Manutenção de Máquinas e Equipamentos: qual a importância?

A Manutenção de Máquinas e Equipamentos é de extrema importância para qualquer empresa, pois seu principal objetivo é manter a disponibilidade do equipamento, gerenciar recursos e eliminar defeitos de máquinas, de modo a manter os mesmos padrões de qualidade do produto e produzir o máximo possível.

Manutenção de Máquinas e Equipamentos

As organizações devem investir na gestão estratégica de manutenção para poder determinar formas de otimizar o uso dos equipamentos e eliminar riscos de falhas.

Apesar de aparentar ser uma função básica, muitas organizações se perdem e acabam tendo dificuldade de conduzir um bom gerenciamento da manutenção de máquinas e equipamentos.

Nesse contexto, vamos entender a importância da boa gestão da manutenção para a qualidade. Confira mais um artigo feito pelos especialistas em manutenção do Grupo Delta Facilities!

Manutenção de Máquinas como principal fator competitivo!

A gestão da manutenção é um dos principais aspectos que afetam o crescimento da empresa e deve ser uma prática contínua e bem estruturada.

Algumas empresas entendem que produzir a todo custo aumentará sua receita. Ideia errada.

É errado as empresas não investirem em manutenção e em possíveis paradas técnicas, pois se o equipamento falhar ou apresentar defeitos, o produto poderá não ser fabricado com a mesma qualidade, o que pode causar grande estresse em seu momento de comercialização.

Quantas organizações veem seus resultados financeiros despencar e o número de reclamações de clientes aumentar só porque eles não querem parar o equipamento em um curto espaço de tempo para substituir peças importantes ou limpar? A resposta para era essa pergunta é: várias. 

O custo da falta de gerenciamento do processo produtivo e da manutenção programada pode ser a produção de um dia, perda de matéria-prima ou até mesmo descarte de produtos mal produzidos.

Além disso, sob pressão, a equipe operacional sofrerá desgastes e eventualmente não cumprirá os requisitos mínimos de segurança, colocando em risco suas vidas e deixando de colocar a máquina para operar da maneira correta. 

Gestão de Manutenção de Máquinas como principal prevenção de problemas

O gerenciamento de manutenção evita muitos problemas, por exemplo:

  • Reclamações e perda de confiança do cliente em relação ao produto e a empresa;
  • Perda de resultados por não alcançar a produção planejada/necessária;
  • Alto custo de manutenção corretiva nas máquinas e equipamentos devido a ausência da prática da manutenção preventiva;
  • Taxa crescente de acidentes de trabalho, 
  • Dentre outros.

Onde entra a ISO 9001?

Na gestão da manutenção, as organizações precisam cada vez mais da ISO 9001. Ou seja, as empresas que obtiveram a certificação do sistema de gestão da qualidade comprovam que seus processos são eficazes e assertivos.

Na nova versão da norma, alguns trechos (itens 6.2.1, 6.2.2 e 7.1.3) indicam que a manutenção é essencial para manter a qualidade e produtividade do produto e/ou serviço.

Além disso, os benefícios da certificação ISO 9001 são muito importantes para o gerenciamento de manutenção e contratar uma empresa certificada trás diversas vantagens como:

  1. Maior competitividade operacional e produtiva;
  2. Aumento da Satisfação do cliente;
  3. Aumenta da capacidade produtiva;
  4. Redução de custos – economia com um processo de manutenção bem planejado e bem aplicado (redução de quebras, paradas não planejadas, peças novas, etc.).

Tipos de Manutenção de Máquinas e Equipamentos

Tipos de manutenção

Para entender a importância do gerenciamento de manutenção, é importante saber o que fazer quando ocorrer um problema. Vamos dar uma olhada na lista:

Manutenção corretiva

É um método de manutenção ideal para equipamentos que apresentam problemas inesperados que afetam a produtividade e a qualidade final do produto.

No entanto, quando uma máquina quebra ou o equipamento não consegue funcionar de maneira eficaz, a manutenção corretiva pode ser realizada com objetivo de restaurar o desempenho inicial da máquina, aumentando sua capacidade de produção.

Porém, é recomendável realizar a manutenção antes que o equipamento falhe ou perca desempenho, pois seus danos afetarão a qualidade do produto, trarão acidentes e problemas de saúde à equipe

Além de se tornarem um obstáculo para a produção, levando até a paralisação da empresa.

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva visa evitar problemas no maquinário realizando algumas atividades, como troca de peças e óleo, graxa, limpeza interna e externa, dentre outros..

A empresa deve desenvolver um plano de manutenção de forma que não prejudique a produção e que a manutenção preventiva seja realizada em momentos estratégicos. 

Através deste tipo de manutenção, é possível prevenir e reduzir os riscos de acidentes com os trabalhadores e o ambiente (por exemplo: transbordamento, danos em vedações, etc.), evitar possíveis perdas de produção e evitar que os equipamentos afetem a qualidade do produto final. 

Manutenção preditiva

Manutenção realizada por meio da análise e monitoramento de certos aspectos ou condições dos equipamentos e instalações com objetivo de evitar que problemas ocorram no futuro.

Manutenção preditiva

Realize manutenção preditiva e analise os dados importantes para garantir o funcionamento normal da máquina. Por exemplo, análise de vibração, temperatura do óleo, desgaste da correia, etc. 

Esse processo vai garantir que o seu equipamento não apresente danos inesperados e que tenha sua vida útil prolongada. 

Manutenção produtiva total

Esse tipo de manutenção atua na organização em nível global, impactando no comportamento das pessoas, na forma como lidam com as questões de manutenção e na forma como todos estão envolvidos no processo de produção.

Na produção e manutenção geral, o pessoal é considerado o maior recurso da empresa, pois alguns produtos podem ter má qualidade por falta de treinamento dos funcionários.

O objetivo é garantir o melhor desempenho e satisfação do responsável pelo processo produtivo e treinar a equipe para uma manutenção eficaz.

Essa cultura de processos de manutenção é algo essencial para o crescimento previsível e bem organizado de uma empresa.

Concluímos que o gerenciamento da manutenção deve ser levado a sério mesmo para coisas aparentemente simples, pois afeta diretamente a produção, o lucro e a qualidade.

A gestão da manutenção permite que todo o processo produtivo seja executado de forma padronizada e premeditada para evitar problemas.

Desta forma, os benefícios da manutenção são múltiplos. Como resultado, a empresa terá um processo produtivo estável e eficaz.

Agora que você já sabe o quanto a gestão de manutenção de máquinas e equipamentos é importante para a sua empresa, que tal entrar em contato com quem realmente entende do assunto e pode tornar este serviço muito mais eficaz?

Os especialistas do Grupo Delta Facilities trazem consigo toda a expertise em gestão de manutenção, adquirida por décadas de serviços realizados em várias empresas.

Terceirize já os serviços de Manutenção de Máquinas e Equipamentos.
Entre em contato conosco.

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Conversa
Precisa de ajuda?