Os problemas que uma supervisão ineficiente pode causar


Você precisa ser o dono do seu negócio. A gente sabe disso e não queremos nos opor a esta obviedade. Porém, junto com o requinte desta particularidade, vem uma série de obrigações que muitas vezes o empreendedor não consegue dar conta sozinho.

Por isso, contratar um funcionário — ou terceirizá-lo — para supervisionar algumas tarefas da sua empresa pode ser o grande diferencial competitivo do seu negócio.

Crescer no mercado, em geral, é uma tarefa complicada. Os empresários se deparam com muitas adversidades durante este percurso, mas não é uma tarefa impossível.

Para obter este resultado positivo, é preciso supervisionar seu time de colaboradores e obter todas as informações possíveis sobre o seu negócio — óbvio.

Pensando nisso, nós do Grupo Delta Facilities vamos explicar através deste artigo como uma supervisão ineficiente pode influenciar negativamente os resultados da sua empresa.

Tá preparado? Senta no sofá, prepara aquele café que a gente te espera!

Supervisão ineficiente: como ela impacta no seu negócio

Como as engrenagens, as organizações são compostas por um conjunto de partes interdependentes, cada peça deve desempenhar sua função de forma eficaz para que a eficiência de produção do componente seja maior e o atendimento ao cliente seja mais eficaz. Além disso, essa organização também pode obter maior lucratividade para a empresa. Com a supervisão de processos, tudo é possível.

Porém, a falta de controle e monitoramento do processo certamente causará uma série de prejuízos à organização.

O maior problema é que muitas empresas se acostumaram a operar em modo de falha. Isso significa que eles não podem ver a causa do dano ou problema.

Verifique os principais problemas causados ​​por supervisionamento insuficiente durante os processos de operação.

Falta de definição e clareza acerca de responsabilidades e atribuições

Frequentemente, são encontradas pessoas inseguras sobre o que fazer, e no final se tornam ineficientes e improdutivas. As pessoas não sabem quais são suas responsabilidades, então farão algo de qualquer maneira.

A falta de clareza nas funções, responsabilidades e processos existentes (administração, gestão, supervisão, operações, vendas, etc.) lança as bases para conflitos estruturais.

Isso também pode causar erros, retrabalho e outros problemas causados ​​por falhas humanas.

No entanto, havendo ou não um erro deliberado, a falta de clareza levará a informações duvidosas e, se houver erro, isso justificará uma desculpa ou justificativa. Isso torna mais difícil corrigir essa situação.

E, como você já sabe, na hora de assumir a culpa, todos passam a responsabilidade para uma outra área — ficando quase impossível de rastrear onde o erro foi cometido.

O que é péssimo para o seu trabalho.

Falta de clareza em relação a cargos e funções (organograma)

Sem uma organização clara, sua empresa corre o risco de colocar as pessoas certas nas funções erradas. Para que sua organização funcione de maneira ideal, seus funcionários devem combinar a qualidade de seu trabalho com as funções atribuídas a eles.

Cada função possui um conjunto de atividades que devem ser executadas. Para uma determinada função, o funcionário ideal é aquele que possui o estilo de trabalho, a experiência e o conhecimento técnico ideais para ela.

Empresas sem uma boa gestão de processos acabam fazendo com que as pessoas desempenhem funções para as quais não são adequadas.

A falta de organograma e supervisão pode levar a dúvidas sobre quem executa as funções corretas e quem é responsável pelas tarefas e demais processos.

Isso, geralmente, faz com que as pessoas executem tarefas que outros fariam de forma mais adequada, o que leva à redução da produtividade e à diminuição da motivação da equipe.

Esquecimento e atraso na execução de tarefas

Qualquer tarefa específica requer um conjunto de regras de trabalho para uma execução eficaz.

Atrasos afetam todo o processo de produção. O mapeamento e o gerenciamento de processos ajudam a evitar essas situações, porque o momento certo é determinado e as tarefas são claras.

O gerenciamento de processos de negócios também ajuda a identificar tarefas redundantes e desnecessárias, otimizando, assim, todo o processo de produção.

Se combinada com a automação de processos, a produtividade de toda a empresa terá um grande salto, pois muitas dessas tarefas serão realizadas de forma automática.

Sem gestão de processos não há padrão e nem controle das tarefas

Quando não há gerenciamento de processos, todos realizam suas tarefas de maneira diferente, tornando todo o processo mais ineficiente a cada dia.

A falta de normas, controles e padrões é um dos problemas mais comuns para as organizações e pode causar muitos prejuízos.

No entanto, a diretoria geralmente gasta algum tempo para descobrir a verdadeira causa: falta de procedimentos padrão ou falta de processos claramente definidos.

Ter um processo claramente definido e gerenciado garantirá que sua empresa sempre siga os procedimentos corretos.

Isso também ajuda a evitar erros e retrabalho causados ​​pelo desperdício de tempo e dinheiro.

Falha de comunicação entre departamentos

Muitos processos exigirão mais de um departamento para serem executados.

Sem a devida supervisão, a comunicação pode ser rebaixada para um meio ineficiente, como e-mail.

Quando existe um processo, toda a comunicação é realizada por meio da interface, e a própria interface é a execução do processo. Em outras palavras, é centralizado e ainda pode garantir que as pessoas certas recebam as informações de que precisam.

Time desengajado e desgastado

Em empresas que não têm a cultura da gestão de processos, é comum ver funcionários desanimados e estressados.

Muitos deles são bombardeados com demandas de vários departamentos, com cada gerente exigindo que o que eles precisam deve ser feito primeiro, independentemente de se a demanda era realmente uma prioridade ou não.

Ficou bastante perceptível o quanto uma supervisão ineficiente pode afetar diretamente sua empresa.

Isso sem mencionarmos as diversas áreas de gestão que ela pode atingir, causando um efeito dominó nos demais setores que apresentam — ou não — bons resultados.

Cortar o mal pela raiz é mais do que necessário. Para isso, você precisa identificar onde está o problema e contratar a ajuda de um profissional gabaritado e que traga a garantia da execução de um excelente serviço.

Agora que você já sabe a maioria dos problemas que uma supervisão ineficiente pode causar na sua empresa, que tal entrar em contato com o Grupo Delta Facilities e terceirizar alguns desses processos e maximizar o crescimento do seu negócio?

Fale com nossos atendentes e receba uma proposta personalizada de acordo com as necessidades da sua empresa!

Terceirize já os serviços de Supervisor Empresarial.
Entre em contato conosco.

Continue lendo:

Abrir Conversa
Precisa de ajuda?