Principais Equipamentos de Proteção Individual para trabalho em indústrias.

Trabalhar em uma indústria não é uma tarefa tão fácil e, às vezes, nem tão segura, por isso, é fundamental que o trabalho de diminuir os riscos de acidentes seja realizado.

Nesse sentido, alguns equipamentos de segurança pessoal são imprescindíveis para a garantia da segurança de seus colaboradores.

Confira no postblog de hoje quais são esses equipamentos.

equipamentos epi

O que são EPIs?

EPI significa Equipamento de Proteção Individual, normalmente utilizado em ambientes de trabalho que oferecem algum risco à saúde do colaborador.

Nada é mais importante para uma indústria do que a saúde dos seus colaboradores, afinal, são eles que fazem a empresa funcionar.

Esses equipamentos, portanto, são fundamentais para garantir um ambiente de trabalho mais seguro tanto para os empregados, quanto para os empregadores.

EPIs nas Indústrias

Entre os principais itens de EPIs nas indústrias estão;

Capacete

Os capacetes são utilizados para a proteção de possíveis contusões, traumas e pancadas na cabeça.

Protetor auricular

Em indústrias, máquinas e equipamentos barulhentos são utilizados constantemente, portanto, para proteger os ouvidos são utilizados os protetores auditivos.

Colete refletivo

Em algumas indústrias, a movimentação de carga é necessária, seja com empilhadeiras ou caminhões, por isso, a utilização de coletes refletivos é importante para a segurança dos demais colaboradores.

Óculos de segurança

Outro item indispensável para qualquer indústria são os óculos de segurança. Seja por poeira, pedras e até mesmo faíscas, os óculos são fundamentais para a proteção dos olhos.

Calçado de segurança

Popularmente chamados de “bico de aço”, os calçados de segurança evitam lesões caso algo pesado caia no pé do seu colaborador.

Calça e blusa de manga longa

Calça e blusa de manga longa também são considerados itens de segurança, pois aumentam a proteção dos braços e pernas.

Equipamentos Específicos

Em alguns ambientes, equipamentos específicos são utilizados, como por exemplo proteção contra eletricidade, altas temperaturas e produtos químicos.

Quem é responsável por fornecer os EPIs?

Por se tratar da segurança do seu colaborador, é dever da indústria fornecer os equipamentos de segurança.

Além disso, também é dever da indústria se certificar de que os equipamentos estão sendo utilizados da maneira correta, pois a não utilização pode acarretar em processos judiciais.

Os EPIs são obrigatórios a partir do momento em que os EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva) não forem suficientes para a proteção contra riscos e acidentes, ou para situações de emergência.

Conheça mais do Grupo Delta Facilities

O Grupo Delta Facilities é uma empresa especializada em terceirização de serviços para todos os ramos de atividades, incluindo as indústrias.

Somos uma empresa certificada na ISO 45001, um documento que fornece um conjunto robusto e efetivo de processos para melhorar a segurança do trabalho.

Terceirize já conosco.
Entre em contato agora mesmo.

Continue lendo:

Abrir Conversa
Precisa de ajuda?