O que faz um repositor de gôndolas e qual a sua importância nas vendas do seu negócio?

Um repositor de gôndolas é um dos profissionais mais importantes dentro do supermercado. Ele é quem tem o contato direto com o produto, conhecendo sua data de validade, quantos estão saindo, tendo a percepção completa de como o público está lidando com esta novidade. Para saber um pouco mais sobre como este profissional pode ser fundamental para sua empresa, acompanhe mais um artigo feito pelo Grupo Delta Facilities!

De acordo com os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Repositor de Supermercado tem grande importância dentro da cadeia logística do setor — sendo essencial em 100% das vezes.

Ainda de acordo com o estudo, os números mostram que o setor de supermercados é um dos mais importantes do país, movimentando a economia e gerando 5,7 milhões de empregos — dentro desses empregos estão o Repositor e o Movimentador de Mercadorias, essenciais para o bom funcionamento do negócio.

Mas se quisermos ir mais a fundo sobre a profissão e apresentar sua funcionalidade para a cadeia operacional/logística, é importante salientarmos como os cargos são descritos nos sites de emprego.

Segundo o site VAGAS, o repositor de mercadorias é responsável por cuidar para que as gôndolas, ilhas, ou pistas sob sua responsabilidade estejam sempre abastecidas, organizadas e limpas.

É desta forma que encontramos sempre os produtos mais indicados para o consumo quando vamos ao supermercado. As coisas não apareceram ali do nada. Os produtos não são colocados nos devidos lugares de forma aleatória. Tudo tem um motivo.

Por isso, o repositor é tão importante!

Para adentrar um pouco mais sobre essa importância do Repositor de Gôndolas e como ele pode impactar diretamente no crescimento ou declínio do seu negócio, fique com a gente e acompanhe as próximas sessões do nosso conteúdo.

Quais são os outros papéis do repositor

O papel do repositor também é garantir que os materiais promocionais dos produtos sejam sempre divulgados e atualizados, sem se esquecer de colocar os preços de forma visível e no local correto, minimizando reclamações e conflitos no supermercado.

Para se tornar um bom repositor, o profissional deve ter as seguintes características: organização, higiene, atenção e capacidade de trabalho em equipe.

Para simplificar a operação (principalmente no caso de uma grande loja), o truque é tornar o profissional responsável por no máximo dois ou três corredores de produtos.

Os repositores também precisam aprender as técnicas de fabricação de pilhas promocionais (caixas, potes, sacolas). Por exemplo, quando um cliente pega um produto do meio da ilha, ele não corre o risco de desmontar tudo enquanto retira o mesmo.

Com base nisso, podemos concluir que o repositor de mercadorias é responsável pelo último processo logístico de um supermercado, depois do serviço feito pelo repositor o próximo passo é a compra do cliente e o consumo final do item.

O repositor também é muito importante para tomar conta da validade dos produtos, ele é responsável por efetuar o processo de “PEPS: Primeiro que entra e o primeiro que sai”, ou seja, ele faz o giro de mercadorias colocando sempre a frente os produtos com a data de vencimento mais próxima para não deixar nenhum produto vencer.

Deu para perceber a importância que um repositor de gôndolas têm para as vendas do seu negócio e como sua função acrescenta qualidade em todos os setores de um supermercado.

Além de ser uma posição vital para o seu negócio, ele pode ser o grande diferencial competitivo, pois gôndolas atraentes chamam atenção, aumentando a venda de um determinado produto e multiplicando as receitas do seu negócio.

Agora você já sabe a importância de um repositor de gôndolas e como ele pode influenciar diretamente no seu supermercado.

Treinar e qualificar esses profissionais são processos primordiais se você deseja obter uma maior organização no seu estoque, nas suas prateleiras; e um maior controle sobre o produto! Se precisar de ajuda, entre em contato conosco. Somos especialistas na terceirização de repositores de gôndolas.

Terceirize já os serviços de Repositor de Gôndolas.
Entre em contato conosco.

Continue lendo:

Abrir Conversa
Precisa de ajuda?