Os serviços de zeladoria são realizados a fim de evitar aborrecimentos na manutenção predial de condomínios residenciais e comerciais. E quem fica responsável por esse trabalho é o zelador.
Além disso, o zelador deve estar sempre atento a qualquer dificuldades ou transtornos que, muitas vezes, acontecem em condomínios, especialmente em grandes condomínios.
Quais são os serviços de manutenção predial?
Existem três tipos de manutenção realizada em prédios:
- a manutenção preventiva;
- a manutenção corretiva; e
- a manutenção preditiva.
De acordo com a NBR 5674 da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, no item 3.5, manutenção predial é o “conjunto de atividades a serem realizadas para conservar ou recuperar a capacidade funcional da edificação e de suas partes constituintes de atender as necessidades e segurança dos seus usuários”.
Dito isso, é recomendável que cada proprietário, em se tratando de condomínios, a responsabilidade de observar as normas técnicas e seguir o plano de manutenção recomendado no manual.
Isso porque tal norma prevê a possibilidade de o proprietário delegar o gerenciamento da manutenção da edificação para uma empresa ou um profissional legalmente habilitado. Ou seja, a legislação permite que os serviços sejam terceirizados.
Mas o que faz parte da manutenção predial? Confira abaixo:
Manutenção periódica dos sistemas de segurança
Segurança dos elevadores, funcionamento das câmeras de vigilância, cercas elétricas, interfones e portaria eletrônica.
Prevenção de incêndio
A prevenção consiste em seguir as instruções dos fabricantes de equipamentos, como extintores de incêndio, canalização de gás, para-raios, alarmes contra fogo etc. Além das fiação e das instalações elétricas, por no mínimo a cada biênio por equipe especializada.
Hidráulica
Verificação dos encanamentos e limpeza de ralos, sifões, caixas de gordura etc., limpeza dos reservatórios de água, localização e reparo de vazamentos e infiltrações.
Limpeza
Limpeza de depósitos de resíduos, principalmente das lixeiras que ficam no passeio limpeza das áreas públicas, e conservação da estrutura externa da construção.
Jardinagem
A manutenção dos jardins deve contar com limpeza do jardim, podas de árvores do jardim e do passeio, corte de grama, replantio de mudas, aplicação de inseticidas, se for o caso, limpeza das pedras, fontes de água, entre outros.
Tudo isso sempre de acordo com as orientações da ABNT.
Quais são as funções de um zelador de condomínio?
A função do zelador é fiscalizar tudo o que acontece no condomínio, além de cuidar do bom funcionamento do prédio.
Além disso, é o zelador a pessoa que mantém um contato direto com o síndico, como também auxilia nas atividades administrativas e rotineiras do condomínio, a fim de que o dia a dia do condomínio transcorra tranquilamente.
Uma das principais funções de um zelador no condomínio é a de sempre manter contato os moradores, com os agentes de limpeza, com o porteiro, assim como atua na administração, resolve problemas de última hora e mantém tudo funcionando ou seja, ele “anda” e conhece todos e tudo o que acontece no condomínio. Para muitos, é uma figura basilar dentro do condomínio.
À parte essas características, o zelador ainda realiza outras funções nas quais incluem:
- o zelador transmite, ao síndico, questões relevantes ocorridas durante a ausência do síndico,
- dependendo da terceirização, o zelador pode auxiliar o síndico quanto à montagem da escala de folgas e férias dos outros profissionais do condomínio;
- o zelador não deve receber incumbências de moradores do condomínio, pois todas as suas tarefas são designadas apenas pelo síndico que entre elas estão, como, por exemplo, conferir relógio de água, o funcionamento dos elevadores,
- receber reclamações dos moradores para posteriormente repassá-las ao síndico.
- verificar se os demais funcionários do condomínio estão em condições de trabalho e se eles tem todo o material de limpeza, se estão uniformizados, senão, providenciar, observar se os funcionários são pontuais e se realmente fazem o serviço.
Quais são as qualidades de um zelador?
Uma das primeiras características que todo zelador deve ter é a disciplina, pois depois dela todas as outras são consequências, como:
- manter a ordem no condomínio,
- ter conhecimento acerca de gerenciamento de pessoas,
- elaborar lista de atribuições diárias, semanais e mensais dos demais funcionários,
- manter a manutenção preventiva do condomínio em dia, entre outras.
Quais são as qualidades de um agente de limpeza?
O agente de limpeza é o profissional que tem como responsabilidade fazer a limpeza para a conservação do condomínio, deixando-o sempre limpo.
As principais atribuições de um Agente de limpeza são:
- limpar e arrumar todo o condomínio nos mínimos detalhes, como: janelas, vidraças, banheiros, cozinhas, área de serviço, garagens e pátios, assoalhos e móveis, carpetes e tapetes,
- atuar com limpeza de área externa e interna,
- abastecer os ambientes com materiais indispensáveis à limpeza,
- fazer sempre a retirada do lixo,
- fazer a limpeza do escritório, se for o caso, do síndico, da portaria, dos depósitos, dos banheiros, vestiários etc.,
- varrer a parte interna do condomínio, as escadas e o passeio,
- limpar os elevadores,
- realizar a reposição de material de higiene, bebedouro, manter rotinas de higiene e limpeza.
Percebe-se que o agente de limpeza trabalha levando em conta a organização e a higienização de todo o condomínio.
Por isso que, para trabalhar como agente de limpeza, o profissional deve ter boa disposição física, capacidade de cumprir ordens e determinações, capacidade de organização, saber ouvir sugestões e críticas, possuir gosto por servir, ter iniciativa e paciência.
O que um zelador não pode fazer?
O zelador, dentro de suas funções, sabe exatamente como é todo o trabalho num condomínio. O zelador sabe como funciona todas as instalações do condomínio, o que cada funcionário faz, a hora que chega, a hora certa de sair do condomínio. Apesar desse conhecimento, o zelado não pode realizar funções que não são suas, em razão da própria natureza do seu trabalho, conhecer todo o condomínio.
Muitos condomínios podem “aproveitar” e pedir ao zelador, para, por exemplo, substituir a mão-de-obra especializada. Isso ele não pode fazer. O que pode ser sua função são pequenos reparos de emergência, até que a manutenção especializada venha fazer o conserto, no mais, ele deve ficar dentro de somente suas funções.
Moradores também não podem pedir a ele trabalhos extras, ainda que pequenos. Aliás, um zelador não pode entrar dentro dos apartamentos.
O ideal é que todas as funções, a serem praticadas pelo zelador no condomínio, sejam passadas a ele somente pela empresa terceirizada.
Terceirize a zeladoria e manutenção predial com o Grupo Delta Facilities
Com o Grupo Delta Facilities, você terá tranquilidade ao saber que as tarefas estão sendo executadas com habilidade e eficiência, sem que você precise se preocupar ou levantar um dedo. O que poderia ser melhor?
É por isso que é tão importante terceirizar.
Saiba que a terceirização é uma prática comercial eficaz, que lhe ajuda a cuidar de suas tarefas, ao contrário de contratar novos funcionários ou atribuir essas tarefas a você ou a sua equipe.
É uma maneira eficaz para as empresas reduzirem os custos operacionais e simplificarem as operações enquanto ainda lidam com funções importantes.
Além de ser referência no mercado de facilities, o Grupo Delta Facilities, especializado em terceirização de serviços, lhe oferece soluções sob medida para todas as suas demandas.
Entre em contato e conte com profissionais que entendem do assunto.
- Rua São Paulo, 1665 – Sala 601, Lourdes, BH/MG
- (31) 2535-4444
- (31) 3278-3579
- contato@deltafacilities1.websiteseguro.com