Hotelaria Hospitalar: como funciona e seus benefícios?

Para que a Hotelaria hospitalar consiga obter um maior reconhecimento da marca e expansão dos serviços oferecidos, é extremamente necessário se adequar à realidade do mercado.

Confira o mais novo material preparado pelos nossos especialistas e saiba como a hotelaria hospitalar pode ajudar neste processo!

Hotelaria Hospitalar

Hotelaria Hospitalar: o que é?

A hotelaria hospitalar é uma combinação de vários serviços e seu objetivo é atender a todas as necessidades dos pacientes e de sua equipe de enfermagem em um hospital ou uma clínica.

Até recentemente, o acolhimento hospitalar era um conceito inexistente nos hospitais brasileiros.

No entanto, essa já é uma tendência no país por se tratar de um importante diferencial competitivo relacionado ao cuidado do paciente e de seu cuidador.

Por ser um tema relativamente novo para as instituições de saúde brasileiras, certamente ainda há dúvidas sobre o verdadeiro significado do modelo, sua importância e como aplicá-lo.

É esta a sua situação?

Então, preste atenção ao nosso post, porque é exatamente isso que vamos discutir!

Em primeiro lugar, a Hotelaria Hospitalar nada mais é do que a combinação de um conjunto de serviços.

Além disso, tem como objetivo promover a satisfação de todas as necessidades dos pacientes e acompanhantes, como bem-estar, segurança, privacidade e respeito.

Os serviços que podem ser fornecidos incluem:

  • Monitoramento nutricional;
  • Lavanderia;
  • Atendente de quarto;
  • Limpeza e desinfecção;
  • Lanchonetes e restaurantes;
  • Área de recreação;
  • Gestão de resíduos;
  • Segurança privada;
  • Recepção hospitalar;
  • Serviços de emergência;
  • Dentre outros. 

Todas essas facilidades e serviços básicos, como limpeza e segurança, proporcionam aos hospitais uma série de vantagens competitivas.

Como sabemos, os hospitais precisam se destacar e se tornar a escolha de pacientes cada vez mais exigentes, afinal, estamos tratando de um dos locais mais críticos em que podemos estar. 

Vantagens de sua aplicação

Muito se tem falado sobre a humanização na enfermagem.

Além de focar neste aspecto muito importante da lealdade do paciente, a hotelaria do hospital também reúne todas as condições necessárias para proporcionar:

  • Conforto,
  • Qualidade 
  • Condições que os pacientes apreciam.

Contar com um bom serviço de hotelaria hospitalar transforma o ambiente “frio” do hospital e alivia o paciente, que na maioria das vezes está passando por dificuldades e sofrimento.

Como resultado, a reputação da instituição torna-se mais positiva e os resultados só tendem a melhorar.

Afinal, se o paciente for bem tratado e se sentir seguro dentro daquele ambiente, é muito provável que retorne em um momento futuro de necessidade. 

Como implementar este serviço em sua organização

Como você pode ver, a hotelaria hospitalar pode fornecer muitas soluções.

No entanto, esse conjunto de serviços não precisa ser implantado de uma única vez.

Por exigirem mais do que simples mudanças estruturais, mas mudanças globais nas práticas organizacionais, além de treinamentos e qualificações específicas para a equipe que irá atuar.

Ou seja, o ideal é fazer as mudanças gradativamente e ir alterando a cultura da instituição de saúde.

Não se importar apenas com a recuperação do paciente, mas sim com o processo de recuperação, de forma agradável e segura, que ameniza sua dor e suas preocupações com a própria saúde. 

Para tanto, os gestores devem considerar o custo de cada implantação, os fatores envolvidos em cada serviço prestado, o número de funcionários a serem contratados e outros detalhes importantes.

Hotelaria Hospitalar

Após uma análise aprofundada, é hora de considerar a contratação de empresas terceirizadas.

Responsáveis ​​pela gestão e operação completa dos diversos serviços prestados pela indústria hospitalar e hoteleira.

Benefícios da hotelaria hospitalar

Os benefícios são muitos, acima de tudo, a organização otimiza seu tempo e consegue focar em seu escopo principal, que é melhorar a saúde dos pacientes por meio do atendimento médico de seus profissionais.

Consequentemente tem a tranquilidade que os seus pacientes internados estão recebendo um atendimento de alto padrão e que estão sendo tratados com alta profissionalidade. 

A gestão de hotéis hospitalares satisfaz a realidade de que os hospitais não querem mais estar relacionados à doença ou à morte, mas tornar-se promotores de saúde e bem-estar.

As instituições de saúde que desconhecem este novo contexto podem eventualmente ficar para trás, pois não serão um local de destino dos pacientes em necessidade. 

O mais importante, gostou do nosso artigo?

Se você quer saber mais sobre este e os demais serviços oferecidos pelo Grupo Delta Facilities, fale com um de nossos especialistas no assunto e confira todas as soluções personalizadas para sua empresa!

Terceirize já os serviços de Hotelaria Hospitalar.
Entre em contato conosco.

Continue lendo:

Abrir Conversa
Precisa de ajuda?