Limpeza Mecanizada de Empresas e Indústrias: tudo que você precisa saber

Todo empresário deseja que sua empresa atenda todas as normativas necessárias a fim de proporcionar aos seus clientes e colaboradores o melhor estabelecimento possível, não é mesmo? Com a limpeza não pode ser diferente. Fique com este artigo feito pelo Grupo Delta Facilities com o intuito de explicar a importância da limpeza mecanizada para empresas e indústrias!

Os serviços de limpeza industrial podem incluir uma ampla gama de atividades direcionadas a um nicho específico de empresas que atuam principalmente no espaço industrial e fabril.

Como cada uma delas tem a sua particularidade, é importante você saber quais os procedimentos necessários para realizar uma limpeza eficaz dentro do seu setor industrial.

Para explicar um pouco mais sobre como funciona a limpeza mecanizada nas empresas e nas indústrias, o Grupo Delta Facilities preparou um artigo completo para você!

Fique conosco e confira!

Neste artigo vamos discutir sobre:

  1. Qual a diferença entre serviços de limpeza comercial e industrial
  2. Porque considerar serviços de Limpeza Industrial
  3. Cada um dos tipos de limpeza para cada tipo de indústria
  4. Como funciona a limpeza na prática
  5. Principais técnicas utilizadas nos processos de limpeza

Qual é a diferença entre serviços de limpeza comercial e limpeza industrial?

Enquanto a limpeza e conservação comercial está mais voltada para remover a poeira dos escritórios e manter os espaços agradáveis para receber colaboradores e potenciais clientes, a limpeza industrial se compromete, especialmente, com os operários.

Dessa forma, esse serviço visa tornar o campo mais organizado, evitando a contaminação por produtos químicos ou acidentes devido ao derramamento de líquidos, além do descarte adequado de materiais diversos.

Outro fator diferente é que a limpeza industrial é bem mais versátil que a limpeza e conservação corporativa, visto que suas funções variam conforme o tipo de indústria e a matéria prima que utiliza, componentes e produto final.

Logo, seus resíduos são variáveis, assim como o tipo das máquinas e equipamentos que serão higienizados pelo agente de limpeza industrial.

Manutenção e Limpeza Industrial

Portanto, é válido ressaltar que, normalmente, os serviços de limpeza industrial incluem um foco prioritário em segurança, prevenção e planos de limpeza personalizados para atender às demandas específicas de variados tipos de indústria.

A partir disso, são elaborados métodos específicos de limpeza, padrões e materiais diferenciados (escadas especiais, rolos de longo alcance, etc) que podem precisar ser usados.

O que Faz um Auxiliar de Limpeza Industrial

A limpeza industrial pode incluir, mas não está limitada a:

  • Cuidados com o chão;
  • Limpeza de estofos;
  • Saneamento de banheiros;
  • Limpeza de máquinas e equipamentos;
  • Remoção de lixo;
  • Saneamento de superfícies planas, como balcões, prateleiras, etc.;
  • Limpeza de paredes, obstruções de portas e placas;
  • Serviço de zeladoria e cozinha;
  • Limpeza de janelas / vidros;
  • Remoção de detritos de construção;
  • Serviços de portaria do dia;
  • Gerenciamento / manutenção de instalações.

Por que Considerar Serviços de Limpeza Industrial?

Sem dúvida alguma, a forma como você mantém seu espaço de trabalho diz muito sobre como você administra seus negócios.

Os detritos e as condições insalubres podem não ser apenas um desvio, eles podem criar uma grande responsabilidade de segurança. Além disso, conheça outros benefícios da limpeza industrial:

Melhora a Saúde

Sujeira, detritos, contaminação, germes e bactérias causam problemas de saúde para quem trabalha ou frequenta o espaço da produção.

Com um galpão limpo e higienizado, as queixas e atestados relacionados às doenças respiratórias e alergias, certamente, serão reduzidos.

Promove o Bem-estar

Estudos mostraram que funcionários que trabalham em um local onde onde a limpeza e a segurança são priorizadas, se sentem mais felizes e são mais produtivos.

Quando as responsabilidades de organização e de limpeza fazem parte da cultura geral do negócio, os trabalhadores fazem o mesmo, o que, por sua vez, impulsiona o bem estar de todos os operários.

Aumenta o Foco

A limpeza industrial é uma responsabilidade de todos, mas nenhum deles é treinado para higienizar além do seu próprio espaço, ou seja, as áreas de comum convivência.

Mesmo assim, não é possível que o colaborador se concentre em várias tarefas ao mesmo tempo, sobretudo em se tratando do cotidiano corrido de fábricas e indústrias, com trabalho mecanizado e, normalmente, operando máquinas e/ou equipamentos pesados.

Por isso, é extremamente relevante preparar uma pessoa especificamente para a função. Isto porque, como você já viu, a limpeza do ambiente industrial é meticulosa e requer o conhecimento de técnicas específicas de um profissional altamente capacitado.

Processo de limpeza para cada tipo de indústria: o que é e por que é importante?

Treinamento em higiene, descontaminação, limpeza, desinfecção ambiental, Boas Práticas de Fabricação (BPF), treinamento no uso de luvas, chapéus e materiais de proteção e sanitários, monitoramento do comportamento de limpeza, limpeza em espaços confinados e muito mais!

Todas essas ações constituem o que chamamos de processo de limpeza.

Normalmente, o processo de limpeza de cada setor é definido estrategicamente de acordo com a segmentação do setor, e independente do nicho de atividade, essas estratégias evitam muitos transtornos no dia a dia dos profissionais da qualidade.

Hoje, o mundo reconhece a importância dos processos de limpeza não só na indústria, mas também fora dela, principalmente para prevenir doenças e prevenir a propagação de vírus e bactérias.

No entanto, para quem trabalha na indústria, métodos de limpeza rigorosos sempre foram um método extremamente necessário para garantir operações seguras e eficazes.

Nas próximas linhas, você entenderá na prática como o processo de limpeza para cada tipo de indústria é importante. 

Indústrias de Alimentos

Você se lembra de algum caso representativo de contaminação de alimentos?

Da contaminação do leite em lote à adulteração do produto (a “operação carne fraca” lançada em 2017 expôs casos graves de adulteração de carne por várias marcas), infelizmente, não é incomum encontrar exemplos negativos.

As consequências desses casos? Dados da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), setor que sofre com danos à reputação, suspensão de alimentos, perdas financeiras e mortes por falta de segurança alimentar, mostram que 420.000 pessoas morrem a cada ano por comer alimentos contaminados com vírus, produtos químicos e bactérias .

Precisa de mais motivos para discutir a importância do rigor no processo de limpeza neste tipo de indústria? 

Acreditamos que o reforço das principais medidas de limpeza na indústria alimentar nunca pode ser excessivo. Veja:

Ao atender normas internacionais como a FSSC 2000 e a BRC, a indústria cumpre requisitos importantes para que os alimentos cheguem às pessoas em condições adequadas de consumo. Se destacam nesse processo:

  • Redução dos riscos de segurança alimentar;
  • Proteção da marca da empresa;
  • Rotulagem adequada de alergênicos.
  • Uso de EPIs de proteção como botas de borracha, luvas, toucas e outros itens que evitam o contato do funcionário com o produto são essenciais;
  • Boas práticas de higiene pessoal como lavagem de mãos, cabelos presos, unhas limpas e curtas, entre outras ações devem ser reforçadas nesses ambientes;
  • A limpeza e desinfecção de superfícies deve ser feita com frequência, preferencialmente com detergentes alcalinos fortes, detergentes neutros e outros sanitizantes.

Fonte: Anvisa

Indústria Farmacêutica

A produção farmacêutica requer grande atenção dos laboratórios e da indústria farmacêutica.

Além de procedimentos de limpeza rígidos, esses ambientes também devem ter condições específicas de controle de temperatura, umidade e segurança.

Portanto, o processo de limpeza na indústria farmacêutica inclui as seguintes operações:

  • Análise de risco do ambiente: com equipamentos de tecnologia avançada, os profissionais conseguem identificar a exposição do ambiente aos riscos de contaminação e assim, elaborar um processo de limpeza eficaz;
  • Limpeza rigorosa de equipamentos e superfícies;
  • Monitoramento das ações de limpeza;
  • Validação do processo de limpeza: nesta etapa, os profissionais simulam um ambiente que precisa ser limpo, definem indicações e métodos de limpeza, bem como escolhem produtos químicos e analisam (via testes microbiológicos)  a eficácia do processo.

Em resumo: o processo de limpeza em uma indústria farmacêutica é fundamental. 

Afinal, a contaminação de medicamentos pode trazer danos à saúde e alterar drasticamente a composição dos remédios, gerando efeitos não previstos já que neste caso, os microrganismos interagem com as substâncias de fabricação dos remédios

Como funciona a higiene e limpeza industrial na prática?

Depois de compreender a relevância do serviço e a imagem da organização, vejamos como implementar a higiene e limpeza industrial na empresa.

Análise de demanda: Antes de saber quais equipamentos, produtos e quantos especialistas em limpeza você precisa, você precisa entender todos os requisitos da empresa em relação à higiene e limpeza.

Portanto, é possível definir projetos anteriores, selecionar os tipos de serviços que devem ser implementados e como se adequar às regulamentações.

Algumas das operações mais comuns são higiene e limpeza:

  • Coletores de poeira;
  • Tanques e silos;
  • Tetos, paredes, pisos, janelas e balcões;
  • Salas de escritório e reunião;
  • Banheiros;
  • Dutos, sistemas de ventilação, torres de resfriamentos e unidades de tratamento de ar;
  • Equipamentos e utensílios de produção, entre outros.

Use os produtos certos: os gerentes podem comprar os produtos certos para o processo de limpeza e higienização de acordo com suas necessidades.

Afinal, toda superfície e máquina precisa de um produto específico para remover a sujeira e eliminar os microorganismos por meio de desinfetantes e produtos químicos devidamente preparados.

Vale lembrar que se você não completou o mapeamento anterior, corre o risco de comprar um produto que não poderá resolver o problema.

Elaborar um cronograma de atividades: Ao definir os serviços necessários, você também pode desenvolver um plano de atividades diárias ou semanais, os profissionais são responsáveis, é uma área-chave que exige mais atenção.

Equipamentos de proteção individual: No serviço, também é importante que os profissionais utilizem os equipamentos de proteção individual necessários, como óculos, luvas, botas e demais equipamentos adequados para cada atividade.

Principais técnicas usadas nos processos de higiene e limpeza

Aqui vai outro ponto importante que os gestores da indústria precisam conhecer na hora de decidir qual o tipo de serviço adequado às suas necessidades. Por isso, listamos algumas técnicas utilizadas:

Hidrojateamento

Este processo usa água de baixa pressão, média pressão e alta pressão para remover a sujeira comum e, eventualmente, incrustações, óleo, líquido ou resíduos de pasta em um ambiente industrial.

Por exemplo, pode ser usado para limpar pisos, paredes externas, tanques de água, caixas de gordura e limpar canos.

O líquido residual produzido é removido por um aspirador de alta potência. Portanto, é necessário o descarte adequado desses resíduos.

Espaços confinados e altura

Os serviços de saneamento e limpeza neste setor incluem locais de difícil acesso, como fachadas, telhados, reservatórios, tanques de armazenamento subterrâneo, etc.

Para esses processos, equipamentos de segurança adequados, como cordas, ganchos, cintos e capacetes, devem ser equipados para operações em alta altitude.

Tratamento e impermeabilização de pisos

Essa prática ajuda a evitar que resíduos e substâncias (como óleo, graxa, tinta, solventes, etc.) entrem no piso.

Por esse motivo, geralmente são usados ​​selantes e materiais à prova d’água. Com isso, é possível aumentar a vida útil do piso e reduzir o custo de manutenção desse tipo de superfície.

Como melhorar a higiene e limpeza industrial em tempos de pandemia

É importante notar também que todos esses processos e práticas precisam ser adaptados à atual pandemia de coronavírus.

Isso requer maior tempo de reutilização no serviço e requer o uso de produtos que realmente eliminem os poluentes.

É preciso até prestar atenção. A Anvisa cancelou 77 produtos de limpeza neste ano, sob a alegação de que eles alegam ter efeito desinfetante, mas não têm registro obrigatório para esse fim.

Portanto, a fim de minimizar o risco de contaminação por vírus e propagação da Covid-19, equipamentos e máquinas, pisos, superfícies e estações de trabalho devem ser cuidadosa e efetivamente limpos para garantir a segurança dos funcionários.

Principalmente porque o coronavírus pode sobreviver na superfície de diferentes materiais (como plástico, metal, vidro e tecido) por vários dias.

Portanto, a equipe de limpeza deve ter EPIs e procedimentos suficientes para promover a desinfecção completa, o que é fundamental.

Para garantir esses resultados, as empresas profissionais podem ser a escolha ideal para o controle de higiene e limpeza da indústria.

De acordo com a Associação Brasileira de Mercados Profissionais de Limpeza (Abralimp), com a pandemia, há uma grande demanda por serviços especializados.

Através de um corpo técnico especializado, o Grupo Delta Facilities realiza o diagnóstico das necessidades de cada um de nossos clientes e, conjuntamente, definimos os procedimentos ideais a serem executados.

Além disto, a equipe do Grupo Delta Facilities, especialista em terceirização de serviços, está sempre atenta à legislação geral relacionada a este assunto, somada aos procedimentos de segurança específicos de cada empresa.

Conte com a nossa empresa para realizar sua manutenção e limpeza industrial:

Entre em contato com o Grupo Delta Facilities:

Rua São Paulo, 1665 – Sala 601, Lourdes, BH/MG
(31) 2535-444
contato@deltafacilities.com.br

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Conversa
Precisa de ajuda?