceirização de serviços para impulsionar a produtividade e melhorar os resultados do negócio. Veja o gráfico abaixo de uma pesquisa realizada pela Deloitte.

Deloitte’s 2016 Global Outsourcing Survey (Maio 2016)

Benefícios da terceirização de serviços para as empresas

As organizações que querem se destacar no cenário nacional devem ficar ligadas no potencial da terceirização. Veja alguns benefícios que farão qualquer empresário  se decidir rapidamente:

  1. a organização se torna mais flexível, em razão de ações que comprovadamente descomplica e simplifica o emprego,
  2. ocorre naturalmente uma reavaliação da estrutura organizacional,
  3. a criação e o desenvolvimento de novos  produtos, e, sobretudo,
  4. a empresa passa a ter um conhecimento que permite a ela o uso de técnicas que levam à modernização e à redução  de custos, e, consequentemente,
  5. a estrutura da organização se torna mais enxuta, e
  6. as atividades se tornam mais especializadas.

Como a terceirização de serviços geram valor para as empresas?

Com a terceirização de mão de obra, as empresas conquistaram:

  • 58% aumentaram o nível de qualidade de seus serviços
  • 44% melhoraram o custo de entrega
  • 38% melhoraram a experiência do usuário
  • diminuíram o tempo de transação em 21%
  • 20% entregaram novos recursos

Quais serviços podem ser terceirizados para empresas?

Com a publicação da Lei nº 13.429, em março de 2017, o trabalho terceirizado passa a ser regulamentado no Brasil e amplia assim o tempo de contratação de trabalhadores temporários.

Da listagem abaixo, seguem os serviços mais conhecidos da terceirização, mas também apresenta serviços que pouca gente sabe que pode ser terceirizado e que  são um verdadeiro dínamo na economia da organização. Observe:

  • setor de alimentação;
  • serviços de conservação patrimonial e de limpeza;
  • serviço de segurança;
  • serviços de manutenção geral predial e especializada;
  • áreas da engenharia e da arquitetura;
  • serviços jurídicos, de assistência médica;
  • manutenção de máquinas e equipamentos, assim como serviços de oficina mecânica para veículos, frota de veículos, distribuição de produtos, serviços de movimentação interna de materiais,
  • transporte de funcionários, a fim de transportar funcionários ou fazer entregas. Esse tipo de terceirização traz economia e agilidade para a empresa;
  • serviços de mensageiros, como distribuição interna de correspondência;
  • serviços de telefonistas, secretaria, recepção, digitação;
  • serviços de TI que são uma alternativa bem assertiva e que caíram no gosto das empresas, especialmente, por ser feita de forma remota ou presencial;  e
  • administração de recursos humanos, relações trabalhistas e sindicais.

Dentre esses serviços, há alguns que são mais terceirizados que outros, em razão de uma demanda ou outra, especialmente, por profissionais especializados, o que antes não acontecia em serviços terceirizados. Mas agora algumas especialidades são bastante requisitadas, como é o exemplo de:

  • Gestão fiscal e tributária: especialmente direcionada à Contabilidade, a gestão visa ao controle das operações que tenham relação direta com tributos.
  • Consultoria de processos: se as empresas estão com problemas em produtividade, geralmente, elas buscam uma consultoria de processos.
  • Gestão das relações trabalhistas: pode-se dizer que é um braço do RH. Esse tipo de especialização trata das rotinas que são a base do RH.

Pode ocorrer a algumas empresas não requerer tais serviços por causa da valorização. Todavia, há outras empresas que fazem questão, não se importando em pagar mais por se tratar de um profissional qualificado, pois essas empresas visam ao destaque entre as suas concorrentes.

Dessa forma, a terceirização desses profissionais auxilia a organização a fazer economia,  ao mesmo tempo em que dispõe de serviços de qualidade.

E, assim, desde a década de 1960 a terceirização é um ramo de atividades  mais aplicado aqui no Brasil.

Alguns serviços necessitam de material e equipamento, outros, de investimento no profissional e outros sazonais, que são necessários apenas enquanto houver demanda.

Dessa forma, qualquer empresa que quer se iniciar na terceirização ou que quer expandir e buscar terceirizar conhecimento e expertise, deve elaborar um projeto, analisar sua estrutura organizacional e, a partir daí, investir, porque, certamente, o resultado é positivo.

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