Terceirização da logística interna de uma empresa

A terceirização de logística pode ser entendida como uma busca a um serviço estratégico de terceiros no auxílio à execução de atividades tradicionalmente tratadas por funcionários e pelos próprios recursos da empresa.

Quais as características da terceirização?

Em se tratando de um negócio grandioso como a terceirização de serviços, é certo que com ele há muitas características que devem ser observadas pelo cliente, a fim de conhecer o negócio, como também ter segurança no momento da contratação.

Por isso, vamos apresentar uma lista de características que você deve examinar cuidadosamente ao escolher seu parceiro de terceirização.

Podemos dizer já, de antemão, que tais características nós temos a felicidades de dizer que possuímos. Observe:

  • compromisso com a qualidade, em relação à qualidade do atendimento e ao cumprimento dos serviços.
  • a flexibilidade consiste em algumas vezes não haver contratos de longo prazo para assim haver renovação somente se o cliente estiver satisfeito e seguro com a garantia do serviço.
  • comunicação aberta, pois a comunicação constante é a garantia de que todos os sistemas estão em funcionamento.
  • recursos completos da equipe, especialmente, em relação a recursos, tanto em termos de pessoal quanto em tecnologia.

Quais empresas podem se beneficiar com a terceirização de sua logística interna?

Já está constatado que toda empresa pode se beneficiar  com a terceirização de seu sistema logístico, independente de seu segmento. Além disso, a terceirização de mão de obra fornece às empresas uma vantagem logística confiável.

As empresas de terceirização podem até ajudar a minimizar erros dispendiosos, permitindo que sua empresa desenvolva uma rede logística mais forte, com retornos mais altos e riscos menores.

E como a terceirização pode ser um recurso precioso, independente do segmento ou do tamanho de sua empresa, você terá muito tempo para aproveitar as vantagens de uma terceirização. Dessa forma, você passa a se centrar mais no seu negócio, na sua atividade-fim.

Para especialistas, trata-se de um ciclo virtuoso, pois se você tem mais tempo para o seu negócio, naturalmente a tendência é você fazê-lo crescer.

Por que a logística interna terceirizada pode ser estratégica para sua empresa?

Quando realizada com êxito, a logística interna terceirizada pode ser uma grande aliada para a produtividade e agilidade nos processos.

A mão de obra bem qualificada e experiente contribui para possíveis diminuições de efetivos, rapidez na execução de tarefas e operações realizadas de maneira adequada.

A terceirizadora, quando contratada para tais atividades, tem como principais funções:

  • Mapeamento de todas as tarefas a serem realizadas;
  • Treinamento eficaz dos funcionários para adquirir um melhor desempenho nas operações;
  • Recomendação de sistemas e ferramentas que contribuem para o aumento da eficiência do setor;
  • Utilização de indicadores da área para medir o grau de atuação de cada funcionário (em nossas operações, traçamos indicadores próprios para cada cliente, indicando o nível de produtividade especifico de cada funcionário e das atividades sendo realizadas);
  • Supervisionamento constante e feedbacks para melhorar a maneira com que as atividades estão sendo desempenhadas.

Todas essas etapas fazem parte de uma estratégia para que a terceirização da logística interna se torne mais produtiva e mais rentável para as organizações.

Quais são os serviços terceirizados mais procurados para logística interna?

Movimentação de carga

A movimentação de carga é uma atividade muito presente no interior de uma organização, seu principal foco é garantir que o armazenamento e a movimentação de cargas sejam realizados de maneira simplificada, correta e segura.

Para a proteção do trabalhador que atua nessa atividade, a empresa deve tomar medidas de segurança e atentar-se ao mapeamento de riscos que podem ser prejudiciais aos funcionários, como riscos ergonômicos provenientes de esforço físico, transporte de peso e atividades repetitivas.

A fim de evitar esforços desnecessários e facilitar a execução desses serviços, a empresa utiliza de diferentes mecanismos que realizam tarefas classificadas como simples e pesadas. O tipo de mecanismo utilizado pela empresa varia de produto a produto, impactando na maneira com que os processos são executados, no seu tempo de duração e nas área físicas disponíveis para uso.

Pode-se destacar a importância de se adotar um conjunto de ações que atuem na prevenção de acidentes indesejáveis, como:

  • Observar como os funcionários executam cada atividade: se há riscos da forma com que realizam ou se estão agindo com irresponsabilidade;
  • Utilização de equipamentos de segurança: atentar-se para que a prestadora de serviços forneça equipamentos adequados para cada tipo de situação que envolve a atividade e o funcionário;
  • Treinamento para os funcionários: todos os trabalhadores que executarem esses serviços, devem estar devidamente capacitados para manusear os equipamentos correspondentes às atividades;
  • Manutenção preventiva e corretiva: analisar constantemente o grau de desempenho da máquina e se esta demonstra algum defeito.

Operação de carga e descarga

A terceirização dessa atividade pode gerar:

  • Redução do tempo na execução das atividades: o treinamento e recrutamento de pessoas experientes pode contribuir para a otimização do tempo nas operações, porém, sem perda de qualidade e segurança;
  • Controle de faltas: as terceirizadoras são responsáveis por remanejarem outros funcionários para as operações que sofrerem desfalques daqueles que faltarem. Toda empresa passa por diversas dificuldades quando o assunto é absenteísmo. Terceirizando sua mão de obra, a organização não terá mais que se preocupar com esse tipo de problema;

Operador industrial

A principal função de um operador industrial é atuar no abastecimento das linhas de montagem, realizar tarefas relacionadas à produção e mantê-la sempre organizada e limpa.

Quando bem capacitado, um operador industrial pode atuar na manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos utilizados na linha de produção. Portanto, essa função necessita de equipamentos de proteção individual (EPI’s), tanto quanto as outras, por lidar com uma rotina que exige constantes esforços e alta concentração.

Para saber mais sobre os serviços de logística de terceiros, entre em contato conosco para obter mais informações.

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *