Você sabia que a terceirização abrange 22% da mão de obra formal e tem boas perspectivas de crescimento no Brasil?
Terceirização é a contratação de serviços por meio de empresa, intermediária (interposta) entre o tomador de serviços e a mão-de-obra, mediante contrato de prestação de serviços. A relação de emprego se faz entre o trabalhador e a empresa prestadora de serviços, e não diretamente com o contratante (tomador) destes.
Neste artigo entenda a importância da terceirização de funcionários e descubra o porquê a terceirização de mão de obra é a solução ideal para 2020.
O que é a terceirização de serviços?
A terceirização de serviços é a contratação de serviços por meio de empresa, intermediária (interposta) entre o tomador de serviços e a mão-de-obra, mediante contrato de prestação de serviços. A relação de emprego se faz entre o trabalhador e a empresa terceirizada, e não diretamente com o contratante (tomador) destes.
A terceirização corresponde à transferência de um determinado serviço à outra empresa.
Trata-se de um processo pelo qual uma organização contrata uma empresa para prestar determinados serviços em sua própria instalação, delegando assim algumas funções a terceiros.
Dessa forma, a organização não precisa se preocupar com atividades que não fazem parte de sua especialidade, como, por exemplo, serviços de limpeza, vigilância, entre outros. Isso porque haverá uma empresa responsável por esse tipo de contratação. Assim, a organização fica concentrada apenas em tarefas essencialmente ligadas ao negócio no qual atua.
Qual é o objetivo da terceirização de serviços?
Primeiramente, o objetivo central da terceirização de serviços é o aumento da eficiência, mas também ela contribui para redução de custos.
Às empresas, é mais barato que parte de sua mão de obra seja contratada por terceiros, em vez de mantê-los sob a sua tutela, poia haverá redução de custos com encargos trabalhistas Além da regularização e da qualidade dos serviços prestados.
92% das empresas entendem que a terceirização é uma tendência mundial do processo de modernização dos negócios. 93% já aplicaram ou aplicam algum tipo de serviço terceirizado. – Data Sebrae.
Como funciona a terceirização de serviços?
De duas formas:
- a empresa deixa de produzir bens ou serviços usados em sua produção e passa a comprá-los de outra ou outras empresas. Esse processo provoca a desativação, parcial ou total de setores que anteriormente funcionavam no interior da empresa.
- e a contratação de uma ou mais empresas para executar, dentro de uma organização, tarefas anteriormente realizadas por trabalhadores contratados diretamente pela própria organização.
A importância da terceirização de funcionários
A decisão de terceirizar é estratégica para a maioria das empresas, já que envolve uma redução de custos significativa, em vez de correr o risco de lidar com o acúmulo de funções em seu recursos humanos e departamento pessoal, ou sobrecarregar alguma área decisiva. E, se existe algo que nenhum empreendedor quer enfrentar, é a perda de controle de produto ou serviço.
Portanto, a terceirização de serviços é uma tendência relevante para estabelecimentos de qualquer porte.
Contudo, é preciso procurar companhias especializadas em fornecer serviços terceirizados. Normalmente, elas já recrutam, contratam, treinam, efetuam pagamento, assistência médica e outros benefícios aos empregados selecionados. Tudo isso facilita, e muito, a vida da empresa contratante.
Quais as vantagens da terceirização de serviços?
Ao adotar a terceirização, a empresa pode concentrar seus recursos e esforços em sua própria área produtiva, ou seja, na área em que é especializada. Dessa forma ela vai melhorar a qualidade do seu produto e aumentar sua competitividade no mercado.
- A empresa concentra seus esforços em uma só área produtiva, na qual é especializada, melhorando assim a qualidade do produto ou serviço e sua competitividade;
- Redução de custos e aumento dos lucros da empresa;
- A empresa passas a gerar mais eficiência e eficácia em suas ações, além da economia e a eliminação de desperdícios;
- Possibilidade de formação de parcerias com fornecedores;
- Economia de gastos;
- Melhora do gerenciamento interno;
- Flexibilidade de pessoal (em contratos temporários ou sazonais, por exemplo);
- Aumentar a eficiência da corporação;
- Permitir que o negócio mantenha o foco em seu “carro-chefe”;
- E dispor de profissionais especializados e com conhecimentos técnicos específicos.
O crescimento da terceirização de serviços nos últimos anos é, em parte, o resultado de uma mudança geral na filosofia de negócios.
Até meados da década de 80, por exemplo, muitas empresas buscavam adquirir outras para diversificar seus interesses comerciais e reduzir os riscos.
À medida em que mais negócios descobriram as vantagens limitadas em administrar um grande grupo diversificado de empresas, muitos passaram a redirecionar seus esforços para apenas uma ou algumas áreas intimamente relacionadas.
Dessa forma, elas começaram a identificar ou desenvolver uma “competência essencial”, ou seja, uma combinação única de experiência e especialização que agrega vantagem competitiva em determinado setor.
Assim, todos os aspectos operacionais foram alinhados em torno da competência principal, e quaisquer atividades consideradas desnecessárias para preservar a ideia central precisaram ser terceirizadas.
Por que terceirizar serviços?
Se você ainda não entendeu a importância de terceirizar a mão de obra, confira algumas razões e pontos decisivos:
Focar em objetivos específicos
Obviamente, crescer implica em investir mais recursos financeiros e humanos também. Portanto, em vez de sobrecarregar alguma área, terceirizar atividades possibilita que os recursos internos se mantenham lucrativos sem comprometer a qualidade do serviço executado.
É o caso de empresas menores que fecham grandes contratos, por exemplo. Seu fluxo de trabalho aumenta significativamente em um período curto de tempo, demandando mais de seus colaboradores.
Neste caso, para evitar o acúmulo de horas-extras ou custos na contratação de novos funcionários, uma boa alternativa é terceirizar alguns serviços para manter a equipe focada em garantir a excelência do acordo combinado.
Economizar gastos
Além de contribuir para focar em projetos de crescimento, a terceirização de serviços também ajuda na economia dos gastos da organização. Afinal, você deve estar ciente do quanto o custo de contratação de funcionários pode ser alto, principalmente se avaliar o piso salarial de cada categoria.
Por consequência disso, cabe destacar outro gasto recorrente que é o treinamento de colaboradores para exercer novas funções, exigindo ainda mais tempo e, claro, verba. Partindo do pressuposto que o investimento na qualificação interna tende a ser muito maior, a contratação de um funcionário terceirizado pode resultar um ótimo custo-benefício.
Desenvolver pessoal interno
Pegando carona no impasse da qualificação, imagine que você tenha um cliente que exige algum conhecimento que sua equipe, simplesmente, não possui. Terceirizar atividades fornece ao seu negócio um colaborador para atuar em conjunto com seu pessoal interno, contribuindo, inclusive, para a aquisição de novas habilidades.
Melhorar o gerenciamento de risco
Períodos de alta rotatividade de funcionários podem adicionar incerteza e consistência a um negócio. Já a terceirização de serviços oferece maior estabilidade, reduzindo o risco de uma operação abaixo do padrão que o seu negócio precisa.
Quais são as atividades permitidas que as empresas terceirizam?
O setor da construção é o que apresenta maior interesse na terceirização de parte de suas atividades fim, seguida pelas empresas de serviços, do comércio e da indústria. Veja o gráfico abaixo:
Confira abaixo as principais atividades terceirizadas pelas empresas, permitidas pelo Ministério da Economia e do Planejamento:
- alimentação;
- armazenamento;
- carregamento e descarregamento de materiais e equipamentos;
- comunicação social, incluindo jornalismo, publicidade, relações públicas e cerimonial, diagramação, design gráfico, webdesign, edição, editoração e atividades afins;
- conservação e jardinagem;
- elaboração de projetos de arquitetura e engenharia e acompanhamento de execução de obras;
- instalação, operação e manutenção de máquinas e equipamentos, incluindo os de captação, tratamento e transmissão de áudio, vídeo e imagens;
- limpeza;
- manutenção de prédios e instalações, incluindo montagem, desmontagem, recuperação e pequenas produções de bens móveis;
- recepção, incluindo recepcionistas com habilidade de se comunicar na linguagem brasileira de sinais – libras;
- reprografia, plotagem, digitalização e atividades afins;
- secretariado, incluindo o secretariado executivo;
- segurança, vigilância patrimonial e brigada de incêndio;
- serviços de escritório e atividades auxiliares de apoio à gestão de documentação, incluindo manuseio, digitação ou digitalização de documentos e a tramitação de processos em meios físicos ou eletrônicos (sistemas de protocolo eletrônico);
- serviços de tecnologia da informação e prestação de serviços de informação;
- telecomunicações;
- tradução, inclusive tradução e interpretação de língua brasileira de sinais (libras);
- transportes;
- tratamento de animais.
Terceirização de serviços de limpeza
Obviamente, o impacto da terceirização de serviços depende do segmento da empresa, mas podemos dizer que um dos setores mais terceirizados é o de logística, incluindo o transporte de suprimentos e o de distribuição.
Mas também existe outro serviço terceirizado bastante popular: são os profissionais de limpeza.
No Brasil, as companhias que oferecem atividades de faxina e conservação de estabelecimentos são conhecidas como Conservadoras.
As Conservadoras, como o próprio nome já diz, focam justamente na conservação e higienização dos espaços corporativos, seja o ambiente interno e externo das firmas, condomínios, empreendimentos cuja obra já foi finalizada, eventos, etc.
Dessa forma, a maioria das conservadoras capacita seus colaboradores para prestar serviços de auxiliares de limpeza, facilitando a arrumação nas companhias solicitantes.
Dentre as vantagens desse processo estão:
- proveito e adequação na formação da equipe;
- não há preocupação com o fornecimento de materiais e reposição de estoques;
- maior disponibilidade de profissionais;
- resultado final vantajoso e qualidade de serviço.
Terceirização de serviços administrativos
A contratação de apoio administrativo é vantajoso por otimizar o tempo e melhorar a organização interna, além de a atividade terceirizada administrativa auxiliar e executar serviços de suporte ao setor, tornando a execução das tarefas mais eficiente.
Como escolher um provedor de serviços adequado ao seu negócio?
Você já percebeu como a atuação dos profissionais terceirizados é importante para o crescimento e sucesso das instituições. Entretanto, cabe revelar ainda que a chave para um serviço terceirizado promissor (seja de recepção, limpeza ou portaria) é encontrar um provedor de serviços que seja adequado à sua empresa.
Em relação à contratação de atividades de recepção, por exemplo, entenda que o colaborador irá representar seu negócio.
Portanto, além da qualificação, é necessário que a empresa contratada tenha habilidade e sensibilidade suficientes para selecionar um profissional adequado ao perfil.
Sendo assim, a proposta que a firma oferece deve estar de acordo com os custos disponíveis em seu orçamento e, muito mais: é preciso encontrar uma firma com a qual você possa construir uma parceria genuína. Fazendo isso, você poderá usufruir os recursos de recepção/portaria em sua totalidade, tranquilo e confiante na experiência que a empresa parceira oferece.
Aprenda a contratar a terceirização de serviços
Se você já está convencido de que a terceirização de mão de obra é a decisão mais assertiva para o seu negócio, muita calma nessa hora! Antes de contratar a primeira empresa que ver pela frente, analise se ela se encaixa em seus objetivos.
Separamos algumas dicas infalíveis para você não “errar a mão” na hora de terceirizar suas atividades:
Conformidade Legal
O primeiro item é um dos principais: é imprescindível que a empresa contratada cumpra as Leis Trabalhistas conforme a legislação brasileira. Isso porque, se ela age legalmente, diminui o risco do seu negócio ter que arcar com algum problema nesse sentido.
Acontece que, caso ocorra alguma ação, a empresa terceirizada é quem responde judicialmente. Mas, por outro lado, se for condenada e não puder arcar com os custos, cabe à empresa contratante (ou seja, a sua!) se responsabilizar com as despesas trabalhistas.
Experiência de mercado
O segundo detalhe crucial é a experiência de mercado da empresa que terceiriza serviços.
Verifique seus clientes anteriores, bem como seu portfólio, pois eles servirão como um guia para te ajudar a decidir se essa realmente é uma empresa compatível com o mercado e perfeita para atender a sua demanda. Vale solicitar dicas a empresários e gestores do mesmo ramo de atividades.
Converse e avalie cuidadosamente a reputação da contratada antes de fechar negócio!
Praticidade
Dependendo do tamanho do seu negócio, a facilidade na contratação pode se tornar um fator extremamente relevante. Se você, o gestor ou o responsável pelo setor de recursos humanos possui um cotidiano atarefado, como focar em processos seletivos de qualidade?
A empresa terceirizada precisa fazer com que você ganhe tempo, então, ela oferece processos ágeis e práticos para contratar uma equipe de profissionais e substituí-los ou repor, em caso de necessidade ou problema eventual com algum deles. Basta que você entre em contato e, ao estabelecer a parceria, especifique as qualificações necessárias. Simples assim.
Transparência
A firma contratada deve prezar pela confiabilidade e transparência, inclusive, no momento de encaminhar a documentação dos “terceirizados”, sem omitir quaisquer dados. Essa credibilidade é essencial para evitar futuros problemas ou dores de cabeça em seu empreendimento.
Qualificação da mão de obra
Desconfie de empresas ou conservadoras que cobram uma despesa muito baixa por seus serviços. É provável que não haja investimento em mão-de-obra qualificada.
Até porque, o treinamento adequado ao funcionário é essencial para evitar decepções de qualquer parte envolvida: você, a empresa parceira e o próprio colaborador. E, nos dias atuais, sabemos que não é barato investir em uma capacitação de qualidade!
Logo, esteja antenado e busque uma terceirização de serviços eficiente, de fato.
Qual a lei que regulamenta a terceirização?
Em 31 de março de 2017, foi sancionada a lei 13.429/17 que regulamenta a terceirização e altera a lei 6.019/74, que dispõe sobre o trabalho temporário (institutos distintos), a chamada “lei da terceirização”.
Qual é em regra a responsabilidade do tomador de serviços no caso de terceirização?
A empresa que fornece a mão de obra deve ser especializada naquele tipo de serviço, ter sua própria clientela e possuir os instrumentos do trabalho. Importante ressaltar, também, que a gestão dos funcionários deve ser realizada exclusivamente pela empresa terceirizada. Será ela a conduzir o trabalho dos funcionários, ainda que observe as necessidades e exigências da empresa contratante.
Além disso, se ocorrer o descumprimento das obrigações trabalhistas e o fato de o tomador de serviços ser o beneficiário do trabalho prestado é o quanto basta para a sua responsabilização subsidiária.
Esse entendimento tem fundamento na súmula 331, IV, do TST e foi mantido na nova lei das terceirizações, com a inclusão do art. 5º-A e seu §5º à Lei nº 6.019/74, realizada pela Lei nº 13.429/17.
Contratação de profissionais terceirizados no Grupo Delta Facilities
Por falar em eficiência, no Grupo Delta Facilities trabalhamos bastante para assegurar que o processo de terceirização de serviços seja tranquilo e acolhedor, dando à equipe as instruções e o encaminhamento necessário para atuar com excelência nos estabelecimentos de nossos clientes.
Entre em contato e fale com um de nossos profissionais especializados em terceirização de serviços:
- (31) 2535-4444
- contato@deltafacilities1.websiteseguro.com