O que é certificação ISO e qual a sua importância?

Todo empreendedor sabe que a certificação ISO eleva sua empresa a outro patamar — ou, pelo menos, deveria saber. Com o intuito de explicar os motivos pelos quais as certificações ISO agregam tanto valor às empresas, o Grupo Delta Facilities preparou este material repleto de informações! Fique conosco e confira!

É inegável que a certificação é uma ferramenta básica para as organizações que desejam fazer conquistas marcantes no cenário nacional e depois no internacional.

Afinal, organizações que buscam se adequar a determinados padrões e, assim, obter e manter a certificação, criam uma enorme vantagem competitiva sobre seus concorrentes.

No entanto, o que ainda está sendo discutido é o valor da certificação para as empresas que a alcançam.

Pensando nisso, nós, do Grupo Delta Facilities, resolvemos preparar um artigo para explicar a real importância das certificações ISO e o que é necessário para obtê-las.

Fique conosco e confira!

Qual o valor da certificação ISO para as empresas

Quando falamos de valor, não estamos nos referindo à quantia em reais que são necessários para adquirir o certificado — longe disso. 

Até porque muitas empresas não possuem fins lucrativos, não é verdade?

O valor que mencionamos passa do abstrato ao concreto quando uma organização implementa os processos de identificação e organização de uma determinada ISO.

A certificação é uma forma de organização empresarial sistemática, fazendo com que determinados procedimentos sejam aprimorados e implementados da melhor forma dentro do seu negócio.

Também pode ajudar as empresas a entender o que está acontecendo internamente e, até certo ponto, orientá-las no trato dos processos e ações que devem ser executadas para evitar a recorrência de não conformidades.

Além de ajudar as organizações a aumentar a valorização dos clientes, também contribui para o desenvolvimento da liderança, envolvendo vários setores chaves dentro da empresa.

Também podemos destacar outros benefícios obtidos com o processo de certificação:

  • Ótima chance de promover a imagem da corporação;
  • Aumento da satisfação dos clientes;
  • Mudar o foco corretivo para o preventivo;
  • Criação e mobilização das equipes para com um objetivo comum;
  • Redução de retrabalho e diminuição de custos.

Na situação atual, pode-se observar que organizações dos mais diversos setores exigem de seus fornecedores de produtos e serviços, a obtenção da certificação — como forma de qualificação — e a garantia de atendimento aos requisitos de contratos pré-estabelecidos.

Devemos lembrar que não importa qual seja o padrão ISO, a certificação sempre levará a grandes mudanças culturais, e operacionais, dentro da organização.

Porém, é necessário que as pessoas entendam sua real importância e benefícios para a empresa e para cada profissional.

Por fim, é importante notar que a certificação é mais do que apenas uma imagem pendurada na parede da recepção e usada em outras partes da empresa para marketing.

Não há dúvida de que nossos certificados são obtidos por mérito e esforço — podemos ver sua verdadeira importância e os benefícios para a organização.

A certificação ISO não é uma moda, mas um passo importante na busca pela excelência organizacional.

Por isso, fique com um resumo de cada uma das ISO’s e demais certificados de qualidade do Grupo Delta Facilities:

ISO 9001 – GESTÃO DE QUALIDADE

A ISO 9001 é um sistema de gestão projetado para garantir a otimização de processos, maior flexibilidade no desenvolvimento de produtos e produção mais ágil para satisfazer os clientes e alcançar o sucesso contínuo.

O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) pode ser usado como uma ferramenta para ajudar os gestores a encontrar e corrigir processos ineficientes na organização.

Além disso, a ISO 9001 é uma forma de documentar a cultura organizacional, possibilitando o desenvolvimento dos negócios e, ao mesmo tempo, mantendo a qualidade dos bens e serviços prestados.

Por se tratar de um sistema internacional criado pela ISO (International Organization for Standardization), sua finalidade é desenvolver e divulgar normas que possam ser utilizadas por todos os países do mundo, levando a uma padronização dos Sistemas de Gestão das empresas independentemente de onde estejam.

Por ser uma ferramenta que pode ser adotada por qualquer empresa de qualquer porte, ela é amplamente recomendada a qualquer gestor — tornando-a a “menina dos olhos” do setor de qualidade.

ISO 14001 – SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL

A ABNT NBR ISO 14001 especifica os requisitos para um sistema de gestão ambiental e permite que as organizações desenvolvam uma estrutura para proteger o meio ambiente e responder rapidamente às mudanças nas condições ambientais.

Esta norma leva em consideração os impactos ambientais que estão sujeitos à organização e outras condições controláveis.

As empresas que desejam estabelecer ou aprimorar um sistema de gestão ambiental, ter confiança nas políticas ambientais que implementam, ou comprovar o cumprimento de práticas sustentáveis ​​por clientes e organizações externas, devem seguir a implementação desta norma.

Como todos sabemos, a versão atual da ISO 14001 pode trazer benefícios econômicos, pois também pode reduzir custos ao diminuir o consumo de recursos.

Porém, teve seu foco ampliado, agregando mais valor às empresas que buscam esta certificação.

Além disso, a fim de fechar o desenvolvimento sustentável do tripé, as normas atuais que ainda não são capazes de resolver os problemas sociais se concentrarão neste tema e precisam avaliar as expectativas das partes interessadas — incluindo as condições ambientais locais, regionais e globais que afetam a organização ou instituição.

ISO 45001 – GESTÃO DE SAÚDE E SEGURANÇA

A ISO 45001 é um padrão verdadeiramente internacional que define os requisitos de boas práticas em gestão de saúde e segurança ocupacional para organizações de todos os tamanhos.

Ele fornece diretrizes para ajudá-lo a criar sua própria estrutura de saúde e segurança para que você possa incorporar todos os controles e processos relacionados em um sistema de gestão.

A ISO 45001 também pode ser aplicada a todos os tipos de organizações para ajudá-los a eliminar ou minimizar os riscos e perigos ocupacionais.

Esta norma foi desenvolvida para ajudá-lo a criar as melhores condições de trabalho em sua organização, ajudá-lo a atender aos requisitos da indústria e dos clientes e cumprir as leis e regulamentações vigentes.

Agora que você já sabe o que é uma certificação ISO e qual sua importância para a organização de uma empresa, que tal entrar em contato com os profissionais do Grupo Delta Facilities e conhecer melhor os nossos serviços de terceirização de mão de obra?

Fale conosco através do Telefone (31) 2535-4444
ou pelo Email: contato@deltafacilities.com.br
e receba uma proposta personalizada de acordo com as necessidades da sua empresa!

 

O Grupo Delta Facilities agradece sua visita! Até a próxima!

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Conversa
Precisa de ajuda?