Saiba como terceirizar os serviços da empresa

De acordo com o SEBRAE, os pequenos negócios empresariais são formados pelas micro e pequenas empresas (MPE) e pelos microempreendedores individuais (MEI).

Ainda de acordo com o SEBRAE, dos 7 milhões de estabelecimentos que existem no Brasil, as micro e pequenas empresas somam mais da metade. Com isso, as MPEs respondem por 52% dos empregos com carteira assinada no setor privado.

A Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios nos mostra que, por cinco anos, a geração de empregos com carteira assinada se deu por meio dos pequenos negócios.

Dessa forma, percebe-se como é importante a participação dos pequenos e médios empresários para o crescimento e geração da economia no país. Por isso que esse setor deve sempre se centrar nas suas atividades.

Nesse caso, a implementação de serviços terceirizados é uma forma de fazer com que o empreendedor se concentre naquilo que é essencial para o crescimento de sua empresa e, o restante, a terceirização cuida.

Afinal, o artista precisa de tempo e concentração para criar e se expressar.

Como funciona a terceirização de serviços?

Trata-se de um processo de contratação de trabalhadores por empresa intermediária. É o trabalho sendo realizado por uma empresa, mas contratado por outra.

A adoção do processo de terceirização se intensifica desde os anos de 1990, quando o país passou por uma reestruturação bastante produtiva.

A terceirização de serviços ganhou destaque não somente na vida do empresariado, mas do Governo e de setores com vasta mão de obra. Após esse período, a terceirização ganhou dimensões significativas e passou a ser um dos principais instrumentos para fomentar o crescimento das empresas.

Mas, como, de fato, funciona a terceirização? Vamos lá!

A terceirização é o processo pelo qual uma empresa deixa de executar uma ou mais atividades realizadas por trabalhadores diretamente contratados e as transfere para outra empresa.

A empresa X precisa de um ou mais funcionários para execução de determinada  tarefa, que não é sua especialidade, por exemplo, limpeza e higienização ou secretária, recepcionista.  Daí, a empresa X busca a empresa B que oferece esses serviços.

Em seguida, é feito um acordo e um contrato de prestação de serviços.

Assim, a empresa B, que é a contratada fica responsável por contratar o trabalhador e assumir a formação, a especialização o treinamento, a atualização,  as despesas e os benefícios previdenciários.

Dessa forma, a mão de obra é de responsabilidade da empresa contratada, assim como os encargos, por exemplo:

  • pagamentos de indenizações;
  • férias remuneradas;
  • e licenças etc.

É nesse momento que a empresa X ganha, pois ela não precisa se preocupar com esses assuntos e tem mais tempo para criar, se envolver na sua atividade primeira.

Porque é bom contratar um serviço de terceirização?

Há muitos motivos para terceirizar.

Muitos falam que entre os benefícios o maior deles é a redução de custos. O Grupo Delta Facilities concorda com isso, mas, de acordo com a experiência e expertise da empresa, a grande vantagem  está centrada no empresário, por que ele passa a ter tempo para si e sua empresa. Isso já é uma enorme redução de custo.

Veja o gráfico abaixo de uma pesquisa realizada pela Deloitte. Os dois principais motivos para as empresas contratarem uma empresa terceirizada são: direcionar a atenção e esforços na função principal do negócio; e reduzir custos.

Deloitte’s 2016 Global Outsourcing Survey (Maio 2016)

Aqui vão mais alguns bons motivos para contratar a terceirização de serviços:

  • a empresa poder “respirar” e ganhar muito também com  a diminuição de horas extras e com a substituição de colaboradores. Com a terceirização, dores de cabeça como essa não ficarão mais por conta do empresário. O Grupo Delta Facilities terá sempre responsável por substituir o colaborador ausente;
  • empresa mais enxuta e organograma menor;
  • alívio  com problemas nos pagamentos de encargos sociais e do não cumprimento de obrigações trabalhistas, pois o Grupo Delta Facilities será encarregado de realizar o pagamento aos funcionários;
  • menos sobrepeso nas áreas de RH e DP;
  • e produtividade e melhor serviço oferecido.

Que tipo de serviço pode ser terceirizado?

  • Limpeza e conservação
  • Portaria e segurança patrimonial
  • Serviços corporativos
  • Terceirização de recepção
  • Copeiragem
  • Serviços de telefonista
  • Serviços de manobrista
  • Gestão de almoxarifado
  • Terceirização de mensageira
  • Brigada de bombeiros civis
  • Auxiliar administrativo
  • Manutenção e limpeza industrial
  • Terceirização de mão de obra
  • Consultoria para terceirização

Qual é a regra para a terceirização no Brasil hoje?

Aprovado em março de 2015, na Câmara dos Deputados, o projeto de lei 4330/2004, que dispõe sobre os contratos de terceirização.

Com a PL 4330/2004, qualquer atividade, incluindo as chamadas atividades-fim poderão ser terceirizadas.

Seguem algumas regras:

  • contrato dos trabalhadores será estendido para 6 meses e pode ser prorrogado por mais 90 dias;
  • as obrigações trabalhistas são da empresa terceirizada e devem obedecer ao regime da Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT;
  • é proibida a demissão de um empregado contratado diretamente para ser readmitido como um funcionário terceirizado;
  • o colaborador deve exercer apenas a função pela qual foi contratado, não podendo assim exercer outra atividade;
  • e não há vínculo empregatício entre a empresa que contratou o serviço terceirizado e os trabalhadores que prestam serviço. O vínculo do colaborador será apenas com a empresa terceirizada.

Como contratar um serviço terceirizado?

A terceirização é hoje um dos mais importante recurso estratégico das empresas para gestão (e redução) dos custos.

E o empresário que busca a terceirização, na verdade, está a buscar formas de aumentar sua capacidade de trabalho.

Sua visão de gerenciar negócios é tão grande que não dá tempo a ele de se preocupar com determinadas atividades que não estão relacionadas diretamente com o seu projeto criativo.

De forma que ele busca uma “parceria” para cuidar de aspectos que são importante à sua empresa, mas, ao mesmo tempo, ele não pode arcar com tudo, pois ele tem muito a fazer, a criar.

Todavia, sua empresa precisa receber cliente, por isso, ele terceiriza recepcionista e secretárias, seu paisagismo precisa de cuidado, ele terceiriza serviço de jardinagem, seu cliente, seus fornecedores precisam ter uma boa impressão de sua empresa, ele terceiriza serviço de limpeza e higienização, a portaria precisa saber quem entra e quem sai, ele terceiriza serviço de segurança patrimonial e, assim,  por diante.

Por isso, o empresário que quer se potencializar no mercado, deve se unir ao Grupo Delta Facilities. Este é o melhor negócio.

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Conversa
Precisa de ajuda?